Virgindade de Maria – Parentes eram chamados de irmãos ?


  Não raro leio o seguinte argumento: “Naquele tempo os parentes eram chamados de irmãos”. Com isso, alguns tentam justificar a virgindade de Maria e dar uma interpretação particular ao teor de Mateus 13.55-56:

“Não é ele o filho do carpinteiro? E não se chama a mãe dele Maria e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs não vivem todas entre nós?  Mateus 13.55-56

        É assim que está na BÍBLIA DE JERUSALÉM, Paulus Editora, 1973, 8a impressão em janeiro/2000, rubricada em 1.11.1980 por Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. O trabalho de tradução foi “realizado por uma equipe de exegetas católicos e protestantes e por um grupo de revisores literários”.

 

Leiam o que está escrito nessa mesma bíblia aprovada pela Igreja Católica:

        “Saúdam-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, primo de Barnabé…” (Colossenses 4.10a).
         De igual modo está na Bíblia Sagrada, aprovada pela igreja romana, edição ecumênica, BARSA, 1977, tradução do Padre Antonio Pereira de Figueiredo, com notas do Mons.José Alberto L. de Castro Pinto, bispo auxiliar do Rio de Janeiro: “Marcos, primo de Barnabé…”.
         As bíblias acima citadas, aprovadas pela Igreja Católica, também não aceitam a perpétua virgindade de Maria. Vejamos o que diz Mateus 1.25: “E [José] não a conheceu [Maria] até o dia em que ela deu á luz um filho, e ele o chamou com o nome de Jesus”. Comentário da Bíblia [católica] de Jerusalém:
 

“O texto não considera o período ulterior [depois do parto] e por si não afirma a virgindade perpétua de Maria [grifo meu], mas o resto do Evangelho, bem como a tradição da Igreja, a supõem”.

        Em outras palavras, os exegetas católicos, que trabalharam na edição da referida Bíblia, reconheceram o óbvio, ou seja, que até o nascimento de Jesus, José e Maria não se “conheceram”. Todavia, dizem bem quando entendem que a Tradição “supõe”, isto é, o dogma da perpétua virgindade de Maria é uma suposição, não uma realidade bíblica.
         Vejamos o comentário da Bíblia Sagrada, BARSA/1977, acima citada, também aprovada pela igreja de Roma, sobre o mesmo versículo:
 

“Enquanto (ou até que): esta palavra portuguesa traduz o latim donec e o grego heos ou, que por sua vez estão calcados sobre a expressão hebraica ad ki que se refere ao tempo anterior a esse limite sem nada dizer do tempo posterior, cf. Gn 8.7; Sl 109.1; Mt 12.20; 1 Tm 4.13. A tradução exata seria: “sem que ele a tivesse conhecido, deu à luz…”, pois a nossa expressão “sem que” tem o mesmo valor”;

        A referida Bíblia Católica afirmou que o “ATÉ” não foi além do nascimento de Jesus, ou seja, enquanto grávida e até dar à luz não houve “conhecimento” mútuo do casal. A expressão “se refere ao tempo anterior a esse limite – até – sem nada dizer ao “tempo posterior”.
         Então, para dar sustentação à virgindade perpétua de Maria, isto é, virgem antes e depois de dar à luz Jesus, faz-se necessário que apresentem argumentos mais consistentes. Primeiro, precisam desmentir os comentários acima, da própria Igreja Católica, inseridos em bíblias com sua chancela. Segundo, explicar a razão de constar dessas bíblias a palavra “primo”, em lugar de parentes, como sustentam.
         O mais sensato, a meu ver, é admitir que não houve mandamento divino que impedisse o casal José e Maria de ter filhos; que santidade e maternidade não são excludentes; que, no casamento, procriar não é pecado; que após o nascimento de Jesus, o casal José e Maria foi abençoado com muitos filhos.

Autor: Pr Airton Evangelista da Costa

Anúncios

10 thoughts on “Virgindade de Maria – Parentes eram chamados de irmãos ?

  1. SABEMOS QUE O PENSAMENTO PROTESTANTE SOBRE MARIA É TOTALMENTE DIFERENTE DOS EVANGELICOS ATUAIS(NA VERDADE TUDO E DIFERENTE)OS PROTESTANTES NAO METIAM A MAO NO DINHEIRO DO POVO,OS ATUAIS…..

  2. Eu acredito assim: Só o fato de Maria ser a Mãe de Jesus ela já merece todo o meu amor e carinho, ( independentemente de religião) Jesus o nosso CAMINHO, VERDADE E VIDA,foi gerado em seu ventre ela alimentou Jesus com seu sangue,ela o amamentou e criou o nosso redentor, isso pra basta, então meus irmãos em Cristo Jesus, por intercessão de Maria , que Deus os abençoe a todos amém.

  3. O meu comentário é para a Maria deolinda Magalhaes Teixeira.
    Maria….que nome bonito Maria e tão bonito que vou repetir de novo Maria…Maria…Maria, agora falo com vc Maria, vc diz que nós catolicos estamos cegos em dizer que Maria é Advogada e Medianeira que intersede por nós, vc sabe qual o 1º milagre de Jesus? e quem estava la ? quem chegou até Jesus para falar que tinha acabado o vinho???? sabe Maria,sinto uma tristeza imensa no meu coração como pode ter pessoas que pode ter coragem de se referir a Maria mãe de Jesus e nossa…nossa Maria, ela também e sua mãe quer quera vc ou não….sabemos que Jesus e o único caminho,verdade , vida e salvação. Maria de Deolinda, vc tem filhos? pelo que vejo vc deve ser uma serva de Deus, certo? se tem filhos e os ama , te pergunto qual o tamanho da sua fé? se Deus te pedir seu Filho em prova de seu amor por ele e Jesus vc daria? Isso vc sá vai entender se tiver filhos e amar como uma mãe verdadeira assim como Maria a Mãe de Jesus

  4. I tim 2:5
    Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e homens, Jesus Cristo homem.
    Luc 1:46,47
    Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
    Acorda católicos

  5. Maria foi virgem e pura, mais para quem estuda sabe que muita coisa na biblia e simbolica, e a virgindade foi usada no sentido simbolico…
    Se Jesus foi humano que de tao humano se tornou divino… Como um humano nasce sem o ato sexual…
    Gente vamo abrir a cabeça…
    Trazer Deus, Jesus e Maria para mais perto de nós.
    Ficar pensando que Deus fez uma magiquinha e colocou Jesus no ventre de Maria é pura piração….
    Peçamos a Deus a graça de termos os pés na realidade….

  6. não seja tolo ;José não ha conheceu no ato sexual ;abra seus olhos meu filho ;viva no espirito e não apenas no portugues por que Deus confunde os que dizem ser sábios

  7. QUEM ESTÁ CERTO? PROTESTANTES HISTÓRICOS OU EVANGÉLICOS ?

    LUTERO
    Em seu comentário sobre o Magnificat Lutero escreveu: “Ó bem-aventurada Mãe, Virgem digníssima, recorda-te de nós e obtém que também em nós o Senhor faça essas grandes coisas!”

    Ao referir-se a Mt 1,25, observa: “Destas palavras não se pode concluir que, após o parto, Maria tenha tido consórcio conjugal. Não se deve crer nem dizer isto” (Obras de Lutero, edição Weimar, tomo 11, pg. 323).

    Em 1522, Lutero comentando sobre o Magnificat de Nossa Senhora, a chama repetidas vezes de a “doce Mãe de Deus”. E neste mesmo comentário Lutero pede à Virgem “que ore por ele”. “Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat… Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém.”.

    CALVINO
    Calvino disse: “Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus.” (Comm. Sur l’Harm. Evang.,20)

    JOHN WESLEY
    John Wesley, fundador da Igreja Metodista na Inglaterra, em 1739, disse:
    “Creio que (Jesus) foi feito homem, unindo a natureza humana à divina em uma só pessoa; sendo concebido pela obra singular do Espírito Santo, nascido da abençoada Virgem Maria que, tanto antes como depois de dá-lo à luz, continuou virgem pura e imaculada.”

    ZWINGLIO
    “Firmemente creio, segundo as palavras do Evangelho, que Maria, como virgem pura, nos gerou o Filho de Deus e que, tanto no parto quanto após o parto, permaneceu virgem pura e íntegra.” (Zwinglio, em “Corpus Reformatorum”)

    Ainda Calvino: Mt 13,55 não são filhos de Maria, mas parentes do Senhor; professar o contrário, segundo Calvino, significa “ignorância”, “louca sutileza” e “abuso da S. Escritura”.

    Considerando que Calvino é igualmente seguido pela maioria das denominações evangélicas instaladas no Brasil, seria lícita a afirmação de que os evangélicos, em sua grande maioria, não entenderam a mensagem integral de seu mestre ?
    Quem está certo ?
    Calvino, que sustenta a virgindade perpétua de Maria, ou os “seguidores” de Calvino, que sustentam que Maria não permaneceu virgem após o parto ?
    Quem está certo ?
    Calvino, que sustenta que Jesus Cristo não tinha irmãos carnais, ou os “seguidores” de Calvino, que sustentam que Jesus tinha irmãos carnais ?

  8. Maria intercedeu por Jesus pelo primeiro milagre, daí o milagre aconteceu, logo Maria teve ou não teve influência sobre Jesus? Precisamos analisar melhor esta esta passagem, com muito CUIDADO! Há algo importantíssimo nesta passagem!

  9. gloria adeus maria foi sim virgem até dar á luz o salvador do mundo depois foi abençoada com mais filhos. mas como os católicos estao tão cegos em dizer k maria é advogada medianeira k intersede por nós pura mentira maria tambem foi salva por jesus , e só mesmo atraves de jesus somos salvos por isso peço a todos k leiam a biblia com atençao pra nao pecarem jesus diz ninguem vem ao pai senao por mim eu sou o caminho a verdade e a vida AMEM

  10. Pingback: A Verdade BÍBLICA sobre Maria ! « Maluco por Jesus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s