Quem são os FARISEUS de hoje em dia ?


Ainda existem fariseus? Sim. Mas os fariseus de hoje não são os pertencentes à seita que existia nos dias em que o Senhor Jesus andou na terra. Os fariseus da atualidade são os que propalam o falacioso evangelho (falsas boas novas) farisaico, verdadeiramente legalista, o qual prioriza questiúnculas, em detrimento das questões relevantes.

Quem são os fariseus do século XXI?

Os fariseus do século XXI costumam ser como os que viveram no tempo em que Jesus andou na terra: donos da razão e inflexíveis (Mt 23.32-39). Paulo, que foi um fariseu (At 23.6; Fp 3.5), deu ouvidos à voz de Jesus e humilhou-se diante dEle: ‘Senhor, que queres que faça?’ (At 9.6). Ele disse isso depois de ouvir a repreensão do Senhor, a caminho de Damasco (vv. 1-5).

Até ouvir a voz de Jesus, Paulo, também chamado Saulo (At 13.9), era truculento, inflexível e pensava que estava fazendo a vontade de Deus! Se você tem seguido ao evangelho farisaico, faça como o imitador de Cristo: ouça a voz do Mestre, o qual, aliás, dirigiu uma mensagem a todos os fariseus, em Mateus 23. Neste capítulo, o Senhor enumera as características do farisaísmo de ontem e de hoje:

Os fariseus dizem uma coisa e praticam outra (v. 3)

É como se afirmassem: ‘Façam o que eu mando, mas não façam o que eu faço’. Aprendamos com Jesus, que fazia e ensinava (At 1.1). E, por isso, pôde dizer: ‘Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também’ (Jo 13.15). Leia Romanos 2.21-23.

Os fariseus põem fardos pesados sobre as pessoas (v. 4)

Eles mesmos, como disse Jesus, ‘nem com o dedo’ movem tais fardos, mas vivem exigindo que o povo siga ordenanças originadas em suas cabeças.

Os fariseus são vaidosos, soberbos (vv. 5-12)

Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens; amam os lugares de destaque e os títulos. Quantos hoje não agem assim? Fazem questão de exibir os seus nomes com siglas após a vírgula: ‘Fulano de Tal, PhD, DD, ThD’. Tais ‘doutores’ se esquecem de que o mais importante é ser um servo do Senhor Jesus Cristo! Uma sigla que eu gostaria de usar depois da vírgula é ShD — Servo humilde de Deus! [Mas isso também seria vaidade, pois quem é humilde não precisa dizer que é.]

Os fariseus contribuem para a perdição de muitos (vv. 13-15)

A Palavra de Deus diz que devemos salvar a nós e aos que nos ouvem, tendo cuidado de nós mesmos e da doutrina (1 Tm 4.16). Mas os fariseus, além de não entrarem no Reino de Deus, impedem que os seus seguidores entrem, torcendo o verdadeiro evangelho de Cristo. Tornam os seus prosélitos ‘filhos do inferno duas vezes’. Daí Jesus ter afirmado: ‘… ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova’ (Mt 15.14).

 
Os fariseus são condutores cegos, insensatos e hipócritas (vv. 16-22)

Eles inventam ordenanças, exigindo dos fiéis uma santidade exagerada, extrabíblica, extremada, excêntrica, excessiva, ex… Que Deus tenha misericórdia deles e de seus seguidores; que a graça os alcance em tempo oportuno!

‘Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas’ (Ap 3.6). E quem tem olhos leia o que Jesus disse em Mateus 23!

Para saber mais sobre os fariseus do século XXI e seu evangelho farisaico, leia o livro Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria (CPAD), que apresenta outros sete evangelhos (ou falsas boas novas) que Paulo jamais pregaria: empirista, antropocêntrico, da prosperidade, ecumênico, teologicocêntrico (e não biblicocêntrico), filosófico e do entretenimento.

Ciro Sanches Zibordi

Publicado por aldoadv

• Advogado • Empreendedor • Patriota | Conservador • Armamentista • Casado • Cristão

12 opiniões sobre “Quem são os FARISEUS de hoje em dia ?

  1. Hoje os fariseus modernos são alguns pastores que enganam o povo com suas heresias distorcendo a palavra de Deus

  2. eu acho que dizimo nao tem nada aver com farizeu farizeu e pessoas que quer se mostrar melho do que os outro

  3. IRMAOS , MUITOS QUE BUSCA A DEUS POR SUA IGREJA , NAO SERVE DE VERDADE O SENHOR JESUS ,POIS DAR OUVIDO AO SEU LIDER QUE SE DIZ PASTOR , E NEGANDO O VERDADEIRO PASTOR QUE E O SENHOR.. CRISTO JESUS. MUITAS IGREJAS , COBRA DIZIMO , OS LIDERES GOSTA DE AGIR COMO OS FARISEUS , ORAM EM PE NAS SINAGOGAS , RECEBEM SALARIOS , TUDO DE ORIGINAL FARISEU DE HOJE.. HEBREUS , 7 ATE , 18 ,2 CORINTO , 11.. LER.

  4. Olá a todos, concordo com o texto, a única coisa que faltou, foi dizer que o Messias não tinha uma religião e que isso era coisa de fariseu e saduceu que aliás nunca se deram (como os católicos e os protestantes), mas se uniram para comprar o Messias de Judas por 30 moedas e depois matá-lo com a mão dos romanos, o governador Poncio Pilatos disse: “não vejo condenação neste justo”, mas os religiosos da época viram muitos problemas e ainda veem hoje em dia, pois qualquer um que diga que religião é criação de homem é tido como herege. Quanto aos fardos pesados incluam os dízimos e ofertas pois o Criador e o seu Filho não precisam de dinheiro e isso também é coisa de fariseu.

    Um abraço a todos.

  5. os nossos governantes não falam em DEUS e até ouve quem mandasse tirar os crucífixos das escolas, pouca vergonha DEUS é o nosso PAIem nome de seu filhu JESUS adóro-vos profundamente e quero viver para vós sómente, quero ser como São Paulo não sou eu que vivo é JESUS que vive em mim.

  6. temos que começarmos a mudar por nossas vidas..ha muitos fariseus talvez somos um e não sabemos por isso temos que orar e pedirmos a Deus humildade para falarmos de seu amor pra pessoas

  7. li amei gostei demais….quero dizer que todos nos se nao vigiarmos temos dentro de nos um fariseu que nos decepciona…..se o Senhor nao nos quebrantar …crio nisso ….

  8. bom dia. no mundo de hoje, estamos cercados por fariseus, que pregam uma coisa e praticam coisas totalmentes diferentes das teorias pregadas.diga com quem andas, que direis quem es. devemos ficar atentos o tempo todo,pois, o diabo so espera uma brecha para penetrar na sua alma, e mina-la para sempre. sejamos fortes todos os dias, pois eles so esta esperando uma ratiada sua para te dominar. fe em Deus pai todo poderoso. amem. aleluia. jomar campanaro. porto alegre rs

  9. Eu adorei este blog. Ele transmite uma mensagem de aprendizado e que certamente todos nós precisamos ouvir. Foi bom saber quem são os fariseus de hj e isso serve para que tenhamos cuidado de permanecer firmes no evangelho e não sermos guiados pela lábia destes. Concerteza, podemos reconhecer muitas pessoas a nossa volta com tais atitudes, mas concordo com vc Camila, definitivamente todos nós já tivemos momentos como fariseu e cabe a nós como seguidores de cristo saber pedir perdão e tomar como bussula a biblia.

  10. Todos, quando lemos essa matéria, estamos prontos para apontar, pelo menos uns quatro ou cinco fariseus à nossa volta, mas será que somos capazes de lembrar quatro ou cinco vezes em que fomos – e, com certeza, já fomos – fariseus???
    A questão não é quem são e onde estão esses fariseus, mas em que situações NÓS temos sido exemplos de fariseus. “Aquele que pensa estar em pé, vigie para que não caia”.
    Devemos vigiar e orar, pedindo que Deus nos ajude a nos libertar de todo legalismo e dogmatismo e a sermos como Jesus em TODAS as situações

  11. gostaria de saber mais sobre essa raça de viboras , que só pregam a lei e mandamento do sabado e esquece que JESUS veio para tirar essa lei , que nós estamos pela a graça que é o filho do DEUS ALTISSIMO , e eles esquecem que a letra mata e precisam ser liberto em nome de JESUS , e conhecer a verdadeira palavra que é a de DEUS O PAI , JESUS O FILHO E O ESPIRITO SANTO , que nos reveste de graça e sabedoria .

Deixe um comentário