Desistir


1. As tribulações diante da palavra de Deus

1.1. Nunca podemos desistir do Amor de Deus

1.1.1. As dificuldades do dia a dia na vida do Cristão (Salmos, 13: 1)

1.1.2. A desistência e seus reflexos em nossas vidas (II Coríntios, 4: 16-17)

1.1.3. Cuidado com as mentiras que podem ser plantadas em nossos corações (I João, 3: 19-20)

1.1.4. Quem deve desistir são os demônios, pois somos mais que vencedores (II Reis, 6: 23)

1.1.5. Se for para desistir de algo, que seja em obediência à palavra de Deus (II Crônicas, 11: 4)

1.1.6. Deus tem misericórdia de nós e, por isso, poderá desistir de sua ira (Jeremias, 26: 13)

1.1.7. Deus deve ser o nosso repositório de energia (Colossenses, 1: 11-12)

1.1.8. A glória de Deus habitará aqueles que não desistirem ()

 

 

1. As tribulações diante da palavra de Deus (João, 16: 33)

 

“Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João, 16: 33).

 

 

1.1. Nunca podemos desistir do Amor de Deus (Romanos 8: 39)

“… nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8: 39).

1.1.1. As dificuldades do dia a dia na vida do Cristão (Salmos, 13: 1)

O que devemos fazer quando temos vontade de desistir (seja honesto com Deus sobre os seus sentimentos) ?

Salmos 13:1 “Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim ? para sempre ? Até quando esconderás de mim o teu rosto ?”

1.1.2. A desistência e seus reflexos em nossas vidas (II Coríntios, 4: 16-17)                  

Quando desistimos, frequentemente perdemos o melhor que Deus tem para oferecer.

2 Coríntios 4:16-17 “Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus”.

1.1.3. Cuidado com as mentiras que podem ser plantadas em nossos corações (I João, 3: 19-20)

Nosso coração pode nos enganar e nos dizer que é para desistir. Talvez tenhamos tal sentimento porque pecamos e nos achamos menos indigno ainda do amor de Deus e, por esta razão, nosso coração nos fala que NÃO ADIANTA BUSCAR A SANTIDADE e que não merecemos andar nos caminhos do Senhor Jesus.

Indignos ! sempre seremos, mas nem por isso Deus deixa de derramar suas graças em nosso favor. Não merecemos, mas mesmo assim, sua misericórdia nos agracia porque Ele é Misericordioso.

Isso não quer dizer que: porque Ele é misericordioso devamos nos afastar de Sua Palavra ! Não ! Muito pelo contrário: DEVEMOS HONRAR SUA MISERICÓRDIA sempre procurando agradá-lo. Não que Ele precise, mas nós sim: precisamos !

1 João 3:19, 20 “Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração; porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas”.

“… e Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, lhe assistia, e perguntaram: Tornaremos ainda a sair à pelejar contra os filhos de Benjamim, nosso irmão, eu desistiremos ? Respondeu o Senhor: Subi, porque amanhã vo-los entregarei nas mãos” (Juízes, 20: 28).

1.1.4. Quem deve desistir são os demônios, pois somos mais que vencedores (II Reis, 6: 23)

“Preparou-lhes, pois, um grande banquete; e eles comeram e beberam; então ele os despediu, e foram para seu senhor. E as tropas dos sírios desistiram de invadir a terra de Israel” (II Reis, 6: 23).

Ora ! os demônios se afastam daquele que está preenchido pelo Espírito Santo de Deus porque já sabem que somos vitoriosos.

“Crês tu que Deus é um só ? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem” (Tiago, 2: 19).

1.1.5. Se for para desistir de algo, que seja em obediência à palavra de Deus (II Crônicas, 11: 4)

“Assim diz o Senhor: Não subireis, nem pelejareis contra os vossos irmãos; volte cada um à sua casa, porque de mim proveio isto. Ouviram, pois, a palavra do Senhor, e desistiram de ir contra Jeroboão” (II Crônicas, 11: 4).

Desistir só vale a pena se for para obedecer aos mandamentos de Deus.

Muitas vezes, estamos com o coração cheio de magoas e nossa rebeldia produz a vontade insensata de fazer coisas que desagradam a Deus. Assim, diante dessas circunstâncias, devemos DESISTIR DE FAZER O MAL, uma vez que não agradará o Senhor.

1.1.6. Deus tem misericórdia de nós e, por isso, poderá desistir de sua ira (Jeremias, 26: 13)

“Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do Senhor vosso Deus, e o Senhor desistirá do mal que falou contra vós” (Jeremias, 26: 13).        

Ao agirmos em contrariedade à Palavra de Deus, estamos pecando e, por isso e dependendo da gravidade do pecado ou da desobediência à Sua vontade, podemos estar sujeitos à ira de Deus ou, então, à sua correção.

Deus pode deixar de nos castigar com sua ira se nos arrependermos de nossos erros e voltarmos a ser obedientes, pois ELE É MISERICORDIOSO.

Em nos corrigindo, está Ele a nos ensinar qual o caminho certo, pois quem ama, CORRIGE (Hebreus, 12: 6).

1.1.7. Deus deve ser o nosso repositório de energia (Colossenses, 1: 11-12)

Deus promete-nos fortaleza quando necessitamos.

Colossenses 1:11-12 “Corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz”.

Anúncios

One thought on “Desistir

  1. Pingback: Desistir « Blog do Pregador Wellington Soares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s