A Igreja Católica é a mais antiga ?


Vaticano

 

A história mostra que a Igreja Católica nasceu somente em 325 c. C. com o Concílio de Nicéia, promovido por Constantino.

 

Ela recebeu este nome somente em 381 com o imperador Teodósio.

 

Portanto, ela não é a mais antiga.

 

A Bíblia nos ensina que o início da IGREJA CRISTÃ deu-se 300 anos  antes em Jerusalém, e não em Roma.

 

1 Coríntios. 16. 19:

 

“As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Aqüila e Prisca, com a igreja que está em sua casa”.

 

Atos dos Apóstolos. 2. 37-47:

 

37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos ? 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. 40 E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa. 41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; 42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.

Anúncios

23 thoughts on “A Igreja Católica é a mais antiga ?

  1. A Biblia afirma que por falta de conhecimento o meu povo esta sendo destruido. Dou graças a Deus pq Ele tem levantado hj homens como vcs com coragem e ousadia pra refutar estas heresias. Continuem assim que o Espirito de Deus vos inspire a proclame a verdade. Deus vos abençoe.

  2. Interessante o comentário do Pr. Henrique, onde aborda a sede de provar por A + B quem é mais antiga. Vejam meus amados, a questão que deve ser abordada não quem é mais antiga, mas quem é guarda a sã doutrina dos apóstolos, digo da da doutrina bíblica. A igreja católica romana pode ter sido a mais antiga INSTITUIÇÃO cristão, porém isso não prova sua pureza doutrinaria. Quando houve a fusão da Igreja com o Imperio Romano, na pessoa do Imperador constantino, que passou a ditar as regras, houve uma apostasia; uma paganização no seio do cristianismo. A Igreja Católica como a vemos ainda hoje (com sua pompa e imperio) é herança da apostasia.

  3. Lendo esses comentários vi que a importância dada aqui é quem é mais velha que a outra?
    Vendo a luz da Palavra o proposito de Jesus não foi dar um nome a uma instituição e sim fazer com que os homens seguissem a “SUA DOUTRINA” e não criassem uma nova doutrina, se a igreja Católica (universal) conseguiria manter ou não é outra história…
    Eu acho incrível que nos dias de hoje ainda exista pessoas que ignorem a escolha de Maria pelo próprio Deus para “gerar” seu filho.
    Queria eu, que os que se dizem cristãos (aí envolvo protestantes ou católicos) fossem servos com ela foi. Seria bem melhor, não acham? Maria não tinha vícios, não adora a outros “deuses”, não se considerava SENHORA e sim serva – “João 2:5 – Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.”, e lembrando apenas Cristo nasceu concebido pelo sobrenatural (virginal) – ou seja, nossa irmã Maria teve outros seis filhos (aproximadamente) – “Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs (plural, minimo de duas)?

    Em meus sermões costumo usar Maria como exemplo de serva.

    Se entrarmos na história veremos que muita coisa errada é passada para o povo, como quem é certo ou errado e o povo perecendo (morrendo), Se não considerarmos que a Bíblia é Deus falando ficaremos eternamente discutindo que igreja é certa ou mais antiga… o próprio Pedro diz que “Chegai-vos a ele, a pedra viva…(2Pe 1:4) então: o que está escrito em Isaias 28:16 – “Certamente assim diz o Senhor Iahweh: Eis que porei em Sião uma pedra, uma pedra de granito, pedra angular e preciosa, uma pedra de alicerce bem firmada: aquele que nela puser a sua confiança não será abalado.” esta pedra seria Pedro???? e o próprio Pedro diz que a pedra é Jesus. (2Pe 1:5-7) baseando em (Mateus 16:13-18) (Biblia de Jerusalém)

    Então resumindo o MEU ponto de vista, se católico ou protestante – PREGUE O EVANGELHO não a placa ou denominação da sua igreja, porque a de Cristo nasceu para Salvar vidas…
    Se pregarmos o que de fato diz a Santa Palavra de Deus toda confusão será esclarecida e os povos serão alcançados.

    Pr. Henrique.

  4. O apóstolo São João consagrou bispo São Policarpo que consagrou bispo Santo Inácio de Antioquia e este no século II quando queria se referir a Igreja inteira, não particular (local) já a denominava de Católica., A Igreja nasceu em Jerusalém e por questões histórico e política já nasceu romana, pois a Palestina na era apostólica estava incorporada ao Império Romano como uma província sua

    . Foi por isso que Jesus mandou dar a César o que era de César e o governador Pôncio Pilatos era representante de Roma na Palestina e lhe tinha o governo. Fato.

    Ademais se não existia a Igreja em Roma a qual igreja São Paulo escreveu a Epístola aos Romanos? Seria uma profecia de uma igreja que se realizaria com Constantino? Fala sério!

    Protestantes, amados sejam mais honestos no vosso proselitismo, Aceitem que Jesus instituiu sobre São Pedro a Igreja cujas portas do inferno nunca prevaleceria contra ela! E quanto á promessa de Cristo que estaria conosco até os fins dos tempos, até que voltasse? Teria Cristo esperado 15 séculos após a sua vinda à terra para fundar a sua Igreja? Porque a 1a denominação protestante veio 15 séculos depois da fundação da Igreja apostólica! Não somos idiotas! Pax et bonum (et veritas)!

  5. Queridos: Não discutamos a idade de nenhuma instituição religiosa, o que devemos pontuar aqui é quando esta estrutura religiosa deixou de ser espiritual e passou a objetivar o controle físico-político-psicológico-cultural-financeiro de todo o mundo conhecido de sua época. E isto remonta a épocas antigas, e por conta disto os objetivos de constantino foram obscuramente estabelecidos na história, esta institucionalização da igreja fez um mal tremendo aqueles que queriam viver em Cristo, pois deixaram de viver por fé e passaram a viver sua religião por medo da opressão dos lideres da época. Por outro lado a verdadeira igreja não se sujeitou a estas mazelas da ICAR, passando a servir a Deus nas cavernas e cultuando nas noites escuras a fim de não serem pegos pelos “generais da igreja”, estes perseguidos sim, são remanescentes da verdade dos apóstolos, e até hoje esta igreja verdadeira corre por fora, longe dos holofotes e os que a ela pertencem não frizam em qual denominação estão, pois levam a bandeira do nome de Jesus, e aprenderam que seus maiores perseguidores são aqueles que se dizem detentores da verdade e dos oráculos ou até mesmo a legitimidade do nome Igreja. Podem ter certeza que uma menor parte, que viviam verdadeiramente em Cristo não se sujeitou a institucionalização da Igreja e por isso foram perseguidos e até morreram. E não se esqueçam, a minha igreja não me salva, e nunca salvou ninguém, eu só sou igreja por que sou de Cristo. A ELE MINHA VIDA.

  6. Ora, Santo Inácio de Antioquia no Século I, muito antes de Constantino sonhar em nascer, chama a Igreja de Cristo de ”Igreja Católica”

    Esse site diz varias abóbrinhas sem nenhum documento histórico provando nada, e nunca vão provar, porque não existem provas para uma mentira.

  7. Não tenho conhecimentos teológicos, mas tenho experimentado, tocado diariamente no próprio Cristo, por sua palavra, cuidados e amor singular que eu conheço e testemunho, mas sabe o que é incrível? É que vocês loucamente querem evangelizar, impor um leitura da Bíblia e infelizmente parecem que não oram com a palavra, levam tudo muito ao pé da letra, esquecem da misericórdia de Deus, dos dons do Espírito, que falaram mais acima, porque, quem realmente utiliza desses DONS abre seus olhos e começa a ver as entrelinhas da Bíblia, Nela fala que os sábios ficarão confusos, pois uma leitura totalmente racional da Bíblia não nos permite compreender realmente o que está escrito lá. Irmãos clamem, implorem e esperem, pois o Santo Espirito de Deus esclarecerá todas as vossas confusões. Com relação a Nossa Senhora ela realmente é a Mãe de Deus, Ele a escolheu e a preparou, nas veias de nosso Senhor corre o sangue da mulher que é tão difamada por vocês, Jesus provou tudo de nossa humanidade, com exceção do pecado, Maria não foi somente uma mãe de aluguel sem importância, ela concebeu Jesus primeiramente na Fé, Dom do Espírito, pois era preciso que ela acreditasse para a mais perfeita obra de Deus acontecer, o FIAT(faça-se) foi cheio de fé, depois o Espírito veio sobre ela e por último o corpo dela nutriu O nosso Cristo, não duvidem, não há como carregar A Palavra de Deus dentro de si sem vivê-la, e ela A tocou e viveu, literalmente de dentro para fora, não como os fariseus, mas repito de dentro para fora. Irmãos sua vida toda foi para louvor Dele, no silêncio e humildade, é impossível ter a experiência única que ela teve e não ser chamada de santa, não falo que ela é deusa, mais santa, pois foi para a santidade que todos nós fomos criados e ela sem duvida alguma, não por esforços, mas pela Graça de Deus alcançou a santidade! SHALOM do Pai!

  8. Ao caro Ariston todo ser humano tem Pai e Mãe e é Justamente nisso que concordamos que Deus não tem Mãe pois Ele e Eterno e nos passamos a existir a parti que nascemos assim como Maria, Logo se seu Deus tem uma Mãe Ele não pode ser O Deus Eterno pois isso o tono uma criatura Criada e Deus não e Criado.

  9. A igreja católica nem sempre existiu como católica e certo que bastante antiga porem quero apenas acrescentar algo sobre o assunto. João Apostolo de Jesus ficou muito surpreso quando teve a visão daquela que era e agora ja não era Mais e incontestável que um dia essa igreja esteve alicessada na palavra porem e a também incontestável que se corrompeu. E não venham dizer que e a unica igreja antiga pois existe outra que e também antiga e não e protestante mas e evangélica e que tem a bíblia como regra de fé e pratica e nunca teve seus lideres assalariados pelo o estado, querem saber estudem a historia da igreja

  10. Pingback: APOLOGÉTICA: Catolicismo x Bíblia Sagrada « Assembléia de Deus – Bezerros (PE)

  11. Creio que toda essa argumentação é porque faltou explicar uma pequena coisa:
    1- A igreja antiga era conhecida como igreja católica sim
    2- A igreja catolica apostólica romana veio bem depois.
    3-A igreja catolica antiga realmente surgiu em Jerusalém
    4-Os dgomas não estão na biblia
    5- Entre a igreja e a Biblia eu fico com a Bíblia

  12. Rapaz, que argumentos convincentes os seus hein!!! Acho que vou deixar a Igreja Católica, pois agora você me fez perceber que Constantino deve ter matado todos os verdadeiros cristãos (ou então congelou pra eles poderem reinventar o cristianismo uns 12 séculos depois), pegou um punhado de homens sem ter o que fazer, inventou a mentira de que eles eram bispos cristãos e fez com que eles dessem aval às suas ideias de “religião imperial”. Foi isso mesmo, cara… ou pior!!! A Igreja Católica surgiu quando foi chamada pela primeira vez (oficialmente) de católica. É como eu e você: antes de ter nome, a gente não existia! Como eu não tinha pensado nisso cara! Obrigado por me tirar das trevas da ignorância!

    Paz e bem!

  13. Aqueles que vem SEGUINDO A HOMENS, não vão entender NUNCA.
    Neles se cumpre o que JESUS FALOU: “ouvem somente com seus ouvidos” a palavra não entra no coração. Bastaria somente ler a Bíblia para entender que JESUS NÃO É RELIGIÃO, QUE DEUS esta longe destes DOGMAS FALSOS.
    A PRIMEIRA IGREJA – Para quem quer saber NÃO TINHA NOME ALGUM. Tinha o nome do LUGAR. Vejam as cartas de Paulo e Apocalipse.

    IGREJA DE DEUS, IGREJA DE JESUS, IGREJA CRISTÃ, IGREJA DOS SANTOS DE CRISTO, ETC. Não interessa. A IGREJA PRIMITIVA NÃO TINHA NOME.
    IGREJA é o nome que se dá aos que congregam numa mesma fé.
    TEMPLO é o lugar onde a igreja concrega.

    O NOME DO TEMPLO “CATÓLICO ROMANO” foi realmente criado pelo IMPERADOR CONSTANTINO, por vários motivos políticos e alguns religiosos.

    NEGAR ISSO É NEGAR A HISTÓRIA – ASSIM COMO, AQUI NO BRASIL, Católicos NEGARAM QUE A SANTA INQUISIÇÃO TENHA ACONTECIDO, e ficaram perguntando o motivo do papa (significa papai), PEDIU PERDÃO AO MUNDO pelos acontecimentos da tal SATÁNICA SANTA INQUISIÇÃO, onde OS CATÓLICOS MATARAM milhares e milhares de pessoas, tomando os seus bens. No Rio, uma família judia foi queimada no fogo. O interesse era nos navios que a família tinha.

    OS FUROS CATÓLICOS SÃO MUITOS: Maria subiu aos céus (absurdo), PAPA no lugar de Deus (no lugar do Espírito Santo – que Também faz parte da trindade, logo é Deus) e muitas outras ATROCIDADES vem colocando os católicos em uma péssima cituação diante do mundo. NEGAR OS FATOS É CONFESSAR, NÃO UMA FÉ EM DEUS E NO CRISTO, MAS CONFESSAR UM FANATISMO RELIGIOSO PERIGOSO.

    A PERGUNTA É: QUEREM FICAR BRINCANDO DE RELIGIÃO ou QUEREM REALMENTE SABER A VERDADE E SERVIR A DEUS, SEM TORCIDA ORGANIZADA, SEM GOZAÇÃO, SEM TRADICIONALISMO, SEM FANATISMO E COM HONESTIDADE E REALISMO.

  14. kkkkkkkk duvido que meus irmãos evagelicos ao menos saibam quem fundou a sua igreja. eu tenho certeza de quem fundou a minha c vcs não sabem, por que ficar criticando, não são dignos de criticar nossa doutrina.
    e eu não vou defeder a igreja catolica pois sabemos que ela é santa mas tambem é pecadora, apenas os comvido a uma união que fique alem de doutrinas de brigas futeis de piadas indevidas etc. e é por isso que os evangelicos não vão pra frente por que so pensam no declinio da igreja catolica, e mais nada e não percebem que essa igreja tem suas bases fortes, desde de os anos 300-325 nos estamos passando por perseguissões, criticas, brigas, mas estamos fortes, firmes sabe como isso se chama:
    FÉ EM JESUS CRISTO.

  15. Irmão de forma bem suscita e resumida vou responder algumas de sua colocação, peço desculpa de alguma colocação ou palavra que possa parecer ofensiva.

    Começando com “1. A Igreja Católica ser a igreja mais antigo”.
    Você disse, “A história mostra que a Igreja Católica nasceu somente em 325 c. C. com o Concílio de Nicéia, promovido por Constantino”.

    Irmão sua afirmação merece uma pergunta!

    Se a Igreja Católica não é a mais antiga, então qual é a mais antiga?

    Não conheço seu conhecimento, mas sua resposta pode ser…

    Não ter essa resposta, ou mesmo dizer que seja a Ortodoxa.
    Evidente que entre o ano 30 e 325 existiu a igreja, então não pode ser dito que não existia igreja (obvio).

    Aqui cabem outras perguntas, se a Igreja Católica nasce em 325…

    De que igreja eram os bispos reunidos em Nicéia?

    As atas do concilio registram a presidência de um bispo representante do papa, o diríamos hoje como espanhol pois veio dessa região. Os documentos são todos assinados por ele.

    Lembrando que vieram bispos de toda parte, do oriente e ocidente.
    Irmão com todo o amor, vou agora afirmar; não se criou uma igreja nova em 325, ouve foi uma reunião de bispos da igreja. Lembrando que só existia uma igreja e não varias como alguns levantam para desacreditar a titularidade da fundação em pentecostes da igreja católica.

    Obs: sobre existir outras igrejas ou varias já é outra coisa, que não vou abordar aqui agora e 30 e não 33, pois a um erro no calendário gregoriano de 3 a 6 anos.
    E mesmo que você questiona-se sobre a igreja ortodoxa, como sendo a mais antiga, lembro que a igreja nasce em Jerusalém, mas é a mesma igreja que teve seu patriarcado em Antioquia, Alexandria, Constantinopla, Roma, e claro Jerusalém, mas nem por isso eram varias igrejas.

    E mesmo que você diga que é a igreja ortodoxa a mais antiga, lembro a você que a mesma tem todas as principais características que os protestantes levantam contra a Igreja Católica.

    Ou seja, você estará negando a titularidade de Roma, mas estará confirmando a Apostolicidade da igreja com todos os seus dogmas e ritos, etc.
    Irmão vi que citou Tomas à Kempis, da Ordem de Santo Agostinho, então vocês deve conhecer patrística e todos os ramos da teologia, diante disso coloco mais uma coisa para você pensar.

    Quando vamos à teologia e conhecemos a patrística vemos que ela se adéqua a Igreja Católica, e lembrando-se de uma corriqueira fala de que quer negar a fundação da Igreja Católica pelo próprio Cristo Jesus, onde dizem que o nome da Igreja Católica não esta na bíblia e por isso é prova cabal, como a bíblia tivesse a palavra Trindade, e isso servisse como forma de negar a trindade, vou citar uma fala de um bispo católico que nasceu no século I, no século do inicio da Igreja Católica.

    Há provas arqueológicas e escritas que provam o nome, se é esse o caso, como esse escrito patrístico:

    1 – O SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS – É o “Credo”, composto pelos apóstolos, recitado pelos católicos em diversas circunstâncias. Dele temos vários e antigos registros, inclusive, encontramo-lo escrito no original de uma carta (c. 225) do bispo Marcelo de Ancyra , e figura também nos escritos de Justino, o mártir (150 d.C): Nele dizemos textualmente:

    “Cremos na SANTA IGREJA CATÓLICA… na vida eterna. Amém”

    2 – CARTA DE INÁCIO DE ANTIOQUIA – Aqui, Inácio de Antioquia, bispo e mártir, em sua epístola à Igreja de Smirna ele se refere à Igreja de Cristo chamando-a de IGREJA CATÓLICA:

    “Considerai legítima a EUCARISTIA [missa] realizada pelo bispo ou por alguém que foi encarregado por ele. Onde aparece o bispo, aí esteja à multidão, do mesmo modo que onde está Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA” (Inácio de Antioquia, bispo cristão martirizado por volta de 107 d.C. por sua fidelidade a Cristo – Carta aos Esmirniotas cap. 8).

    Importante, nascido no primeiro século.

    3 – CÂNON DE MORATORI – Escrito por volta de 150 d.C. este documento se refere à igreja primitiva com o nome de IGREJA CATÓLICA:

    “Deve-se, entretanto, reconhecer uma só Igreja, disseminada por toda a terra. João também, no Apocalipse, embora escreva só para as sete Igrejas, fala para todas. As cartas a Filemon, Tito e as duas a Timóteo, se bem que tenham sido redigidas por amor (a essas pessoas), não o foram menos para a honra da IGREJA CATÓLICA e para organização da disciplina eclesiástica. Há em circulação também uma epístola aos Laodicenses e uma aos Alexandrinos, escritas sob o nome de Paulo em favor da heresia de Marcião, e certo número de outras, que não podem ser aceitas na IGREJA CATÓLICA, porque não convém misturar o fel e o mel”. (Cânon de Muratori escrito por volta de 150 dC).

    Caro irmão fazendo um apanhado do que foi dito:

    Se a Igreja Católica não for à primeira igreja fundada por Cristo Jesus, então está nula a palavra da bíblia:

    “as portas do inferno NÃO PREVALECERAM contra a Igreja (São Mateus 16,18)”.

    E veio uma igreja falsa e acabou com igreja de Cristo, que durou entre o ano 325 a 1547, e que só retornou a igreja verdadeira com o protestantismo, falo isso, pois é isso que ouço irmão.

    Irmão, se negar a fundação da Igreja Católica, como sendo a mesma apostólica, única desde seu inicio até os dias atuais, provoca muitos questionamentos, a exemplo bem simples, do que foi dito em 381 no concilio de Constantinopla “devemos acreditar em conformidade com o ensinamento apostólico e do Evangelho na unidade da natureza divina do Pai, Filho e Espírito Santo, que são iguais na majestade e na Trindade Santa”.

    Pergunto irmão se isso foi formulado como dogma na Igreja Católica, única a existir em 381, isso é FALSO?

    Sem mais.

    Vou te indicar um blog.
    http://patristicabrasil.blogspot.com/, documentos patrístico do I ao VIII em português.

  16. Paz Robério !

    Se eles não estão NEM AÍ para o que se escreve neste site ???

    DEVERIAM ESTAR, pois este blog é uma grande bênção dos céus para EXORTAR, EDIFICAR, ENGRANDECER O NOEM DO SENHOR, etc., etc., etc.

    Deus atraiu você até este blog por uma razão – PENSE NISSO !!!

    Aqui NÃO SE BRIGA – SE EXORTA, que é um dos dons do Espírito Santo de Deus nos dado para ser usado (E EU USO MESMO e por amor a todos vocês) para EDIFICAÇÃO do Corpo do Cordeiro.

    Entendeu o motivo ?

    Que Deus seja sempre louvado !!

    Amém !

  17. Por que brigar sobre religião se os lideres , nem da igreja catolicas e nem da evangelica não estão nem ai pra vc??? ninguem deve seguir a ninguem , mas somente ao Senhor Jesus Cristo , pois nELE não encontramos pecados e nem erros algum.
    Graça e Paz para todos.

  18. A paz de Jesus meus irmãos!
    Jesus ensinou amar! a ira não provêm de Deus!
    Temos que nos AMAR!!! E ADORAR apenas a Deus!
    Irmãos, será que Deus está feliz vendo essa separação de filhos? Temos que nos unir, juntos seremos mais fortes contra o mal! Importante não é questionar a crença, sim AMAR!
    O amor de Deus é muito maior que tudo, ele não está preocupado em apontar nossos defeitos nem questionar nossos erros, o pai perdoa, basta querer segui-lo!
    Fiquem em PAZ!

  19. Deus NUNCA teve mãe porque Ele é o Princípio !

    Maria foi uma serva do Senhor que foi obediente e aceitou sua missão, assim como nós devemos fazer, ACEITAR A NOSSA TAMBÉM (Qual: EVANGELIZAR a Palavra do Senhor sem ALTERÁ-LA, assim como faz a Igreja Católica, etc.).

    Realmente, sei que nada sei, mas, PELO MENOS, buscamos ESTUDAR A BÍBLIA. Mas vejo que você ainda nem começou a ler a Palavra de Deus, pois, caso contrário, começaria a se libertar das HERESIAS CATÓLICAS DE IDOLATRIA, etc.

    A VERDADE VOS LIBERTARÁ !!!

    Leia a Bíblia e descubra, sem que ninguém precise lhe dizer nada !

    Fique na Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo, “único” INTERCESSOR junto ao Pai Todo Glorioso !

  20. Você tem mãe? Então para de falar de minha mãe Maria. Vocês são um bando de hereges. Ignoirantes, e não sabem de nada. Mentirosos!

  21. Ahh tanto faz quem é mais velha ou não.
    O que é certo de se pensar hoj em dia, é q nós deviamos parar de fikar só pensando em nos salvar, conseguir um pedacinho no céu, e olhar aki pro mundo e ver tudo o q tah acontecendo.
    Temas como questão ambiental devem fazer parte de missas, cultos, cxom muito mais frequencia. Pois é uma certa ignorancia vc pensar em se salvar, mas deixar o mundo em q vive no caos, e quem vai sofrer com isso são seus filhos, netos, bisnetos e por ai vai!!!!
    Amar a Deus, servir a Deus, e cuidar do q é de Deus q é este planeta.
    Eu sei q é beeem dificil por causa de centenas de coisas, mas temos q tornar isso uma coisa do dia-a-dia.
    Não sei se vc já fez um tópico assim, mas tomare q um dia vc faça
    =D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s