Deus NÃO aprova o CONCUBINATO


 Conceito – União ilegítima do homem e da mulher.

1 – A concubina entre os hebreus era na maioria das vezes uma escrava comprada de outras nações ou capturada em guerra, ou vendida pelo próprio pai hebreu (venda por um período de tempo, no máximo seis anos), possuíam alguns direitos, por exemplo:

a) o direito de não ser vendida a um povo estrangeiro:

“Se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.

Se ela não agradar ao seu senhor, de modo que não se despose com ela, então ele permitirá que seja resgatada; vendê-la a um povo estrangeiro, não o poderá fazer, visto ter usado de dolo para com ela.” Êxodo 21: 7, 8

b) se desposada obter todos direitos de esposa:

“Mas se a desposar com seu filho, fará com ela conforme o direito de filhas.” Êxodo 21: 9

c) direito a sair livre caso não se cumpra os direitos de esposa:

“Se lhe tomar outra, não diminuirá o mantimento daquela, nem o seu vestido, nem o seu direito conjugal.

E se não lhe cumprir estas três obrigações, ela sairá de graça, sem dar dinheiro.” Êxodo 21: 10, 11

d) direito de seus filhos serem reconhecidos como legítimos herdeiros dos bens do pai:

“Se um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e ambas lhe tiverem dado filhos, e o filho primogênito for da desprezada, quando fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da desprezada, que é o primogênito; mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver, porquanto ele é as primícias da sua força; o direito da primogenitura é dele.” Deuteronômio 21 15-17

2 – No cristianismo o arranjo do concubinato e da poligamia não se manteve, foi substituído pela monogamia:

“É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar;

Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.” 1 Timóteo 3: 2, 12

in Maluco por Jesus

Anúncios

4 thoughts on “Deus NÃO aprova o CONCUBINATO

  1. Antes de mais nada parabenizo o blog por essa matéria, contudo gostaria de dizer que em minhas pesquisas em livros e sites percebi quem NEM todos na Roma antiga tinham o direito de casar (escravos e estrangeiros), nesses casos as pessoas se “ajuntavam” e embora a bíblia não declare que tal acontecia, isso parece muito claro para a história, nesse sentido acredito que quando a escritura no novo testamento afirma:” Os diáconos sejam MARIDOS de uma só mulher…” e ” É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, MARIDO de uma só mulher…”, a palavra MARIDO precisa ser entendida dentro de um contexto de INFORMALIDADE, pelo menos nos casos onde há uniões de indivíduos NÃO aceitos pelo ESTADO romano, como aptos para o matrimônio. Nesse sentido observa-se que houve sim concubinato no novo testamento, pois o ESTADO não “casava” todo mundo. Não encontrei em minhas pesquisas se a igreja realizava algum matrimônio em nível religioso para compensar isso, contudo se tal acontecia, na prática isso logicamente NÃO tinha efeito LEGAL, sendo apenas uma atribuição religiosa sem nem um reconhecimento do estado que durante um bom tempo NEM reconhecia o cristianismo como religião válida. Se os irmãos encontrarem algo diferente do que pesquisei, por favor me mandem um link, ou onde posso encontrar uma resposta diferente, até lá… acredito firmemente haver claros indícios de que houve SIM concubinato no novo testamento.

  2. irmão como fica a seguinte questão; uma moça jovem cristã namora um rapaz tbm cristão e se “ajuntam” (moram juntos) durante cerca de 1,5 anos vivendo em concubinato nesse período ela fica grávida e seu companheiro muda o comportamento, em fim, ele se afasta da igreja, trai ela e desvaloriza-a de outras formas, no final eles se separam, ambos voltam pra a casa da mãe, ela fica fica com o filho. Essa jovem pode um dia casar-se civilmente (regularizado no papel), biblicamente o que ela pode fazer? obrigado, espero q tu estejas disponível para me esclarecer nessa dúvida. a Paz do SENHOR JESUS..

  3. Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
    O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”( II Pedro cap 3 ver 8 ) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas…(Deuteronômio c.30 v. 15 e16)
    Quer saber mais acesse:
    http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    “Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s