Costumes nos Tempos Bíblicos


Conceito – Procedimento particular de uma comunidade, normas a serem praticadas em determinados atos.

Entre os israelitas os costumes adquiridos pelos povos em geral foram substituídos pelos mandamentos impostos por Deus através das suas leis:

“Portanto guardareis o meu mandamento, de modo que não caiais em nenhum desses abomináveis costumes que antes de vós foram seguidos, e para que não vos contamineis com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Levítico 18: 30

“E não andareis nos costumes dos povos que eu expulso de diante de vós; porque eles fizeram todas estas coisas, e eu os abominei.” Levítico 20:23

“…e suportou-lhes os maus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos;” Atos 13: 18

Os cristão foram exortados a cuidar dos costumes bíblicos:

“Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.” 1 Coríntios 15:33

 Tanto os judeus como os cristãos eram avessos a qualquer mudança de seus costumes, isto causou alguns embaraços, que resultaram em controvérsias doutrinarias e até sangrentas perseguições:

“…porque nós o temos ouvido dizer que esse Jesus, o nazareno, há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos transmitiu.” Atos 6:14

“…e têm sido informados a teu respeito que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a se apartarem de Moisés, dizendo que não circuncidem seus filhos, nem andem segundo os costumes da lei.” Atos 21: 21

A noção dos costumes era tão importante que os governantes romanos se inteiravam deles para governar pacificamente:

“…mormente porque és versado em todos os costumes e questões que há entre os judeus; pelo que te rogo que me ouças com paciência.” Atos 26:3

Costumes diferentes das nações gentias causaram dificuldades aos cristãos:

“…e pregam costumes que não nos é lícito receber nem praticar, sendo nós romanos.” Atos 16: 21

Francisco Carlos Desideri

Elizete S. P. Desideri

http://www.portojuridico.com.br

Anúncios

11 thoughts on “Costumes nos Tempos Bíblicos

  1. Tem cada irmã se vestindo sensualmente nas ruas e na igreja, Calças e saias apertadas,roupas marcando todo o corpo deixando visivel todas as curvas e esbanjando sensualidade !
    ( os adolecentes são os que mais sofrem com isso, pois estão no auge da sua Testosterona e o tesão a flor da pele).

    Tais pessoas quando que se vestem assim , querem de toda madeira seduzir,ser chamada de gostosas pelas ruas , SER COBIÇADAS etc….
    O cristão que tem o Espírito Santo e anda em sinceridade com Deus, Vigia e honra o seu Deus , não trazendo e escandalizando ao evangelho de Cristo !

    Todos deveriam se vestir com pudor e modéstia !

  2. Senhor porque eu não posso entrar?
    porque vc ta usando calça de homem.
    Senhor porque eu não posso entrar?
    por calsa de seus brincos.
    senhor porque eu não posso entrar?
    por causa de seu batom vermelho.
    Mais porque o Senhor falou que a salvação é somente pela graça mediante a fé EM JESUS?

  3. eu acho que as pessoas nao querem e obecer a palavra de DEUS quando veio a exortaçao para as mulheres que o enfeite delas nao seja no exterior no frisados dos dos cabelos contranças de ouro ou uso de joia vc que concorda que nao tem nada ver mulher usar calça vai na loja comprar uma saia masculina pra vc ve se vc acha saia masculina a calça voi enventada para o homem a cem anos atras e a traduçao da calça no original e encaixe DEUS nao mandou a mulhe usar uma roupa indesente que mostra as curva do corpo e hoje os puptos estao cheio dessas que ainda segue a doutrina de jezabem enfiltrando nas igrejas seu ardis de satanas os crentes a 25 anos atras nao usavao joias pinturas e etc.. olha no dia do juizo e que vai estreitar se nao tem importancia e ntao rasgue os versiculos e as paginas da sua biblia que condena tais costumes mundanos e provanos corcenentes a palavra de DEUS irma e irmao nao seja ignorante . que e ausencia de sabedoria . hoje os crentes nao querem segir a biblia eles querem que a biblia segue eles isso vai ser uma catastrofe espiritual. pense e reflia as unicas mulheres que se pintarao vou jezabel e as duas irmas oliba e as prostituta que nao tinha encontrado jesus ainda o vai ler a biblia e segui a disse jesus examinais as escrituras e cuidai de ter nela a vida eterna

  4. a funçao do espirito santo, e convencer,libertar,capacitar, revestir,edificar e inspirar.. busque comunhao com espirito santo; e ele vai lhe conduzir da maneira certa de andar na presença de deus, dando um bom testemunho em toda sua maneira de viver!!!

  5. Mau colega maluco, eu também sou maluco por tudo isso que se refere a Bíblia, a Jesus, etc. Parto de um outro ponto de vista para analisar este assunto, não deixe de ler na minha pág. pessoal e fazer seus comentários quando possível – souteologico.blogspot.com.

    Abraços
    Orlando

  6. Só quem tem autoridade para LEGISLAR (dentro do contexto da obra de Deus em forma de “mandamentos”) é Deus.

    Quando o homem inventa normas e as condiciona à religiosidade do salvo, está cometendo um grave erro doutrinário, ao qual denominamos “LEGALISMO” (formalismo).

    Não menciono aqui “simples normas” adminsitrativas, por exemplo, e sim, imperativos comportamentais.

    O homem não pode impor a outro homem (latu senso) como deve agir, se a PALAVRA DE DEUS assim não dispõe.

    Mas, infelizmente, muito líderes religiosos tornaram-se insensíveis a alguns aspectos da religiosidade coletiva e ainda insistem em erros, cujo fundamento de seus posicionamentos podem até ser filosóficoS, religiosoS (extra-bíblico), sociaIS, etc., MAS, NÃO, BÍBLICOS.

    Voltemos às Sagradas Escrituras !

  7. os legalistas e tradicionalistas de hoje sao aqueles que esconden a sua verdadeira face deixemos o espirito de Deus agir

  8. Sou a favor do ensino dos usos e costumes sim! Sou um jovem que cresci no Evangelho, tive e tenho a minha expêriencia com Jesus e com Sua Palavra,a bíblia nos ensina que “não podemos nos conformar com este mundo”
    (Rom 12:2), mas de forma evangelizando a todas as pessoas, falando de Jesus, e levando essas pessoas e trem uma experiencia com Deus, de tal forma que mudarão, é através da palavra, da oração e da santificação. E quando forem libertas e buscarem do Senhor todos os dias, sua s vidas mudadrão, começando de dentro para fora(exterior), o nosso vestir o HOMEM não irá andar mais desnudo no meio da rua,a sua postura, no falar,no agir,não usará brincos, nem pulseira, nem tatuagens( anão ser aquelas que foram feitas antes de aceitar a Jesus), é nosso testumunho diante da sociedade e também de Deus e da forma a MULHER não sairá desnuda, não usará roupas sensuais, não usará calça comprida, por que o nosso corpo ele é o TEMPLO do Espírito Santo, e não nos convém fazer exposição dele de forma que venha trazer prejuizo espiritual. A doutrina produz bons costumes.
    A paz do Senhor Jesus!

  9. as igrejas estao cheias de tradicionalismo e legalismo empurrando as pessoas coisas contrarias as palvras de Deus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s