Eleições 2010: Líderes Religiosos “também” Corrompidos (?)


A história está aí para nos ensinar grandes lições, mas muitos insistem cegamente e loucamente em repetir o erro.

A igreja cristã em seus primórdios foi vitimada por duras perseguições do poder temporal, representado na ocasião pelo imperadores romanos, que a considerava uma religio illicita. Dessa forma, a igreja cristã era vista como uma ameaça à segurança do estado romano devido ao seu crescimento.

Calúnias, difamações, agressões, confisco de bens, obrigação de sacrificar aos ídolos e mortes foram o resultado da grande hostilidade do poder temporal. Nero, Domiciano, Trajano, Décio, Diocleciano foram alguns dos algozes da fé cristã.

As investidas do poder temporal não alcançaram seus objetivos. A fé cristã crescia e se fortalecia cada vez mais. A perseguição só viria acabar em 313, quando o imperador Constantino promulgou o Édito de Milão, garantindo assim liberdade de culto a todas as religiões representadas no império. Durante o governo de Teodósio (379-395) o cristianismo ganhou o status de religião oficial do Imperio.

Os acontecimentos acima citados seriam ao longo da história reproduzidos, sempre nesta ordem: perseguição, tolerância e institucionalização da igreja cristã.

Aqui no Brasil, a igreja evangélica/protestante nos seus primórdios foi também vitimada com perseguições pelo poder temporal, sob as bençãos e “pressão” do catolicismo romano. Desde a chegada dos primeiros colonizadores protestantes (1555), passando pela chegada dos holandeses, pelo protestantismo de imigração e missionário, até a consolidação da fé protestante, a perseguição fez parte da rotina dos prostestantes/evangélicos.

Assim como no império romano e ao longo dos séculos, tais perseguições não alcançaram seus objetivos, e a igreja católica com o poder temporal (governantes e políticos brasileiros) tiveram que “engolir” os protestantes.

Diante desta realidade, a máxima “se não pode com eles, junte-se a eles” foi vivenciada pelo poder temporal, que buscou aproximação da igreja e da liderança evangélica, que de perseguida se tornou assediada. Os índices de crescimento dos evangélicos que circula na mídia nacional enchem os olhos (e os bolsos) de muitos.

A Igreja Evangélica no Brasil é na atualidade, sinônimo de votos e da possibilidade de se manter no poder para muitos políticos. As estratégias destes políticos oportunistas vão desde a criação de datas especiais, até a “compra” de líderes evangélicos através de: cargos comissionados, ajudas financeiras extra-oficiais, beneficiamento de filhos e parentes como assessores, eventuais benefícios e doações feitas à igreja local (terrenos, imóveis, concessões de rádio e tv etc.).

Infelizmente, os exemplos da história não foram suficientes para libertar muitos líderes e igrejas da “sedução constantiniana” de conquistar o poder temporal, ou de se deixar ser por ele conquistado numa relação de vergonhosa promiscuidade.

Muitos líderes já estão “amarrados” politicamente para as próximas eleições, através de acordos de bastidores, que em breve serão enfiados “guela” (ou garganta) abaixo em muitas igrejas (a não ser que já sejam coniventes com a prática).

Insisto que precisamos rever nossa relação com o poder temporal, pois somente desta maneira, líderes e igrejas poderão manter sua autoridade espiritual e profética para testemunhar do Evangelho de Jesus, que não negocia sua essência. É possível ser politizado sem se vender. É possível ser íntegro. É possível ser cristão.

Em muitos países na atualidade, cristãos continuam sendo perseguidos e mortos, em outros são apenas tolerados, enquanto aqui no Brasil são (ou permitem-se ser) usados, abusados, explorados e comprados.

Por Altair Germano.

Leia mais sobre “a igreja e a política” em:

PROJETO E CANDIDATO DA IGREJA?
O CRISTÃO E A POLÍTICA: O MEU CANDIDATO
O CRISTÃO E A POLÍTICA: QUANTO VALE?
NEGOCIADORES DO VOTO ALHEIO
EDUCAÇÃO POLÍTICA: O SENTIDO DO VOTO
O CRISTÃO E A POLÍTICA: JOSÉ, UM POLÍTICO CONSCIENTE DE SUAS RESPONSABILIDADES
O ATUAL PROCESSO DE MEDIEVALIZAÇÃO DA IGREJA NA PÓS-MODERNIDADE
A CONDIÇÃO DE ALGUNS POLÍTICOS EVANGÉLICOS
A CONDIÇÃO ATUAL DO BRASIL E A FALÊNCIA PROFETICA DE ALGUNS LÍDERES E IGREJAS EVANGÉLICAS

Comentários:
Pr. Gualter Guedes disse…
Pr. Altair Germano

Tenho participado de congressos e visto o que realmente o Senhor coloca neste artigo… estou de pleno acordo com o que o Senhor escreveu e faço apologia a Igreja de Cristo para a defender exatamente destas coisas… Deus te abençoe..
Pr. Gualter Guedes
20 de setembro de 2009

Eriton Junior disse…
Será que o filme que se passou com igreja romana vai acontecer com a instituição evangelica?
20 de setembro de 2009

leo disse…
Tudo o que o senhor falou sobre os males do nepentecostalismo e teologia da prosperidade, acontece nos Gideões Missionáriso da ultima Hora em Camboriu SC.
Amado pastor, venho fazer um convite ao senhor para na proxima sexta feira(6ª feira) ligar seu computador na internet apartir de 12:00 (meia noite, horário do Braisl) e entrar no site do GMUH e ligar na TV Gideões posi vai passara vigilai deles.

Garanto que o snehor nunca viu coisa igual. Vai pasmar assim como eu.
Eh uma vigílica onde vendem bençãos de 1.000,00 depois 500,00 depois 200, 100, 50,00 e até 1,00 reeal.
Começam pedindo dinehiro e prometem prosperidade! depois o pregadro oficial – sim esa vigilia tem pregador astro conhecido nacionalmente toda sexat feira, aí esse pregador começa de novo pedindo oferta em troca de prospridade.
Ai fica vendo visões e profetizando.
O trágico de tudo isso é que essa vigilia tá ficando famosa em Santa Catarina, e tem um publico estimado de quase 1.000 pessoas!! Pasme!!! Só não tem mais pq eles fecham a porta!
Aí a mesma eh retransmitida na rádio Gideões e pela intenet (rádiooe tV)
com records de acessos pelo público.

Pergunto: até onde vamos chegar?
21 de setembro de 2009

Elisomar disse…
Será que tem uma explicação escatológica para esses chifres? rsrs
21 de setembro de 2009

Heitor disse…
A Paz do Senhor !
Pr.Altair,
Parabéns mais uma vez : irei reproduzir, se me permitir, e distribuir centenas e centenas de cópias deste blog aqui onde moro. Temos que ensinar o Povo de DEUS a contra-atacar estas cobras que já querem se aninhar em nossos templos prá destilarem o veneno nas próximas eleições : e tudo isso, infelismente, na maioria das vezes, com a permissão e incentivo de Pastores e Líderes. Pau na cabeça destas cobras, os políticos !

21 de setembro de 2009

gleydson disse…
PR.ALTAIR

QUANDO O SENHOR FARÁ UM POST
SOBRE ARMINIANISMO E CALVINISMO…

QUERO MUITO APRENDER MAIS DAS VISÕES POR SUA EXPOSIÇÃO

SOU DA AD EM MARANGUAPE I…

ESPERO ANSIOSAMENTE.

JÁ É A SEGUNDA VEZ QUE PESSO ENCARECIDAMENTE POR ESSE TEMA…

A PAZ DO SENHOR…
21 de setembro de 2009

ALTAIR GERMANO, disse…
Prezado Gualter Guedes,

conto com as vossas orações nesta difícil empreitada.

Abraços,

21 de setembro de 2009

ALTAIR GERMANO, disse…
Amado Eriton Junior,

infelizmente o filme já começou, só não sabemos ainda como vai terminar. isso vai depender da disposição, ou não, de mudar de rumo.

Abraços,
21 de setembro de 2009

ALTAIR GERMANO, disse…
Prezado Leo,

Se tiver condições vou assistir.

Paz do Senhor,
21 de setembro de 2009

ALTAIR GERMANO, disse…
Elisomar,

pior que os chifres é lidar com o Diabo disfarçado.

Paz do Senhor!
21 de setembro de 2009

ALTAIR GERMANO, disse…
Heitor,

fique a vontade para divulgar o blog e orar por mim.

abraços,

21 de setembro de 2009

ALTAIR GERMANO, disse…
Nobre Gleydson,

assim que puder.

Só para antecipar,todas as “teologias” possuem acertos e equívocos interpretativos. Na maioria das vezes tais equívocos são verdades levadas ao extremo.

Com o arminianismo e o calvinismo acontecem o mesmo.

Abraços,
21 de setembro de 2009

a verdade do evangelho disse…
Escrevi um artigo sobre a política na igreja, intitulado: “Jesus em último lugar” deem uma olhadinha e comentem.

Blog: A verdade do evangelho
Pb. Edinei, Th.B
22 de setembro 2009

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s