Usos e Costumes – Posicionamentos contrários


Existem muitas pessoas hoje longe das igrejas evangélicas e totalmente indiferentes à mensagem bíblica por terem sofrido disciplinas e exclusões.

Motivo ?

Foram vistas de lábios ou unhas pintados, de cabelos cortados, usando calças compridas, colar, brincos, jogando bola, soltando pipa ou incorrendo na prática de alguma outra proibição imposta pela igreja que elas freqüentavam.

Os líderes evangélicos que excluíram, ou influenciaram decisivamente na exclusão dessas ovelhas do seu rebanho, estariam praticando uma correta e sadia exegese bíblica ? ACREDITO QUE NÃO !

Quando pregamos que a Igreja tem que estar separada do mundo, o que estamos querendo dizer com isto ? Obviamente que não estejamos inseridos no contexto do PECADO. Só isso !

Em que devemos nos diferenciar das pessoas que ainda não confessaram a Cristo como Salvador ?

Será que devemos nos levantar da mesa de um restaurante quando virmos que à mesa ao lado está sentada uma pessoa que bebe ou fuma ? É EVIDENTE QUE NÃO !!!

Por ter comido com pecadores e publicanos; por ter permitido que seus pés fossem lavados e enxugados por uma mulher pecadora; por ter pregado a sós para uma mulher de Samaria de vida nada exemplar, e por ter morrido entre ladrões, certamente Jesus também seria excluído dessas igrejas de HOJE EM DIA.

Quando o Senhor ordenou que fôssemos luz do mundo e sal da terra, estava se referindo a esse desafio de vivermos em um ambiente onde reinam as trevas e a imundície, sem nos deixarmos contaminar por elas. Ele nos instruiu, pois, a influenciar positivamente o mundo com a luz e a preservar com sal aquilo que ainda pode ser preservado.

RICARDO GONDIM (com adaptações).

Muitos líderes religiosos brincam de ser Deus ao “impor” aos membros das igrejas que USEM “isso” ou “aquilo” (clique aqui para saber mais).

Qual o texto bíblico que afirma que a mulher não pode usar calça comprida co corte, cores ou bordados femininos, segundo a cultura brasileira ?

Seguramente esse texto bíblico NÃO EXISTE !

NÃO CONVÉM QUE AS IGREJAS EVANGÉLICAS SEJAM HIPÓCRITAS !

Da mesma forma aos Homens, a imposição de usarem PALETÓ e GRAVATÁ (pelo menos os que receberam o CHAMADO DE DEUS para serem PREGADORES) – É absurdo obedecer aos usos e costumes “impostos” pelas igrejas evangélicas, contrariando, inclusive, a palavra de Deus (Aldo Corrêa).

II Coríntios. 4. 1-4:
 

1 Pelo que, tendo este ministério, assim como já alcançamos misericórdia, não desfalecemos; 2 pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus. 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

Quando para se cumprir um costume tem de se perder a misericórdia para com os outros tal costume não é bom, é maligno !!!(http://www.robertosoares.com/usos-costumes-e-tradicao-evangelica/).

“Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.”  (Mateus 12 : 7)

“E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.”  (Mateus 15 : 6)

Além do mais, recebemos de Deus uma consciência para que possamos examinar o que nos convém ou não, de modo que ser obrigado a seguir costumes denominacionais vai contra a liberdade que nos foi dada, sendo algo totalmente retrógrado e imaturo para um cristão.

Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies ? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens. (Colossenses 2:20-22)

Clique aqui para saber mais um pouco (ANDRÉ SANTOS interpretando SILAS MALAFAIA)

Os legalistas (pregadores e seguidores) de usos e costumes (doutrinas de homens) estão vivendo DEBAIXO DE MALDIÇÃO, ou seja; estão afastados da graça salvadora oferecida pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário, sendo assim, correm o risco de passar a eternidade nas chamas do inferno (SILAS MALAFAIA).

Post idealizado por Aldo Corrêa de Lima – NÃO SUPORTO mentes aprisionadas, afinal de contas JESUS VEIO LIBERTAR !!!

“Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir DOUTRINAS PERVERSAS”. (Atos dos Apóstolos. 20.30 [1ª parte])

___________________________________________________

Aparência

 Não julgueis os outros pela sua aparência.

Lembra-te de que Deus vê mais além das aparências.

1 Samuel 16:7:

“Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”

O nosso testemunho está associado com a nossa aparência.

1 Timóteo 2:9-10:

“Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.”

1 Pedro 3:3-4:

“O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.”

Anúncios

27 thoughts on “Usos e Costumes – Posicionamentos contrários

  1. Mas, na época de Deuteronômio, ou mesmo, na época de Jesus, HOMENS VESTIAM CALÇAS ? É claro que não ! As roupas usadas por homens e mulheres eram muito semelhantes, consistindo basicamente de uma túnica (semelhante a um vestido longo). Logo, não se pode definir que CALÇA COMPRIDA seja roupa só de homem !!!

  2. bom dia ,. boa tarde ou boa noite ,. pra voce que agora esta lendo este texto.. olha meus irmao, quando se fala costumes e uma coisa ,e doutrina e outra , portanto , ”costumes e doutrinas” sao coisas distintas. por exemplo , nas carta de paulo sempre antes de escrever ele dizia seja meus imitadores como eu sou de cristo. se paulo dizia que e imitador do senhor jesus ., logo , no raciocinio logico cristo faz aquilo que paulo fez e obvio que fara para sempre . mas todas as igrejas , menos a congregacao crista no brasil , e outros ministerio que e oriundo da mesma segue estes presceitos .. vou citar alguns . o uso do veu pelas mulheres ,1 corintios 11 , nao cobra o dizimos, 7 de hebreus .. tem como pastor somente cristo , baseado em , mat . 10 . mas a assembleia a adventista do 7 dia e tantas outras dizem que era cultura . mas ai e onde esta o impasse oque esta no ”novo testamento e pra sempre . e nem o pior pecador nao tem coragem de dizer que nao.. irmaos e so pra concluir , todos pastores dizem, que e porque a cidade de corintio era cheia de protituta . entao eu te pergunto oque os mandamentos de paulo tem haver com prostitutas, ladroes , e salteadores . hoje uma cidade pequenas do tamanho de corinto, tem as masmas prostituta, e sem falar de sao paulo e rio de janeiro e todas as capitais do brasil. obriga por ler e que deus abencoe. amen.

  3. Eu só queria saber , se quem diciplinou alguem por causa dos usos e costumes, vai voltar atraz e dizer que estava errado. Eu quero ver juntarem as penas desse travesseiro!

  4. Acredito que Cristo nos libertou na cruz; seu sacrifício nos lavou de todo pecado. Porem, certas liberdade propagada por muitos cristãos querendo ser livre para praticar toda sorte de pecados, não está inclusa na liberdade do sacrifício de Cristo. Jesus não morreu para dar liberdade a ninguém no sentido de pecado. Por esta causa o escritor aos Hebreus disse: “se pecarmos voluntariamente depois de conhecermos a verdade, já não resta mais sacrifício pelo pecado, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo que há de devorar os adversários”.Hb 10.26,27; E outra vez: “horrenda coisa é cair na mão do Deus vivo”. Hb 10.31; E ainda: “Deus açoita todo que toma por filho”. Hb 12.5,6; Acontece que, a salvação é pela fé, mas a santificação depende de nossos atos e ações; e há coisas que abomina Deus; tais coisas afastam aqueles que as praticam da presença de Deus. Ter a mulher vestuário de homem é abominação, isto é, é um ato abominável; Dt 22.5; o que diz o Ap acerca dos tais no Ap. 21.8. Se fossemos comparar os cabelos de sansão, parece que não tem sentidos o seu poder de força estar ali; mas acontece que seus cabelos eram “O Sinal”, assim como Paulo também fala do cabelo das irmãs, é um “Sinal por causa dos anjos”. l Co 11.1-16. Acredito que as Igrejas Assembleias de Deus, são oriundas daquelas que foram organizadas por Paulo e outros Apóstolos, e que conservou a doutrina liberta das tradições judaicas da época do farisaísmo, deva permanecer nos mesmo princípios até o arrebatamento.

  5. Amados gostaria de deixar a minha humilde participação.
    Tanto ouvimos falar de costumes tradições. e muitas vezes interpretamos da formar possível ( DO JEITO QUE AGENTE ENTENDE)

    Eu, entendo o seguinte :
    segamos a ordem cronologica dos fatos.
    Antes era uma igreja rigorosa onde não havia muita liberdade para o pecado um sistema rigoroso que o índice de adultério era pequeno
    porque não podia muitos itens (ex )

    beija
    pegar nas mãos
    tocar em qualquer parte do corpo
    os traje era decentes
    o respeito era elevado em conta
    havia qualidade no modo de viver
    não via televisão
    praia muito menos .
    Eu particularmente a credito que havia muito mais o mover de Deus do que hoje.

    hoje muitas coisas mudam para melhor ou pior
    e aí ?
    hoje em algumas igrejas
    falta a unção
    amor
    retidão
    cura

    temor
    o índice de prostituição aumento
    a espiritualidade caiu assustadoramente
    Eu não estou falando de uso e costumes , e sim de índice que comprova literalmente os fatos não precisa de versiculos para os fatos . Contra fatos não há a argumento .
    Ass Pr. Adilson Freitas

  6. Paulo disse: não vivo mas eu , mas Cristo vive em mim
    A igreja antigamente. tinha cura, libertação , batismo no Espirito santo ,tinha santidade , não havia tanto adultério
    tanta mentira
    jovens sem compromisso
    jovens fornicando
    jovens fazendo praticas enlicidas trocando o uso natural
    Hoje é normal uma jovem fazer sexo dentro de casa é melhor de dentro de casa do que na rua , isso na igreja
    hoje não é elevado em conta o que paulo diz : é melhor casar do que abrasa-se
    hoje uma jovem de bi quine é lindo (mostrando sua vergonha)
    no tempo da igreja que estes ‘ “homem” falom mal , não havia tanta decadência espiritual
    Deus operava mais
    fazia mais
    salvava mais
    e agora ?
    fala aí , crentes pos-modernidades
    O cristão que vive na terra só se preocupa com seu bem-estar
    Carro
    dinheiro
    bons restaurantes
    não pode falar nada que logo se ofendem
    fazem o que quer
    não tem regras
    e só vivem no pecado
    fica uma igreja morta
    cadê as curas , libertações . Uns crentes desnotridos
    não falam em misterios
    não expulsão demonios etc
    ENTÃO VÃO CONTINUAR AINDA COM ESSES PENSAMENTOS
    É POR ISSO QUE ESTÁ NESSA CONDIÇÃO
    VOCÊ PREGAR E NADA ACONTECE
    NÃO TEM CURA , MILAGRE
    E AÍ AMADO VAI FICAR NO POS – MODERNISMO

  7. O que importa é o amor, o amor vivo no coração do homem, expresso em atitudes, isso é que faz a diferença num coração cristão. Seremos conhecidos pelo amor, não por usos ou normas, ou costumes, nada disse vem de Deus. É o homem querendo resolver da sua forma, olhando para o exterior.
    É evidente que uma pessoa com o coração transformado terá atitudes diferenciadas.
    Na época dos Judeus, Jesus nem se parecia com um religioso. Era uma pessoa comum e por isso, não foi reconhecido pelos seus.
    João Batista era o último que se podia dizer que se utilizada de usos e costumes, além de viver longe da sociedade. Uma pessoa típica.
    Mas tinha o espírito.
    Deixem que Deus faça o seu papel de modificar os usos e costumes dos seus filhos. A imposição fica pra vocês, que gostam de impor peso para os outros, mas não carregam o seu próprio compromisso.

  8. PAZ,EU SOU A FAVOR DE UMA IGREJA SANTIFICADA,COM DECENCIA E ORDEM,SABENDO Q USOS E COSTUMES NA VERDADE É UM JUGO Q OS PASTORES TENTAM COLOCAR NOS OMBROS SOMENTE DAS MULHERES,PQ Q OS PASTORES Q FAZEM ISSO N QUEREM VOLTAR AS ÉPOCAS PASSADAS,SUBIR EM UM LOMBO DE UM ANIMAL E SAIR PREGANDO A PALAVRA DEUS,CUIDAR DAS OVELHAS COMO DEVERIA.DAI CUIDA MAIS DOS USOS E COSTUMES,ASSIM A IGREJA FIK PARECENDO O BOLO DE EFRAIM Q Ñ FOI VIRADO,APARENTEMENTE ESTAVA BOM E NA REALIDADE ESTAVA CRU POR DENTRO.SERÁ COMO DEUS VER TUDO ISSO?
    :(

  9. os usos e costumes, de cada igreja deve ser respeitos por todos.
    existem igreja de todos os gostos, então procure uma a seu gosto e respeite os costumes dele, se não procure outra e respeite a todas. é simples

  10. Sou a favor de que as pessoas sejam livres para o uso de roupas, acessórios, cabelos e etc… sem exageros,com moderação para não causar escandalos. Mais sou contra os usos e costumes impostas pelos santarrões que foram e são as causas de exclusões e divisões nas assembleias de Deus e outras denominações.Que usam os usos e costumes como regra de fé e prática em igualdade com a Palavra de Deus. Ex.: Antes era proibido ter televisao ou assistir, hoje a assembleia alem de ter programacões em tv’s, tem propria tv, como era proibido ter ou ouvir rádio, hoje pode.É tanto não pode! Ex.: a praia, rádio, tv, etc… é do diabo. Hei! Quem criou a praia foi Deus, quem abençoa seu trabalho e abre portas e da condições para você comprar tv, rádio, etc… é Deus.Muitas esposas e filhos desses pastores hoje cortam e pintam os cabelos, fazem e pintam as unhas, usam colares, brincos, calças e tantas outras proibições absurdas que causavam exclusão algumas décadas atrás. Apesar de ser assembleiano sou contra os usos e custumes das assembléias e até de outras denominações que querem impor fardo,julgo pesado sobre os obreiros,membros e congregados, querendo estreitar demais a porta, sou contra os crentes santarrões, ditadores, hipócritas. Sou a favor da liberdade cristã, somos livres para seguir a Cristo e não o homem, temos a liberdade de Cristo, não usando da liberdade para pecar e causar escandalos, mais da liberdade de servir a Jesus com feliscidade e não com tristeza, opressão, chicote, cajado, acusações, desabafos, desaforos de líderes e irmãos santarrões que querem ser mais santos que Jesus, pessoas exclusivistas e egoístas que maltratam e machucam o povo de Deus, afastando-os dos caminhos do Senhor, muitas vezes sem volta. Vamos dar prioridade para a Palavra de Deus, ganhar almas para Jesus, pregar a verdadeira e genuina mensagem da cruz, e salvação em Cristo Jesus, Amém!

  11. Eri Carlos, o seu comentario foi escelente, diferente é assim continue assim. olha sou pastor e tenho enfrentado muitas guerras dessa forma sobre doutrina e uso e costume nao é facil pois as pessoas procuram versiculos ensolados para tentar colocara a biblia como uma fonte de apoio para seus desejos egoistas. a igrja de cristo faz a diferença não porque queremos ser melhor do alguem mas porque entendemos que a igreja de cristo é linda pelo brilho de cristo dentro dela. gostei. apaz do senhor. pr. jamilson miranda.

  12. Creio que o usos e costumes não vai levar ninguém ao céu, mas com certeza se praticamos usos e costumes do mundo iremos direto para o inverno. Ademais temos que fazer a diferança no for possivel desse sistema governado por satanas.

    Fiquem na paz!!!!

  13. Perguntas francas para os obreiros e membros das igrejas do liberou geral.
    Liberou geral é a frase que uso par me referir à liberação de usos e costumes que a Assembleia de Deus não aceitava, mas que agora estão dentro de nossas igrejas.

    1) Depois que foi liberado para as irmãs usarem calças, joias, maquiagem, elas estão lendo mais a bíblia orando mais e evangelizando mais do que fazia antes do liberou geral?
    2) Depois que foi liberado para os crentes de sua igreja fazer tudo que eles não podiam fazer antes do liberou geral, eles passaram a jejuarem mais, buscar mais os dons espirituais?

    3) Depois que entrou em sua igreja o liberou geral, os membros de sua igreja estão crescendo mais na graça e no conhecimento do Senhor (2Pe 3.18).

    Depois que entrou o liberou geral em sua igreja, os crentes passaram a ser mais inimigos do mundo, ou se tornaram mais amigos do mundo (Tiago 4.4)?

    A troca dos antigos bons costumes pelos os costumes dos não crentes trouxe a você maior comunhão com Cristo?

    Agora que entro o liberou geral, os membros de sua igreja passaram a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus (Mateus 6.33)?

    Conclusão.
    Infelizmente algumas de nossas igrejas aos poucos estão abandonando nossos bons costumes.
    Quer saber os motivos?
    Em primeiro lugar as esposas dos líderes dessas igrejas já estão praticando os costumes do mundo. As esposas desses obreiros são as primeiras a adotarem os costumes das mulheres que não tem compromisso com a bíblia.

    Em segundo lugar, os líderes dessas igrejas estão comedo de perderem membros para aquelas denominações, onde tudo pode, onde Deus só quer o coração.

    Em terceiro lugar, A liderança dessas igrejas está pensando mais em número do quer em qualidade. Quanto mais igreja cheia maior é o conforto financeiro desses líderes.

  14. se é pecado usar joias roupas luxosas como sapato pele de texugo entao Deus desviou a mulher simbolizando jerusalem alguem me explica Ezequiel capitulo 16 kkkkk!!

  15. Pingback: Usos e Costumes Defendidos Pelas Assembléias de Deus “no Brasil” « Assembléia de Deus – Bezerros (PE)

  16. Paz do Senhor Jesus!
    Ao entrar nesse site, deparei com o post “Usos e Costumes”, um tema um tanto polêmico, pois há algum tempo atrás, ou seja no tempo em que a sã doutrina era pregada com amor, ninguém contestava, pois era um povo simples, preocupados em obedecer e adorar o nome santo do Senhor e não tinham dificuldaes em obedecer a Palavra de Deus, fugindo da aparência do mal.

    Doutrina e Costumes

    Não se pode confundir Doutrina com Costumes, embora sejam muito parecidos na prática, porém distintos em significado.

    Doutrina – é o ensinamento bíblico divino de forma sistemática, normativo, imutável e final (O que está escrito na Palavra de Deus).

    Costumes – comportamento do crente, sua postura diante do mundo, com o objetivo de não acompanhar sua desenfreada decadência e imoralidade. O costume poderá sofrer alterações conforme a época.

    Pela doutrina somos identificados como cristãos, pelos costumes identificados como denominação.

    O costume não é doutrina, porém, a doutrina bíblica quando for corretamente interpretada gera bons costumes, que são indispensáveis à vida do cristão.

    “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”. (Filipenses 4.8-9).

    Aquele (a) que faz por dom de servir ao Senhor em Espírito e em verdade não tem dificuldades em obedecer à doutrina direcionada pela Palavra de Deus.

    Antes de iniciar o modesto estudo, se faz necessário relembrar que toda Escritura serve como guia de conduta para os cristãos.

    “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”. (II Timóteo 3 : 16)

    A Bíblia nos admoesta para nos santificarmos cada vez mais na presença do Senhor.

    Porquanto está escrito: “Sede santos, porque eu sou santo”. (I Pedro 1: 16)

    Ser santo é dar bom testemunho onde quer que esteja e ser conhecido como servos e servas do Deus vivo, não tendo nada do que se envergonhar.

    Há muita confusão entre doutrina e bons costumes. Alguns Exemplos:
    Doutrina: Exemplos bíblicos:

    “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos”, (I Timóteo 2: 9).

    Adereços de Ouro
    Os adereços, são acessórios usados para enfeite. Pedro faz menção ao ouro, Paulo fala também do uso de pérolas, as irmãs do primeiro século estavam se preocupando muito com a aparência exterior, e o uso de ouro e pérolas nas tranças não foi apreciado pelos apóstolos, e com certeza também o Senhor não apreciava.

    “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”. (I Coríntios 11:14- 15)”.

    Crescer: desenvolver, aumentar.
    Crescidos: cresce naturalmente e não é cortado

    Cabelos
    Qual deve ser a preocupação da mulher cristã com o seu cabelo? Se ela é vaidosa e corta curto o seu cabelo, para fazer penteados encaracolados, ela se parecerá mais com uma mulher que não vive os preceitos do Senhor do que com uma mulher cristã.
    O ensino bíblico é que a irmã deve usar cabelo crescido. Veja: I Corintios 11:14-15 Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo crescido? E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha (véu). Isso é doutrina bíblica.
    O Apóstolo Paulo ensina que o homem não deve usar cabelo crescido, mas a mulher deve ter o cabelo crescido, sendo que é a glória da mulher.
    Um exemplo específico de cabelos crescidos daquela época é quando Maria enxugou os pés do Senhor Jesus:
    “Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.” (João 12:3)
    Essa serva de Deus deixou o exemplo para todas a irmãs, o cabelo dela era crescido e comprido, e por isso podia enxugar os pés do Senhor Jesus com ele.
    O apóstolo Paulo cita outro exemplo sobre o comprimento do cabelo das irmãs: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso,” (1ª Tim. 2:9). Cabeleira frisada é uma tradução da palavra “plegma” do grego, e significa tranças, isso mostra que o cabelo das irmãs era comprido a tal ponto de se poder fazer tranças com eles.
    Conheço muitas irmãs que não deixam tesoura cortar seus cabelos e se sentem muito bem e de maneira alguma é por imposição do homem, mas por obediência a Deus. E não é feio a mulher ter seus cabelos naturais da forma que Deus a criou, é lindo e ainda mais é uma questão de obediência a sã doutrina. Por isso de maneira alguma devemos criticá-las.

    Bons costumes: Hábitos, particularidades.

    Vestuário
    A mulher usar uma saia ou vestido descente é um bom costume, diferenciando-a e até deixando-a mais feminina.
    Alguns dizem que a calça comprida para a mulher é “unixex” diferenciada, mas se olharmos por esse prisma teria que ter saia unixex para homem. Outros dizem que na Escócia os homens usam saias, mas nunca vi um Ministro da Escócia visitar o Brasil vestido de saia, e tão pouca saia unisex para homem.
    O que se referem é uma questão cultural, haja visto que não andam o tempo todo de saias. Da mesma forma é no Brasil, como por exemplo no Rio Grande do Sul há uma cultura de usar bombachas, no entanto, nem todos os gaúchos andam por aí desta forma.
    Nos banheiros públicos sempre há uma identificação do banheiro feminino com o desenho de uma mulher com saia e o homem de calça comprida.
    O cristão para o Senhor é muito mais que um ministro humano, pois é Ministro de Deus, um representante legal, uma testemunha do Senhor onde quer que ande.
    Para se entender o assunto, é importante destacar que a questão do uso de calça comprida pelas mulheres está baseada em dois pontos:
    1. Manter as mulheres com uma aparência diferente do homem;
    2. Não destacar as formas do corpo da mulher.
    Estes motivos tem o seu valor até hoje. No passado, o uso de saia ou calça comprida determinava se uma mulher os cumpria ou não. Os homens, ao usarem calças e as mulheres saias, poderiam facilmente ser distinguidos. Ao mesmo tempo, as longas e folgadas saias, cobriam o corpo sem chamar a atenção para ele. O corpo do homem não era explorado sensualmente, apenas o da mulher. Por isso, ela precisava estar bem coberta e ele não.

    É preciso entender que na Bíblia encontramos princípios doutrinários e costumes.
    Princípios doutrinários são as orientações imutáveis de Deus para Seu povo.
    Costumes – são as formas usadas para colocar em prática estes princípios.
    Os princípios nunca mudam, não importa o tempo. Os costumes variam de acordo com a época.
    As duas palavras que a Bíblia apresenta para descrever o princípio do vestuário cristão são: modéstia e decência. Independente da época, estes dois valores não podem ser esquecidos. Explicando melhor:
    Roupa Modesta – não tem por objetivo chamar a atenção, nem consome excesso de recursos.
    Roupa decente – cobre o corpo e não chama a atenção para ele.

    “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus”. (Deuteronômio 22 : 5)

    “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”. (Apocalipse 3 : 18)
    Creio que a Palavra de Deus é universal e atinge todos os povos e ela pode sim mudar costumes e tradições.
    Somos livres, sim livres do pecado para servir o Senhor em sinceridade de corpo, alma e espírito.
    Pedro faz menção ao aparato do vestuário, Paulo nos diz que elas usavam vestuário dispendioso. Essa preocupação com a aparência externa, sem dúvida não era a vontade de Deus. Além do que leva os maridos a se afundarem em dividas desnecessariamente.
    O adorno da mulher cristã não são essas coisas, mas o homem interior. O homem interior é essa nova criatura em Cristo Jesus que vive para Deus e se preocupa mais com a vontade de Deus. A mulher cristã deve cuidar sim da sua aparência, mas não pode esquecer as exortações da Palavra de Deus:

    a) Traje decente – (Kosmios)
    Outra tradução da palavra kosmios seria traje conveniente, um traje que convém a mulher que é salva, ela não deve se vestir como o mundo veste, porque não é do mundo, é uma serva de Deus, pertence ao Reino de Deus, e seus trajes devem mostrar a decência cristã. Deve evitar vestes que marcam as curvas do seu corpo, e despertam nos homens o desejo sexual.
    b) Se ataviem com modéstia.
    Aidos=sentimento de honra, reverência. Ausência de vaidade.
    Se ataviar com modéstia, é cuidar com o que veste, suas vestes não devem denegrir sua imagem de mulher cristã, pelo contrário deve trazer a ela um sentimento de honra, deve denotar uma ausência de vaidade. De forma que os homens e mulheres ao olhar para a irmã, sintam respeito e reverenciem ela como uma serva de Deus.

    c) Bom senso.
    A palavra grega é (Sophrosune) pode ser traduzida por estabilidade da mente – autocontrole – sobriedade. Se a irmã segue estes princípios, mantendo o bom senso nas vestimentas, com certeza não usará roupas mundanas que a identifica como uma mulher do mundo. Muitas irmãs repudiam o Velho Testamento porque ensina que não se deve usar vestes de homem. Mas é importante notar que o exemplo dado por Pedro é das irmãs do Velho Testamento. Observe que ela faz menção as santas mulheres de outrora (I Pedro 3:5), e cita o exemplo de Sara mulher de Abraão, mostrando que as crentes hoje são Filhas de Sara. (I Pedro 3:6).

    Os hebreus se diferiam nas vestimentas das hebréias. As vestes das hebréias eram mais compridas, com borda e franja suficientes para cobrir seus pés. A vestimenta exterior dos hebreus era, também utilizada como roupa de cama; e por isso um credor não podia conservar em seu poder depois do sol posto (Ex 2.26, Dt 24.12-13).
    Deus criou macho e fêmea (Gn 1.27), ficando evidente que Deus quer que haja distinção entre homem e mulher. No entanto homens e mulheres decaídos adotaram o homossexualismo e o lesbianismo (Rm 1.25-28), e ainda, articulam a expressão “unixex”, utilizada em larga escala, especialmente com referência ao vestuário, em uma afronta direta a criação divina e a ordenança bíblica.
    De acordo com a bíblia as mulheres não devem adotar os atavios de um homem e vice-versa.

    Irmã seja honesta diante de Deus, e obedeça a sua Palavra. Você será feliz e muito abençoada!

    Outro bom costume é o homem por uma roupa descente ou um terno para ir à casa de Deus o adorar. Será que ficaria bem ir de short ou calção, ou a mulher de mini-saia ou com roupa que venha causar a lascívia? Não está escrito que devemos cobrir a nudez?
    O engraçado que para cumprir a vontade do homem ou por estatuto interno da empresa, muitas vezes até com calor insuportável muitos trajam com ternos gravatas ou uniformes, mas reclamam quando é para se portar convenientemente na presença de Deus que é supremo a tudo e a todos.
    O que aconteceu com Noé quando se embriagou e ficou nu, não abençoou a Sem e Jafé e amaldiçoou a Cam Gn 9:22-27
    E quando os sacerdotes adentravam na tenda da congregação, Deus determinou que se ataviassem com decência, com túnicas e calções dos lombos até as coxas. Êxodo 28:39-43.
    É necessário que a sã doutrina seja preservada e devemos orar e pedir orientação ao Espírito Santo de Deus, pois nós sendo imagens do Deus vivo. Como será que Ele gostaria que nós trajássemos? Isto sem falar da veste espiritual, lavadas no sangue do cordeiro e resplandecidas no imitar de Jesus Cristo.
    O Senhor Jesus nos tirou das trevas para sermos luzes na face da terra e se não brilharmos o brilho de Cristo, estaremos sendo falhos na presença de Deus. Mas se o servirmos fielmente, obedecendo-o, estaremos sendo santificados.

    “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2:42).

    A amizade do mundo é inimizade contra Deus, conforme Tg 4:4.

    “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. (I Jo 2:15).

    Adornos e enfeites

    “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos”; (I Pedro 3:3).

    A palavra enfeite ou adorno traduzida do grego significa “kosmos” (mundo, ordem). Sendo assim o apóstolo fez uma a intenção de dizer que a ornamentação exagerada é sinônimo de mundanismo.
    A igreja primitiva matinha a posição de modéstia, evitando jóias e pinturas, demonstradas por referências históricas e bíblicas.
    Espera-se que em nossas igrejas as mulheres que fazem por dom de servir a Deus não usem brincos, jóias, colares, pulseiras, pinturas, argolas, colares batons ou qualquer outro adereço mundano, sendo considerado “vaidade pessoal”. As servas de Deus são modestas e castas e o que aparece é o brilho do Espírito Santo.

    “Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro”. (II Pedro 2 : 18)

    “Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no SENHOR”. (Salmos 31 : 6)

    Acerca do perigo de jóias e outros adereços há uma advertência em Gênesis 35.1-4. Os deuses das mãos mencionadas neste texto são amuletos que eram usados em forma de anéis e as argolas eram brincos usados nas orelhas pelas mulheres ou pingentes usados pelos homens.
    Os amuletos continham palavras sagradas ou figuras e imagens de um ou mais deuses pagãos, e era uma prática supersticiosa amplamente difundida no Oriente Próximo.
    Atualmente os colares, brincos, anéis e outros adereços, são vendidos em grande escala, onde contém em sua maioria símbolos da nova era e toda espécie de ocultismo e espiritualismo. Desta forma essa prática de cultuar deuses e estranhos entristece o Espírito Santo, sendo considerado além de vaidade também idolatria. (Gn 35.2)
    Cosméticos

    “‘Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela”. (II Reis 9 : 30).
    As mulheres egípcias e assírias usavam tinta como cosmético, sendo que coloriam as pestanas e as beiradas das pálpebras com pó fino preto umedecido em vinagre ou azeite.
    Essa prática era vista com desdém pelo povo hebreu, sendo que a pintura nos olhos é desdenhosamente mencionada em Jeremias 4.30 e Ez 23.40.
    Jezabel influenciou e corrompeu Israel, combinando os piores elementos de prepotência, violência, lascívia e vaidade. Além de ser idólatra era uma mulher imoral e foi transformada nas Escrituras em símbolo de iniqüidade e barbaridades femininas.
    Jezabel é um mal exemplo a não ser seguida de acordo com os registros bíblicos. (Ap. 2:20).

    Nudez: Gn 3:7-21; Gn 9:20-25; Ap 16.15; Ex 20:26; Ap 3:18; Hb 2:15; Is 3:17;
    Adornos/vaidades:Is 3:18; Pv 7:10; I Pe 3:3-5; II Pe 2:18; Jn 2:8; I Sm 12:21
    Lascívia (sensualidade)- Gl 5:19…; Is 3:16-24; Je 1:15; II Co 6:14.

    “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. (I Jo 2:15).

    Se verdadeiramente amamos a Deus, com certeza as coisas supérfluas são fáceis de ser abandonadas, tendo então uma vida casta na presença do Senhor, conf Tito 2:5 e I Pe 3:2.

    Conclusão

    Muitos dizem que os fatos citados pelo apóstolo Paulo era para aquele tempo e também questão de cultura, no entanto, as bênçãos e os dons servem para os dias atuais, isso não é um controvérsia?.
    Aquele que trabalha não dá trabalho e qualquer uso ou costume contrário ao ensino doutrinário deve ser enfaticamente rejeitado por agredir os princípios que conduzem ao caminho da salvação.
    Cremos que o evangelho é superior às culturas dos povos e um evangelho que não provoca mudanças não é evangelho. O evangelho do Senhor Jesus transforma pessoas e povos, como em Éfeso (At 19:17-10; em Corinto I Co 12:2; em Creta Tito 9:13 e desta maneira também em nossos dias, pois o Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

    “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (I Co 15:33)
    “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus”. (I Coríntios 11 : 16)

    Deus te abençoe! Eri Carlos

  17. Quando Jesus veio ao mundo já havia diversas repartições religiosas, Saduseus, Fariseus, Judeus, entre outros; contudo, todos foram reprovados por Jesus, pois zelavam do que era fútil e aparente, querendo eles “conduzir o povo à Deus” baseando-se em ordenanças que levavam ao sacrifício e não à obediência. O próprio Apóstolo Paulo, diga-se de passagem, outrora doutor da lei, diz em CL 2.20-23 “Se, pois, estais mortos com Cristo quanto as rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseis? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitose doutrina dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne”. Sendo assim Deus não vê a aparência, como diz em Sm 16.7 Portanto somos salvos pela GRAÇA e não por rudimentos doutrinários que são em grande maioria divergentes à Palavra de Deus.

  18. Graça e Paz da parte de Deus, irmão Elizeu !

    1 – Irmão, pelo amor de Deus, SER DIFERENTE não implica se diferenciar pelas ROUPAS “apenas” ! Isso é pura hipocrisia e desconhecimento das Sagradas Escrituras, mas não estou dizendo que é bom se vestir inadequadamente (sensualidade, escandalosa, etc.).

    2 – Ora ! Se não está escrito na Bíblia, então NÃO DEVE SER UMA COISA BOA, uma vez que a Palavra do Senhor é PURA, PERFEITA, INEFÁVEL, SUFICIENTE, BENDITA, SUFICIENTE, PODEROSA, etc. e tal.

    3 – Tudo que a Bíblia diz que é ERRADO, é errado e tudo que a Bíblia diz que é CERTO, é certo e PONTO FINAL (não colocarás, nem tirarás nada das Sagradas Escrituras).

    4 – Se vestir adequadamente é necessário.

    5 – É preciso ter discernimento do Senhor, EM TUDO.

    6 – Quanto aos usos e costumes, entendo que deveria haver maior discernimento das igrejas que os adotam, uma vez que vivemos num país tropical (muito quente) e certas roupas (em determinados horários e condições de clima) podem trazer danos à saúde e, por esta razão, tais usos e costumes (de roupa) deveriam ser flexibilizados.

    7 – Não concordar com as normas positivadas NÃO É PECADO, mas é preciso discernimento para posicionar-se, pois “não somos mais nós que vivemos em nós mesmo: É CRISTO, agora, QUE VIVE EM NÓS !!!

    Sois salvos pela graça e não pelos costumes (etc.).

  19. QUERIDOS A REALIDADE É UMA SÓ MUITOS CRISTÃOS NÃO QUER SER DIFERENTE DO MUNDANO E DIZER QUE ISO OU AQUILO NÃO É ERRADO PELO SIMPLES FATO DE NÃO ESTÁ ESCRITO NA BILBLIA É GRANDE ENGANO,PORQUE MUITA COISA NOS DIA DE HOJE É ERRADO E NO ENTANTO NÃO ESTA NA BIBLIA, ESTAMOS VENDO É FALTA DE TEMOR AI VEM DIZER QUE É FANATISMO DOS QUE CONSERVA OS BONS PRINCIPIOS CRISTÃOS,ENQUANTO O PASTOR NÃO ENSINA O CRISTÃO COMO DEVE ANDAR O MUNDO ENSINA BASTA VCS PRESTAR ATENÇÃO NOS ATORES DE FILMES NOVELAS E AS ULTIMAS TENDENCIAS DA MODA JA TODOS QUEREM SE ESPELHAR AI TA TUDO CERTO ENINGUEM PODE FALAR NADA.QUE ISSO MEUS AMADOS PENSE BEM A SALVAÇÃO É DE GRAÇA MAS A PORTA É ESTREITA E ESFORCAI POR ENTRAR PELA PORTA.

  20. Eu queria que alguém me esclarecesse que trajes os apóstolos usavam. E os mantos e túnicas não eram usados por homens? O que se usava por baixo dos mantos? Naquela época existia calça comprida do jeito que a vemos hoje? Quem pode me dizer à luz da Bíblia que a calça é e sempre foi realmente a roupa masculina de todos os tempos e o vestido a roupa feminina? Obrigada.

  21. Mas em Deuteronômio 22.5 diz que as mulheres não deverão usar trajes de homem.Portanto as trajes de homem é (calça).

  22. Pingback: Ainda sou do tempo… « Maluco por Jesus

  23. Pingback: Usos e Costumes Defendidos Pelas Assembléias de Deus no Brasil « Maluco por Jesus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s