Covardes e/ou Corajosos – O Perfil do Apóstolo Pedro


 

Como é tremenda a mudança na vida do apostolo Pedro, de falastrão a sábio, do que nega o Mestre ao que ousadamente se torna um grande pregador e expositor dos planos de Deus aos homens.

Pedro é esse que nos dá exemplo de nossa humanidade, de nossas fragilidades e limitações. Sua jornada com o Mestre, fala a respeito de nossa própria jornada.

Quando observamos este discípulo em suas afirmações, questionamentos e ações tempestivas de seu temperamento sanguíneo, vemos que Pedro era este para quem num instante o Mestre dizia, “foi Deus quem te revelou” para logo em seguida ser repreendido por apresentar ideias que vieram do inferno. (Mateus 16:16)

Podemos ver em Pedro o desejo de seguir os passos de Jesus, como ele mesmo dizia: “estou disposto a morrer por ti ou contigo”, no entanto, nos momentos de provas reais, vacilou, acovardou-se e fugiu da luta e exposição pública. (Mateus 26:69)

Era um homem como nós, de duplo ânimo, inconstante, incapaz de levar os seus compromissos até o fim, como vemos em várias passagens de sua caminhada com Jesus.

Mas num determinado momento da vida deste apóstolo, algo ocorreu e Pedro passou a ser o grande líder da igreja naqueles primeiros passos.

Aquele que havia negado o amigo e Mestre diante do confronto foi quem se levantou e fez uma das maiores exposições do plano eterno de Deus. O homem que se acovardara agora está cheio de ousadia, se expõe sem medo e restrições. Naquele primeiro sermão de Pedro mais de 3 mil pessoas se agregaram à Igreja. (Atos:14)

O que ocorreu com o Pedro para que tal mudança acontecesse? Como podemos ver estas mudanças em nossa própria vida no dia-a-dia? Como podemos viver a vida que Deus, o Pai, propõe para nós? Como vencer o medo, a timidez, o pecado que tão de perto nos cerca?

Como ter um vida constante diante dos homens e na presença de Deus?

O segredo está na experiência pessoal com o Espírito Santo de Deus que agora já não é mais um Deus distante e externo, mas a vida de Deus em nós. O Espírito de Deus passa habitar no nosso ser. Se quisermos viver a vida de Deus temos que ter uma experiência com o Espírito Santo e precisamos de ser cheios Dele. (Atos 2:3)

Foi isso que mudou a vida de Pedro, ele foi cheio do Espírito Santo e deixou de ser o que se acovardava para ser o homem cheio de coragem que Deus usa.

E se pedirmos do seu Espírito, o Pai nos dará.

Trocando idéias – Olgálvaro Bastos Jr. – Aug 7, 2009

Publicado por aldoadv

• Advogado • Empreendedor • Patriota | Conservador • Armamentista • Casado • Cristão

One thought on “Covardes e/ou Corajosos – O Perfil do Apóstolo Pedro

  1. Pedro, casado com sogra e tudo é o Cara de Confiança que nunca recomendou a ideolatria, muito pelo contrário escreve em 1ª Pedro 1:18-19 …”fomos resgatados pelo PRECIOSO SANGUE DE JESUS”. Não com prata ou ouro que vossos pais vos legaram pela TRADIÇÃO. Veja lá no livro histórico Baruc 6, até no livro histórico se conta os feitos Babilônicos. Pessoas normais carregando ídolos em procissões e Gregos adorando “Diana” Deusa dos efésios, que Demétrio fabricava, cobrindo-a com prata e ouro, parece a atual imagem coroada dos nossos dias. É afrontante diante do VERDADEIRO DEUS E SENHOR DA CÉU E DA TERRA, examinando o livro de Atos, vemos Paulo sendo preso e apedrejado, porque colocava o fundamento correto contra a idolatria. E, sem falar de Daniel quando o Rei Nabucodonosor ficou completamente desmoralizado pelo SENHOR quando jogou os crentes na fornalha ou fogueira, até parece assunto contemporânea de nossa História média. Daniel 3:28. De fato Pedro é o cara, porque seus escritos são todos gostosos de examinar, com intrepidez esclarece de maneira fiel as instruções do SENHOR. Cornélio o centurião provou a verdade e ficou cheio do Espírito Santo, que bela reunião em sua casa, eu queria participar, que saudade de Pedro, fiel, santo e obediente, que bom! Paulo amigo de Pedro, citado por Êle para esclarecer os ignorantes, que figura abençoada, inteligente e também obediente, Paulo também profeta, o SENHOR falava e ele obedecia, sofria e continuava e sem falar dos demais servos e os mais recentes. Finalizando digo, e me responsabiliso dizendo que Pedro e nenhum dos apóstolos e profetas do Senhor recomendaram a idolatria. ELES PREDICARAM O NOME DE JESUS, gosto de João, o doce João, discípulo do Amor, em sua 1ª carta 5:20-21. “Estamos no verdadeiro Deus…Filhinhos guardai-vos dos ídolos. Um grande abraço, Shalom Adonai. amados e queridos do SENHOR.

Deixe um comentário