TODOS temos que estudar TEOLOGIA


Palavras como teologia e doutrina têm conotações negativas para muitos cristãos. Isto é uma grande tragédia, pois acredito firmamente que todo cristão precisa estudar teologia em algum momento de sua caminhada cristã. Em nenhuma ordem em particular, aqui vão cinco razões de porque você precisa estudar teologia, e possivelmente algumas delas você não tenha considerado antes.

1. Você já é um teólogo.

Por que você precisa estudar teologia? Porque teologia não é uma coisa que apenas o professor de teologia tem – todos nós cremos em alguma coisa sobre Deus e, portanto, somos teólogos à nossa própria maneira. No entanto, o que precisa ser questionado é se o que você crê é correto, e o estudo da teologia pode ajudar a responder essa pergunta.

2. Seu amor por Jesus é intrisicamente ligado com seu conhecimento de sua Palavra.

Por que você precisa estudar teologia? Porque Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14.15). Ouvi alguém dizendo que o certo cristão pode não ser grande teologicamente, mas estava tudo bem porque ele realmenteamava Jesus. Entretanto, Jesus diz que se nós o amamos, obedeceremos o que ele ordena. Como nós podemos obedecê-lo se nós não vamos à sua Palavra para conhecer corretamente seus mandamentos?

3. Sua doutrina determinará como você vive.

Por que você precisa estudar teologia? Porque o que você acredita (sua doutrina) determinará como você vive (sua prática). Isto pode ser visto em sua vida cotidiana. Se você acredita que alguma coisa é venenosa, você simplesmente não a bebe. Similarmente, suas crenças sobre Deus e sua Palavra determinam como você vive dia a dia. Por exemplo, se você acredita que Deus fala somente através de sua Palavra então você a estudará diligentemente. Entretanto, se você acredita que Deus fala através de impressões e coisas parecidas, então você procurará por aquela pequena voz silenciosa. O exemplo acima drasticamente muda como uma pessoa procurará encontrar a vontade de Deus para sua vida, e ilustra porque você precisa estudar teologia.

4. Suas afeições determinarão o que você estuda.

Por que você precisa estudar teologia? Porque onde suas afeições estão colocadas determinará o que você gastará tempo estudando. Se seu hobby é fotografia você desejará estudar o assunto para saber como melhorar suas fotografias e aumentar seu amor e apreciação por esse passatempo. Da mesma forma, se você é cristão e sua afeição principal está sobre Deus, por que você não desejaria estudar a Palavra para aumentar seu amor e apreciação por ele e sua Palavra?

5. Sua humildade depende disso.

Por que você precisa estudar teologia? Porque sem estudar teologia, é possível que você pense muito bem sobre você, mas não bem o bastante de Deus. Se é verdade que o conhecimento incha (1 Coríntios 8.1), as Escrituras, pelo contrário, quando corretamente entendidas e aplicadas, darão a você, por exemplo, o conhecimento da depravação e miserabilidade humana diante de Deus, e também darão conhecimento da magnificência, santidade, soberania e graça de Deus, o que somente pode servir para levar um verdadeiro convertido a ajoelhar-se em humildade.

Possa Deus ser glorificado quando você estudar teologia, com o desejo de saber mais sobre sua revelação especial ao homem.

Autor: Nathan W. Bingham
Fonte: [ Iprodigo ]
Via: [ Blog do Pedro Pamplona ]

Anúncios

3 thoughts on “TODOS temos que estudar TEOLOGIA

  1. Aldo, a sabedoria do homem não é nada se o Espírito Santo de Deus não o revelar os mistérios dos céus.
    A teologia estuda a casca, o “por cima”, toooooda a história e tudo o mais, pode até “aprofundar-se”, mas nunca revelará os mistérios ocultos de Deus.
    Por exemplo, se você é teólogo, pode me explicar por quê, se no princípio eram apenas Adão e Eva, como surgiram os negros e as pessoas de outras raças? Onde, na bíblia, existe essa explicação? Podes me dizer “E provável que… Pode ser que… a bíblia é um mistério… lá pra frente diz que…”
    Mas nunca será uma resposta tão palpável quanto quando ouvi de um servo de Deus, leigo, sem possuir o menor estudo, sendo esta resposta revelada pelo Espírito Santo dizendo:
    “O homem foi feito da terra… A terra tem 4 cores… O homem tem 4 cores distintas. Quando um home tem um filho, ás vezes um nasce com o cabelo do pai, outro com a boca do pai… Cada um pega uma parte do físico do pai. Assim foi como Adão e Eva. Cada filho nasceu com uma parte do pai, as 4 cores da terra”
    O Espírito Santo de Deus pode revelar esses mistérios. A sabedoria humana pode até tentar, mas nunca responderá com certeza.
    Porque de nada adianta toda a sabedoria e inteligência humana, se faltar a revelação do Espírito Santo.
    E, também te digo, que se houver revelação do Espírito Santo, não há necessidade de sabedoria humana uma vez que se tem a sabedoria dos céus (que é única, verdadeira e divina).
    A teologia e sabedoria terrena engrandece o homem, mas a revelação do Espírito Santo engrandece à Deus. E, como servos de Deus, não devemos nos engrandecer perante Ele.
    Antes orar e buscar a sabedoria que vem de Deus em e recebê-la como revelação divina, do que prostrar-se em livros sobre as escrituras.

  2. Nos livros de Teologia Sistemática ou Teologia Bíblica (etc. [numa livraria especializada vão te esclarecer melhor, mas não se esqueça de dizer que é uma PRINCIPIANTE, a fim de não adquirir livros complexos demais para o seu nível]).

    São ótimos e muito esclarecedores, mas é preciso ter cuidado com o Autor, pois alguns são muito prolixos e, outros, usam uma linguagem bem mais fácil (são estes últimos que eu procuro).

    Fica com Deus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s