Anjos e Demônios na Bíblia


 

Na Bíblia, os anjos e principalmente o Anjo de Yahweh são um modo de personificar a ação do próprio Deus. A palavra anjo significa enviado, mensageiro.

O nome do anjo Gabriel significa homem de Deus ou Deus é forte. Ele aparece no livro de Daniel e na anunciação do nascimento de João Batista e de Jesus.

O nome do anjo Miguel significa quem é como Deus?. É o anjo protetor do povo de Deus e aparece nos livros de Daniel, Zacarias e Apocalipse.

O nome do anjo Rafael significa Deus cura. Ele aparece no livro de Tobias como protetor e curador.

Satanás é uma palavra hebraica (Satan) que significa adversário, acusador. Satânica é toda ação que produz adversidade e acusação infundada.

Diabo (do grego diábolos) é aquele que provoca dúvida e divisão. É diabólica toda ação que introduz dúvidas ou faz com que pessoas se dividam.

Demônio não é o mesmo que Diabo ou Satanás. Para os antigos, era uma realidade que agia internamente na pessoa, fazendo-a descobrir alguma coisa sobre si mesma.

Baal significa senhor, proprietário, marido. Era o deus cananeu do trovão e da chuva, possuidor do solo ao qual traz fertilidade.

Astate ou Aserá era a companheira de Baal. É a deusa cananéia do amor e da fecundidade.

Xeol era o nome dado pelos israelitas para a morada subterrânea dos mortos. O latim traduziu a palavra por infernus, de onde veio o português inferno.

Os antigos consideravam as doenças como causadas por maus espíritos. Por isso, a cura era confiada a sacerdotes-exorcistas e incluía o uso da feitiçaria e da magia, proibidas em Israel.

Anúncios

4 thoughts on “Anjos e Demônios na Bíblia

  1. E só mais uma coisa por que a foto do capeta tem que ser de um cara chifrudo se Lúcifer era um anjo de luz isso é só quer dizer então que um touro que tbm tem chifres é do mal ???

  2. Prezado Reverendo. Por que DEUS criou os anjos perfeitos, e nós, humanos, Espíritos imperfeitos, embora perfectíveis? Não há aí uma dose injusta de parcialidade descriteriosa de Deus? Sendo DEUS perfeito, como verdadeiramente É, qual o porque dessa incoerência Divina? Será que anjos não seriam os mesmos Espíritos Humanos criados por Deus, mas numa escala evolutiva mais elevada? Será que demônios não são esses mesmísswimos Espíritos Humanos ainda recalcitrantes no erro e no mal? Aguardo, respeitosamente, vossa resposta. Adelson Lucena.

  3. dignissimo , rev . ao analisar as suas considerações sobre a existência dos anjos e demónios ,ocorreu-me várias indagações sobre suas assertivas , quais sejam ; primeiramente , o sr, infere que os anjos são uma personificaçao do próprio DEUS , logo, concretamente os anjos não existiriam , sendo apenas, uma manifestação sublimada ,epifania. para que tivessimos esta sensaçao de apreensão visual , sobre a intercorrencia fatual entre ( Deus e o homem),quanto aos demónios , de forma muito parecida , suas teses , dissertam o significado dos nomes dos entes espirituais ,mas nega-lhes sua consistencia existencial, dentro daquele contexto histórico, dando-nos a entender que devido o descompasso cultural daqueles personagens , passaram a conceber como opositores espirituais , num determinado grau de antagonismo com ” o Deus ” e os homens , logo, eles , os demónios , em que pese , suas interpretaçoes sobre a etimologia, outrossim , não existiriam , havendo de forma linear a conclusao , de anjos , seriam facetas do proprio YAVÈ e quanto a satan , seria a nossa mais genuina malignidade exteriorizada ,digna de assistencia comportamental ou psicologica , os diabos , seriam os nossos autoretratos, tao somente , a partir dai , pergunto o seguinte ; para o sr, e sua bandeira denominacial os anjos e demonios nao existiriam ? aguardo sua resposta , sobre estas minhas duvidas aduzidas .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s