PENTECOSTES


PENTECOSTES

Lorde Montgomery, aquele imprevisível Marshall Inglês, disse recentemente que a Inglaterra entrou na Segunda Guerra Mundial equipada para lutar a Primeira Guerra Mundial. Isto foi um modo gentil de dizer que na Segunda Guerra Mundial a Inglaterra estava atrasada em equipamento e estratégia para batalha.

 Quando o Sr. Christopher Wren desenhou a grande catedral de São Paulo em Londres, ele planejou uma coisa de permanente beleza e imarcescível encanto, porém não a pediu com ar condicionado. Quando George Stephenson construiu seu potente motor, ele não era silencioso e à diesel, mas uma máquina pouco motorizada que assobiava. Em outras palavras, tanto Wren como Stephenson subestimaram as necessidades de nossos dias, pois projetaram unicamente para os seus dias.

Muitos têm hoje um patrocínio benevolente da igreja de Jesus Cristo (ou do que eles equivocadamente pensam ser a igreja de Jesus Cristo). Estes “sábios” pensam que estes santos que ainda cantam salmos estão tão fora de lugar com a era atômica, como uma bicicleta sem valor estaria comparada com um motor comprimido numa rodovia de quatro vias. Foi Jesus Cristo culpado, então, de subestimar a necessidade deste século vinte? É a Igreja que Cristo fundou uma coisa enfadonha e de lenta mudança, gravemente necessitando de uma gigantesca revisão e de um subsídio do governo para conseguir ser atualizada e comovente? Não! A igreja não necessita de auxílio do estado.

Admitimos, contudo, que a Igreja necessita de um poderoso recondicionamento pelas mãos Divinas, isto é, ela necessita o batismo com o Espírito Santo e com fogo. Quando o Senhor Jesus Cristo ascendeu aos céus no Monte das Oliveiras, Ele declarou aos seus discípulos que eles deveriam “esperar a promessa do Pai” – o “batismo do Espírito Santo” com seu poder resultante.

A promessa foi exclusiva – “Vós recebereis poder”. Quem recebeu esta promessa? Somente os seguidores de Cristo.

 A promessa foi emocionante – “Vós recebereis poder”. Em ávida antecipação desta benção, a espera podia ver toda sua fraqueza evaporando no batismo de fogo.

A promessa foi explícita – “Não muito depois destes dias”.

A promessa foi expansiva – Esta coisa não era para ser feita em uma esquina, nem sussurrada entre os redimidos. Ela deveria estender-se através deles à Judéia, Samaria, e até aos confins da terra.

 A promessa foi exaltante – No mundo inteiro das coisas criadas não há poder maior do que o do Espírito Santo de Deus. Eles foram cheios com o Espírito do Deus vivo. A terra não poderia ter nenhuma honra maior do que esta.

Anjos, contemplai e maravilhai-vos!

Cada coisa que há em cima nos céus, ou em baixo na terra, ou nas águas debaixo da terra – todas estas são obras dos Seus dedos e Poderoso é Aquele que condescendeu em vir e habitar entre os mortais.

Mas apesar do Pentecostes significar poder aos discípulos – ele também significou prisão para eles. Pentecostes significava revestimento – ele também significava exclusão. Pentecostes significava favor com Deus – ele também trazia ódio da parte dos homens. Pentecostes trouxe grandes milagres – ele também trouxe poderosos obstáculos. Pentecostes trouxe unção para os pregadores do cenáculo – ele também trouxe unção para um mero diácono que virou Samaria de cabeça para baixo.

Na Europa, o Domingo de Pentecostes é sempre chamado Domingo Branco, e as crianças usualmente vestem-se de branco. Os discípulos foram “feitos brancos” no primeiro Pentecoste – isto é, seus corações foram “purificados pela fé” (Atos 15:8,9). Esta purificação é uma ênfase perdida atualmente na interpretação do Batismo com o Espírito. Sob o título de igrejas cheias do Espírito, há algumas coisas estranhas e frívolas operando no presente.

 Se muita ênfase não fosse dada aos dons do Espírito, então não seria tão pouco falado sobre os frutos do Espírito. Note quão poucos livros disponíveis falam sobre os frutos do Espírito; porém, quantos sobre os dons do Espírito. Todavia o Filho de Deus disse: “Pelos seus frutos os conhecereis”.

A primeira coisa essencial para a vinda do Espírito Santo em um coração hoje é: que o coração esteja limpo do pecado, porque o Espírito Santo não enche um coração sujo. O que Deus limpou, Ele então enche. Finalmente, quem Deus enche, Ele usa. Uma vida santa é o autêntico sinal de ser cheio do Espírito.

Necessitamos hoje de um reavivamento de vida santa. Porque temos que pendurar um letreiro do lado de fora de nossas igrejas para anunciar que somos Fundamentais e Bíblicos? Porque sem um letreiro ninguém poderia nos identificar? Quando passei por uma cidade que há poucos dias tinha sido despedaçada por um tornado, lhes asseguro que não precisava que alguém me contasse que um poderoso vento tinha despedaçado o lugar. Um incêndio não necessita de publicidade. Quando o fogo do Espírito Santo cai novamente e o poderoso vento do Espírito vem (estou certo de que Ele está vindo), então nossa “sarça” queimará também, e um Moisés tornará a ver uma grande visão. Assim pois, venha Espírito Santo! Venha rapidamente!

Leonard Ravenhill  (1907-1994)

Anúncios

One thought on “PENTECOSTES

  1. … “Esta purificação é uma ênfase perdida atualmente na interpretação do Batismo com o Espírito. Sob o título de igrejas cheias do Espírito, há algumas coisas estranhas e frívolas operando no presente”.

    Todo santo dia vejo “crentes” BRINCANDO de estar batizado com o Espírito Santo de Deus.

    Eles próprios INVENTAM palavras sem nexo sob o pretexto de estarem falando em “línguas estranhas” por mandamento divino, a qual “seria” a marca registrada de se está batizado no Espírito.

    Que grande e gravíssimo engano para a maior parte deles, cujo sub inconsciente e uma certa intensificação dos sentimentos momentâneos o fazem crer que estão falando a “língua dos anjos”.

    A PURIFICAÇÃO descrita em Atos dos Apóstolos. 15. 9 (pela fé) precisa acontecer no coração para, só depois, Deus permitir o batismo.

    O que infelizmente se tornou praxe no meio envagélico é que falar em “línguas estranhas” (ou mistério, como eles usualmente costumam colocar) já é a PROVA CABAL de que o indivíduo foi batizado pelo Espírito Santo, desconsiderando completamente a necessidade da PURIFICAÇÃO.

    Em Atos 10. 15 a Palavra de Deus nos ensina que o que Deus purificou não deve considerar COMUM.

    Como não considerar COMUM as posturas de alguns crentes dentro das próprias igrejas, os quais:

    – Só profetizam para as pessoas que ele conhece;
    – Só profetizam sobre algum assunto que eles têm conhecimento;
    – Só falam em “línguas estranhas” quando estão emocionados com alguma pregação do tipo: “VOCÊ VAI CONSEGUIR”, ou “SUA VITÓRIA ESTÁ CHEGANDO”, ou ainda, “CRENTE QUE É CRENTE DE VERDADE DÁ PULO E GRITO AOS MONTES, SEM VERGONHA”; etc.

    Ou seja, o “espírito santo” dessas pessoas só se manifestam quando elas próprias querem ou quando são inspiradas por outras pessoas (?)

    Em Romanos 10.11 Deus diz que aquele que nele crê não será confundido.

    Ora ! Porque essas pessoas pseudo batizadas no E. S. não desfrutam do PODER DE DEUS , uma vez que suas vidas “evangélicas” são sem sal, ou seja:

    – Não evangelizam;
    – Não pregam;
    – Não são usadas para curar os enfermos e expulsar demônios;
    – Não Profetizam conforme a vontade de Deus, etc.

    Na realidade, é comum perceber que esses (e essas, principalmente) não dão frutos como deveriam ou, então, não crescem em conhecimento e em obras.

    Porque será ?!

    Porque usam o NOME DE DEUS EM VÃO (“Deus manda dizer …”) quando, na realidade, Deus não mandou dizer nada …

    Em 1 Coríntios a Palavra nos ensina que somos chamados para ser santos.

    Precisamos ser obedientes a Deus, mas precisamos ter cuidado com o mal que está naturalmente dentro de nós e que produz frutos RUINS também, inclusive perante a Palavra de Deus.

    É por isso que precisamos ter DISSERNIMENTO e só o teremos se pedirmos e nos purificarmos.

     Conheço uma certa Dirigente, de um Certo Grupo de Oração, de uma determinada Igreja que costuma FALTAR MUITO CONTRA A ÉTICA CRISTÃ, envergonhando os próprios irmãos da Igreja, PUBLICAMENTE inclusive, sob o pretexto de estar “entregando o que Deus mandou”, chegando, até, a humilhá-los perante a congreção.

    Isso é uma vergonha para !!!

    Esse “tipo de gente” NÃO CRESCE ESPIRITUALMENTE porque DESRESPEITA, tanto o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, quanto os próprios “irmãos” e dentro da própria igreja (e na cara do Pastor, muitas vezes).

    “Ad argumentandum tantum”, os Arts. 186 e 187, do Código Civil brasileiro estabelece que um ato ilícito civil praticado é passível de reparação civil a qualquer dos direitos da personalidade infrigidos, p. ex., A RESPEITABILIDADE.

    Em 1 Pedro 1. 23 diz o seguinte: ‘tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece’.

    Ora ! com as práticas perniciosas denunciadas neste comentário, NENHUM CRENTE pode se considerar RANASCIDO DE SEMENTE INCORRUPTÍVEL e, portanto, É JÔIO NO MEIO DO TRIGO, devendo os líderes da igreja prestarem mais atenção, principalmente porque tais sementes diabólicas ATRAPALHAM O CRESCIMENTO DA CONGREÇÃO, p. ex., etc.

    Como renascer (de novo ?) é uma questão primordial e simples de entender, afinal de contas todos nós, que frequentamos IGREJAS EVANGÉLICAS sabemos exatamente COMO NASCER DE NOVO !

    Outra questão é:

    – Reconhecer estar em desconformidade com a Palavra de Deus !
    – Buscar ao senhor em arrependimento e em verdade que lhes serão dado !

    Fonte de Pesquiza: Bíblia Shedd

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s