Usos e Costumes Defendidos Pelas Assembléias de Deus no Brasil


VER: Usos e Costumes MALDITOS dentro das próprias igrejas (CLIQUE AQUI).

Usos e Costumes Defendidos Pelas Assembléias de Deus no Brasil

Definindo os Termos

Princípio

“Ato de principiar”. Causa primeira. Origem. Razão fundamental. Elemento que predomina na constituição de um corpo organizado. Ex.: Princípio da vida. Convicção. (Grande Dicionário Ilustrado – Novo Brasil. Ed. 1979).

“Começo. Causa, Origem. Razão fundfamental. Base. Preceito. Regra”. (Dicionário Álvaro Magalhães – E. Globo).

Princípios são bases estabelecidas por Deus para orientação da sociedade humana, que estabelecem parâmetros, dentro dos quais o homem é aceito e se relaciona com o Criador.

“Regras fundamentais e gerais de qualquer ciência ou arte. Ex.: Princípios fundamentais das Ciências, da Física, da Química, da Matemática, da Filosofia, …da Religião”.

Tradição

É a transmissão de ensinos, práticas, crenças de uma cultura de uma geração a outra. A palavra grega para tradição é paradosis, usada no sentido negativo (Mt 15.2; Gl 1.14); e também no sentido positivo (2 Ts 2.15). Quando se coloca a tradição acima da Bíblia ou em pé de igualdade com ela a tradição assume uma conotação negativa. Muitas vezes é usada simplesmente para camuflar nossos pecados. O problema dos fariseus e da atual Igreja Católica é justamente por receber a tradição como Palavra de Deus. Disse alguém: “Tradição é a fé viva dos que agora estão mortos, e tradicionalismo é a fé morta dos que agora estão vivos”.

Quando afirmamos que temos as nossas tradições, não estamos com isso dizendo que os nossos usos e costumes tenham a mesma autoridade da Palavra de Deus, mas que são bons costumes que devem ser respeitados por questão de identidade de nossa igreja. Temos quase 90 anos, somos um povo que tem história, identidade definida, e acima de tudo, nossos costumes sãos saudáveis. Deus nos trouxe até aqui da maneira que nós somos e assim, cremos, que sem dúvida alguma ele nos levará até ao fim.
 

A Resolução

“E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus”, Lv 20.26.

” – A 22ª Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, reunida na cidade de Santo André, Estado de São Paulo, reafirma o seu ponto de vista no tocante aos sadios princípios estabelecidos como doutrina na Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – e conservados como costumes desde o início desta Obra no Brasil. Imbuída sempre dos mais altos propósitos, ela, a Convenção Geral, deliberou pela votação unânime e dos delegados das igrejas da mesma fé e ordem, em nosso país, que as mesmas igrejas se abstenham do seguinte:

  1. Uso de cabelos crescidos, pelos membros do sexo masculino;
  2. Uso de traje masculino, por parte dos membros ou congregados, do sexo feminino;
  3. Uso de pinturas nos olhos, unhas e outros órgãos da face;
  4. Corte de cabelos, por parte das irmãs (membros ou congregados);
  5. Sobrancelhas alteradas;
  6. Uso de mini-saias e outras roupas contrárias ao bom testemunho da vida cristã;
  7. Uso de aparelho de televisão – convindo abster-se, tendo em vista a má qualidade da maioria dos seus programas; abstenção essa que justifica, inclusive, por conduzir a eventuais problemas de saúde; e
  8. Uso de bebidas alcoólicas.

Esta Convenção resolve manter relações fraternais com outros movimentos pentecostais, desde que não sejam oriundos de trabalhos iniciados ou dirigidos por pessoas excluídas das ‘Assembléias de Deus’, bem como manter comunhão espiritual com movimentos de renovação espiritual, que mantenham os mesmos princípios estabelecidos nesta resolução. Relações essas que devem ser mantidas com prudência e sabedoria, a fim de que não ocorram possíveis desvios das normas doutrinárias esposadas e defendidas pelas Assembléias de Deus no Brasil”.

O Texto

Atendendo parecer do Conselho Consultivo da CGADB encaminhado ao 5º ELAD, em 25 de agosto de 1999, a Comissão analisou à luz da Bíblia, de nosso contexto e de nossa realidade, expressando esses princípios numa linguagem atualizada.
O primeiro ponto que precisa ser expresso numa linguagem atualizada é a declaração: “sadios princípios estabelecidos como doutrina na Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – e conservados como costumes desde o início desta Obra no Brasil”. O texto não faz distinção entre doutrina e costume. O O Manual do CAPED, edição de 1999, CPAD, Rio, p. 92, diz:

” Há pelo menos três diferenças básicas entre doutrina bíblica e costume puramente humano. Há costumes bons e maus. A doutrina bíblica conduz a bons costumes.”

Quanto à origem

- A doutrina é divina
– O costume é humano

Quanto ao alcance

- A doutrina é geral
– O costume é local

Quanto ao tempo

- A doutrina é imutável
– O costume é temporário

A doutrina bíblica gera bons costumes, mas bons costumes não geram doutrina bíblica. Igrejas há que têm um somatório imenso de bons costumes, mas quase nada de doutrina. Isso é muito perigoso! Seus membros naufragam com facilidade por não terem o lastro espiritual da Palavra”.

A palavra grega usada para “doutrina” no NT é didache, que segundo o Diccionario Conciso Griego – Español del Nuevo Testamento, siginfica: “o que se ensina, ensino, ação de ensinar, instrução”.

 (Jo 7.16, 17; At 5.28; 17.19; e didaskalia, que segundo o já citado dicionário é: “o que se ensina, ensino, ação de ensinar, instrução”. O Léxico do N.T. Grego/Português, de F. Wilbur Gingrich e Frederick W. Danker, Vida Nova, São Paulo, 1991, p. 56,diz que didasskalia é:

 “Ato de ensino, instrução Rm 12.7; 15.4; 2 Tm 3.16. Num sentido passivo = aquilo que é ensinado, instrução, doutrina Mc 7.7; Cl 2.22; 1 Tm 1.10; 4.6; 2 Tm 3.10; Tt 1.9)”; e didache: “ensino como atividade, instrução Mc 4.2; 1 Co 14.6; 2 Tm 4.2. Em um sentido passivo = o que é ensinado, ensino, instrução Mt 16.12; Mc 1.27; Jo 7.16s; Rm 16.17; Ap 2.14s, 24. Os aspectos ativo e passivo podem ser denotados em Mt 7.28; Mc 11.18; Lc4.32”. Segundo a Pequena Enciclopédia Bíblica, Orlando Boyer, doutrina é “tudo o que é objeto de ensino; dïsciplina” (Vida, S. Paulo, 1999, p. 211).

À luz da Bíblia, doutrina é o ensino bíblico normativo terminante, final, derivado das Sagradas Escrituras, como regra de fé e prática de vida, para a Igreja, para seus membros, vista na Bíblia como expressão prática na vida do crente, e isso inclui as práticas, usos e costumes.

Elas são santas, divinas, universais e imutáveis.
Nos próprios dicionários seculares encontramos esse mesmo conceito sobre doutrina: “É o complexo de ensinamentos de uma escola filosófica, científica ou religiosa. Disciplina ou matéria do ensino. Opinião em matéria científica” (Dicionário Álvaro de Magalhães). “Conjunto de princípios de um sistema religioso, políticos ou filosóficos. Rudimentos da fé cristã. Método, disciplina, instrução, ensino” (Dicionário Ilustrado Novo Brasil, ed. 1979).

Costume

A Pequena Enciclopédia Bíblica, Orlando Boyer, define costume como “Uso, prática geralmente observada”. (p. 169). As palavras gregas usadas para “costume são ethos (Lc 2.42; Hb 10.25) e synetheia (Jo 18.19; 1 Co 8.7; 11.16).A primeira, de onde vem a palavra “ética”, significa costume com sentido de “lei, uso” (Lc 1.9). Não é biblicamente correto usar doutrina e costume como se fosse a mesma coisa. O costume é “Prática habitual. Modo de proceder.

Jurisprudência baseada em uso; modo vulgar; particularidade; moda; trajo característico, procedimento; modo de viver”. Os costumes visto pela ótica cristã, são linhas recomendáveis de comportamento. Estão ligados ao bom testemunho do crente perante o mundo. Estão colocados no contexto temporal, não estão comprometidos diretamente com a salvação.

Os costumes em si são sociais, humanos, regionais e temporais, porque ocorrem na esfera humana, sendo inúmeros deles gerados e influenciados pelas etnias, etariedade, tradições, crendices, individualismo, humanismo, estrangeirismo e ignorância.

Convém atualizar essa redação omitindo a expressão “como doutrina”, ficando assim: “sadios princípios estabelecidos na Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – e conservados como costumes desde o início desta Obra no Brasil”.
Quanto aos 8 princípios da Resolução, uma maneira de colocar numa linguagem atualizada é:

  1. Ter os homens cabelos crescidos (1 Co 11.14), bem como fazer cortes extravagantes;
  2. As mulheres usarem roupas que são peculiares aos homens e vestimentas indecentes e indecorosas, ou sem modéstias (1 Tm 2.9, 10);
  3. Uso exagerado de pintura e maquiagem – unhas, tatuagens e cabelos- (Lv 19.28; 2 Rs 9.30);
  4. Uso de cabelos curtos em detrimento da recomendação bíblica (1 Co 11.6, 15);
  5. Mal uso dos meios de comunicação: televisão, Internet, rádio, telefone (1 Co 6.12; Fp 4.8); e
  6. Uso de bebidas alcoólicas e embriagantes (Pv 20.1; 26.31; 1 Co 6.10; Ef. 5.18).

Os itens 2 e 6 foram colocados num mesmo item, pois se trata de um mesmo assunto. Colocamos referências bíblicas porque os nossos costumes são norteados pela Palavra de Deus. Precisamos ter consciência de que os nossos costumes não impedem o crescimento da Igreja.

Hoje em dia há igrejas para todos os gostos, mas nós temos compromisso com Deus, com sua Palavra e com o povo. O objetivo de conquistar as elites da sociedade em detrimento de nossos costumes e tradições não é bom negócio.

Isso tem causado muitos escândalos e divisões e não levam a resultados positivos. Somos o que somos, devemos aperfeiçoar as nossas estratégias de evangelismo e não mudar arbitrariamente os nossos costumes, pois isso choca a maioria dos crentes. Criar novos métodos para alcançar os pecadores, isso sim, para que o nosso crescimento possa continuar.

Falta de crescimento

Outro ponto que convém ressaltar que a falta de crescimento de algumas igrejas não é pelo fator usos e costumes, como muitas vezes tem sido enfatizado nas AGOs da CGADB, como foi ressaltado no 5º ELAD, pois mais de 85% dos líderes das Assembléias de Deus reconhecem a necessidade de preservação de nossas tradições, usos e costumes e de nossa identidade, mas sim, por falta de visão e de objetivos de seus líderes.

Essa deficiência pode ser vista e comprovada dos dois lados, tantos dos favoráveis às mudanças como com os que querem manter o mesmo sistema histórico das Assembléias de Deus. O crescimento da igreja, à luz da Bíblia, é conseqüência de evangelismo, discipulado e oração; e o avivamento, fruto de jejum, oração e de arrependimento, e não resultado de usos, costumes e tradição.

em tudo que é extra bíblico é anti-bíblico. Nem tudo que nos interessa é condenado e pecado. Não podemos julgar ou condenar outros grupos porque adotaram liturgias estranhas e costumes diferentes dos nossos, e nem alcunhar nossos companheiros de ministério de liberais, pois “liberal” é uma palavra ofensiva.

Os liberais sãos os que não acreditam na inspiração e autoridade das Escrituras, os que negam o nascimento virginal de Jesus, não reconhecem a existências de verdades absolutas. Discordar deles é uma coisa, mas agredir é outra muito diferente, e fere o espírito cristão do amor fraternal.

Devemos, sim, preservar os nossos costumes.
A salvação é um ato da graça de Deus pela fé em Jesus. A Bíblia ensina que somos salvos pela fé em Jesus (Rm 3.28; Gl 2.16; Ef 2.8-10; Tt 3.5). Todos os crentes são salvos porque um dia ouviram alguém falar de Jesus e creram nessa mensagem. Ninguém fez nada, absolutamente, para ser salva, a não ser a fé em Jesus. Como conseqüência da salvação temos o fruto do Espírito (Gl 5.22).

A vida de santificação é resultado da nova vida em Cristo, e não um meio para a salvação. Cristianismo é religião de liberdade no Espírito e não um conjunto de regras e de ritos. Acrescentar algo mais que a fé em Jesus como condição para salvação é heresia e desvio da fé cristã (Gl 5.1-4). Mas, ir além da liberdade cristã, extrapolando os limites é libertinagem (Gl 5.13). A fé cristã requer compromissos e por isso vivemos uma vida diferente do mundo, do contrário essa fé seria superficial e não profunda, como encontramos no apóstolo Paulo (Gl 2.20). Não existe instituição sem normas, nós temos as nossas.

Quando os gentios de Antioquia se converteram à fé cristã a igreja de Jerusalém enviou Barnabé para discipular aqueles novos crentes (At 11.20-22). Ele Entendia que os costumes só devem ser mantidos quando necessários, pois ensinar costumes, culturas e tradições como condição para salvação, é heresia e caracteriza seita. Barnabé sabia que a tradição judaica era mais uma forma de manter a identidade nacional e que isso em nada implicaria na salvação desses novos crentes, portanto, não seria necessário observar o ritual da lei de Moisés (At 15.19, 20).

Os judeus não eram mais crentes do que os gentios por causa dos seus costumes e nem consideravam os gentios menos crentes do que eles. Pedro pregava aos judeus o “evangelho de circuncisão”, enquanto Paulo o da “incircuncisão”, ou seja, Pedro pregava aos judeus e Paulo aos gentios (Gl 2.7-9). Não se trata de dois evangelhos, mas de um só evangelho, apresentado de forma diferente. Isso é muito importante porque as convicções religiosas são pessoais e o apóstolo Paulo respeitava essas coisas. Havia os irmãos que achavam que devia guardar dias e se abster de certos alimentos, outros consideravam iguais todos os dias e comiam de tudo (Rm 14.1-8). Ele não procurou persuadir a ninguém dessa ou da outra maneira.

Diante disso, aprendemos que nenhum pastor deve persuadir o crente para deixar de observar os costumes da igreja. Isso é algo de foro íntimo. Da mesma forma, um não deve criticar o outro, porque o que ambos fazem é para Deus, além disso, o apóstolo via que se tratava de uma questão cultural (Rm 14.6-10). Proibições sem a devida fundamentação, principalmente bíblica, é fanatismo. Quem faz de sua religião o seu Deus não terá Deus para sua religião.

Isso nos mostra que o nossos costumes não são condição para a salvação, eles devem ser mantidos para a preservação de nossa identidade como denominação. Não devemos criticar os outros e nem forçar ninguém a crer contra suas próprias convicções religiosas. Há pastores que agridem o rebanho e desrespeitam seus companheiros porque querem demolir nosso patrimônio histórico-espiritual a todo custo. Deus quer a Assembléia de Deus como ela é, na sua maioria.

 As outras denominações foram chamadas como elas são, é assim que Deus quis, Ele é soberano. O mesmo Jesus que chamou Mateus disse para outros que não o seguisse. A vontade de Deus para a minha vida não a mesma para a vida de outras pessoas. Embora todos nós estejamos na direção e vontade de Deus, porém com chamadas diferentes.

Fonte: www.cgadb.com.br

Clique aqui para ler as opiniões contrárias – NÃO AO LEGALISMO !

About these ads

169 thoughts on “Usos e Costumes Defendidos Pelas Assembléias de Deus no Brasil

  1. Irmã Sônia
    É muito feio falar mal da própria Igreja!
    É claro que todos nós daremos contas ao Senhor, inclusive a irmã.
    Conheço muitos pastores que deram suas vidas de dedicação e trabalhos sem ter o coração desviado para o comércio.

  2. Amados , todas as culturas das nações antigas e novas produziram crenças que foram representadas por costumes, e não existe ética (costume) que não tenha um princípio espiritual. Antes de discursar sobre “costumes” seja qual for é importante procurar a matriz do pensamento que gerou aquilo, Ou seja, a motivação. Dentro dessa ideia , como cristãos bíblicos devemos procurar saber como Deus vê cada ética produzida ao longo da história da humanidade. Por exemplo: Deus proibiu que os sacerdotes israelitas cortassem o cabelo apenas no topo da cabeça. “Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça…” (Levítico 19:27) Se fizermos uma análise mitológica das nações em volta de Israel e a matriz de suas crenças, descobriremos que esse era o costume dos sacerdotes de Baal. Somente Deus conhece os corações. Baal não tinha este poder, então exigia esse costume afim de saber que os seus sacerdotes ainda estava dispostos de coração a fazer mediação entre ele e os cananeus. Qualquer que observasse um israelita andando nas ruas com o topo da cabeça raspada o identificaria com um pagão sacerdote de Baal. Entretanto a luz de Deus deve brilhar em nós em todos os sentidos. “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. “Mateus 5:16
    O problema é que todo mundo quer glorificar a Deus sem se preocupar se a origem de seus costumes tem origem nEle. O ego anda atrapalhado a verdadeira adoração.

  3. Em quanto o povo de DEUS luta entre se?! as pessoas estão necessitando de JESUS CRISTO, parem de como cada pessoa deve andar,cada um vai prestar conta com DEUS no grande dia!!faça o que o SENHOR nos chamou pra fazer ide por todo o mundo pregai o evangelho a toda criatura.
    Os filhos de DEUS não deve se atacar um ao outro por pontos de vista ou costume viva bem se não se condena? mais faça o que CRISTO fez aqui na terra foi levar as boas novas que são: salvação para o mundo e não divisão no meio do povo de DEUS.
    Ufa!!! parem em nome de JESUS CRISTO com tanta besteiras.

  4. Paz irmãos.

    Em primeiro lugar advirto que é mais interessante fazer uso de uma melhor argumentação para o embate do que apenas ” uso porque sou obediente ao meu pastor ” ”ou porque eu sempre aprendi assim mesmo” etc.

    Observem que o povo de Beréia examinavam e conferiam tudo que os apóstolos anunciavam nas escrituras (Atos 17: 10-11). Sobre o assunto mencionado é preciso separar a priori ” doutrina de usos e costumes”. Vejam:

    * Quanto à origem: A doutrina é divina. O costume em si é humano.
    * Quanto ao alcance: A doutrina é geral. O costume em si é local.
    * Quanto ao tempo: A doutrina é imutável. O costume em si é temporário

    Posso citar uma infinidade de textos que mencionam o excessivo uso de adornos e adereços pelos servos de Deus a luz da bíblia e que isto por exemplo não era abominação aos olhos de Deus.

    O QUE OS HOMENS E AS MULHERES DA BÍBLIA USAVAM?

    Os homens e as mulheres da Bíblia se enfeitavam e não era pouco. Eles usavam muitos adornos em várias partes do corpo. A seguir listamos alguns:

    3.a- Os homens usavam:

    · Anéis e colares (Gn. 41: 42; Ex. 35: 22; Et. 8: 2; Dn. 5: 29; Lc. 15: 22);

    · Brincos (Ex. 32:2-3);

    · Braceletes (Ex. 35: 22; 2Sm. 1:10);

    3.b-As mulheres usavam:

    Pendente, pulseira (Gn. 24: 22, 47);
    Braceletes, colares (Ez. 16: 11);
    Brincos, coroa na cabeça (Ez. 16:12);
    Anéis no tornozelo (Is. 3 18);
    Cadeias para os passos (Is. 3: 20).

    Vejam também mais dois exemplos:

    Êx. 3: 21-22- Deus diz que quando os israelitas saíssem da escravidão no Egito pedissem aos egípcios jóias e roupas para seus filhos usarem. Isso não aconteceria se os israelitas não usassem jóias e se Deus fosse contra as mesmas.

    Êx. 35 4-5, 20-22, 30- 36:3- Veja que os objetos do Santuário que Deus mandou Moisés construir para ser sua casa de adoração, foram feitos cm as jóias do povo. Se jóias fossem algo pecaminoso Deus as usaria na Sua casa?

    Em suma a salvação é mediante a graça, se condicionarmos a mesma aos usos e costumes tão frequentemente utilizados por algumas denominações tradicionais, então o sacrifício de Cristo seria em vão, visto que as próprias leis mosaicas ou pelo estereotipo já saberíamos quem seria salvo ou não.

    Abraços!

  5. a verdade é que requesitos impostos pela igreja nao vale nada quando a pessoa nasce de novo ai esta a diferença, tem temor de DEUS no coraçao ai o espirito santo guia este homem esta mulher, embora muintas igrejas pisan na biblia fazem suas propias ideias a verdade é vao ficar tudo para grande tribulaçao´; sem o sinal que e o espirito santo nao tem arrebatamento.

  6. a paz do Senhor Jesus irmão li os comentários acima é nem parece ser uma coversa de salvos em Cristo comentários raivosos Jesus não os ensinou a mansidão a paz o amor o obedecer ao ungido do SENHOR meus irmãos se a algo no regulamento de doutrina e costumes da assembleia q os desagrada ajoelhe-se diante de Deus e peça ELE direção não contenda com pastores ou irmãos antes busque a unção do ESPÍRITO SANTO antes santifique suas vidas JESUS sofreu por mim e por vc meu irmão não pra q venhamos destruir o bom convivio com o irmão mas q sejamos amigos se descordamos ou não de algo busquemos em oração pq a oração de justo age muito em seus efeitos.q todos estejam em paz e q da mesma forma semeiem a paz e obedecam as autoridades de DEUS.

  7. Irmã Madalena, seu comentário é irretocável, é a essência do que prevê na Bíblia, o resto é conversa fiada de quem quer impor suas convicções de cunho duvidoso, em desacordo com a sã doutrina ( se está na Bíblia é doutrina ). Há uma gama de pessoas levianas, que querem continuar escrevendo a Bíblia, vindo com isso pretendendo adaptá-la ao seu modo de vida e não se convertendo de sua maneira vã de viver, se esquecendo de que a mesma é um livro SELADO, portanto, fechado à quaisquer acréscimo ou supressão do texto sagrado, sujeitando-se ás penas Apocalípticas quem adulterar o Cânom Sagrado.

  8. Infelizmente os “crentes” que gostam de se misturar com o mundo dizem:”roupa não leva ninguém ao Céu”. Concordo plenamente, não leva para o Céu, mas sim para o inferno, se não estiver conforme a vontade de Deus. Muitos crentes acham que devem vestir-se decentemente apenas dentro do templo, saem dali e vão para as piscinas ou praias, em trajes menores, na presença de estranhos ou dos próprios filhos, mães, pais, etc.
    A Bíblia nos manda vestir-mo-nos decentemente, mas não menciona onde e isto quer dizer que devemos fazê-lo em todos os lugares.Claro que ninguém é perfeito e, para isto, existem os pastores para ensinar a Igreja, se o o fizerem, darão conta a Deus.

  9. Caro amigo, que Deus tenha misericordia de sua alma com esse pensamento voce ja disse qual o motivo de ir a igreja observar as roupas das irmãs. Eu apenas a veria que no momento de Deus ele iria muda-la. Voce vai p igreja cobichar. MISERICORDIA. iGUAL A VOCE TEM MUITOS DENTRO DAS IGREJASe. Falso crente, podridão das igrejas

  10. Eduardo você já leu a Bíblia ????? Então imagine você indo para a igreja com a sua família e derre pente senta uma mulher com salto mega alto, de saia curta, com as unhas pintadas de cores chamativa, com um brinco enorme, cheia de pulseiras, e com uma blusa coladinha, o que você faria ?? Eu sei que roupa não salva ninguém, mas porem temos que ter reverencia na casa de Deus. E eu teno certeza que quando você vai para a igreja você sempre escolhe fazer o seu melhor, não para se mostrar mais sim para agradar Deus.

  11. ROUPA NÃO SALVA!!!
    Mt5. 28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
    Jesus quer que nos olhemos, para o nosso próximo com pureza. E como é que você quer que olhem para você com pureza, se você se vestir de uma forma impura? Como é que Jesus vai ver seu coração com tanta carne do lado de fora? LASÇÍVIA É PECADO, GL5:19.
    ROUPA NÃO SALVA, MAS POR CAUSA DA VAIDADE DE LASÇÍVIA UMA PESSOA PODE PERDER A SALVAÇÃO.
    A PAZ DO SENHOR!!!.

  12. aceitei a cristo como meu único e sulficiente salvador na Assembleia de Deus em 1999. Procuro obedecer tanto a Deus quanto ao pastor! Aprendi acerca de usos e costumes e procuro ver se estou seguindo tanto a doutrina e os bons costumes da assembleia de Deus pois sou assembleiano se fosse batista ou outro seguiria os costumes dela da mesma forma que sigo na assembleia.No minha visão o membro não é inocente sabe a doutrina e os costumes cabe a ele se decidir .Nunca encontei na Bíblia que usar isso ou aquilo é pecado refiro me ao que já citaram. Aprendi que devo ser obediente as lideranças que Deus constituiu na obra inclusive o pastor e sei que desobediencia é pecado e para Deus não existe pecadinho ou pecadão pecado é pecado. Procuro seguir a doutrina e os costumes da assembleia pois sou assembleiano e entendo que fazendo assim também estou sendo obediente tanto a doutrina quanto os costumes .Cada um é responda por si!

  13. Que a paz do senhor esteja com os irmãos. Venho postar um assunto que estou em dúvida, se alguém puder me ajudar agradeço. Sou menbro da Assembleia de Deus, li os comentários abaixo e fiquei preoculpado. Tem se falado muito inclusive na Igreja que frequento hoje, em vestimentas, comportamento de evangelicos principalmente das mulheres de igreja, existe igrejas dentro da própria Assembleia de Deus que proíbem as irmães de usar um batom, brinco e roupas que julguem sensuais ora meus queridos isso é pura ipocresia, na verdade quem não gostaria de ver a esposa bem arrumada bem bonita e mulher gosta de vaidade ao invés de criticar essa ou aquela irmã que se preoculpa em prestar um culto a Deus com oque ela tem de melhor deveriamos elogiar, na verdade samos todos vaidosos inclusive os homens, um grande exemplo disso, recentemente o PASTOR SILAS MALAFAIA, que considero um dos maiores conhecedores da palavra de Deus um dos homens mas intelectual da história da Assembleia de Deus colocou implante de cabelos para melhorar a aparência e aí, não samos todos vaidosos. Então meus irmãos vamos acabar com essa besteira que mulher da igreja tem que andar mulambada vestida como caipira, deixa a ipocresia de lado e vamos para igreja somente para adorar a Deus. “ROUPA NÃO SALVA NINGUÉM”.

  14. Se fosse para conservar os bons custumes, teríamos que regredir no tempo de JESUS, usando os costumes daquela época, inclusive as vestes. VC não ententeu minha tese deve ser mais um desses fanáticos, que se nomeia pastor para criar doutrina própria fazendo coltos em sua própria casa, com lavagem cerebral, naqueles que o seguem, cuidado com essa prática (FALSO PROFETA), JESUS está voltando, o unico dígno de nos julgar e de nossa adoração. Sua mente é pobre. Que Deus o abençoe.

  15. ..CONSERVAI OS BONS COSTUMES, SE VC NÃO QUE VAI PARA OUTRA DENOMINAÇÃO.
    … “TODAS COISAS ME SÃO PERMITIDAS, MAIS NEM TODAS ME SÃO LICITAS”..

  16. Quando o pensamento da grande maioria dos Assembleianos cumprirem coração o 1º e 2º mandamento. “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS e AMAR AO PRÓXIMO COMO A SÍ MESMO”, não tratarem a palavra de Deus para benefício próprio ou vaidade, soberba e ipocresia, seremos cumpridores da palavra do senhor.

  17. Tenho certeza que Deus não está feliz, da forma que a Assembleia de Deus tem como visão o Evangelho, as importâncias que são dados as coisas inúteis.

  18. O que tem que acabar é com essa vergonheira politica dentro da assembléia de Deus. Aí a igreja vai crescer.

  19. GENTE PELO AMOR DE DDEUS,USO E COSTUMES NAO SALVA E NEM LEVA NINGUEM A PERDICAO.AGORA É CLARO, NAO COMBINA COM A SENSUALIDADE E IDOLATRIA.AS PESSOAS FALAM DO QUE PAULO DISSE:TUDO ME É LICITO MAS NEM TUDO CONVEM QUE EU FAÇA,MAS ELE AQUI NAO DEFINIU,MAS AS PESSOAS SE ESQUECEM QUE O PROPRIO PAULO TB DISSE EM ROMANOS :C.14 V.APARTIR 13 A LIBERDADE CRISTÃ,LEIA COM OBSERVAÇOES.ELE FALA DE COMIDA É SO UM TERMO DE COLOCAÇAO,NAO SO SE REFERINDO A ISSO.

  20. Roupa não salva ninguém quem salva e Jesus Cristo. Então quer dizer se Jesus voltar e eu estiver tomando banho não serei salvo? Besteira e fanatismo uma pena daqueles que são manipulados com essa doutrina, Jesus morreu na cruz para livrar-mos de todo pecado e de todo sacrifício. Se querem saber não sou impio sou da Assembleia de Deus de São Gonçalo não sirvo a Pastou sirvo a Deus.

  21. Se os senhores que se dizem sábios e conhecedores da palavra, podem me explicar. Porque os homes de maior confiança de Deus como DAVI, SANÇÃO o proprio NOÉ, que virou um alcolatra depois de servir a Deus e outros mais, bebiam bebidas alcolicas até caírem e agora a Assembleia de Deus quer me enviar goela abaixo que bebida é pecado pela bíblia e que hoje algumas denominações justamente e tradicionalmente celebram a santa ceia com vinho.

  22. Antes que me esqueça, vale frisar o conteúdo de ROMANOS 14
    2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
    3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
    5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus.
    12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
    13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
    14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
    15 Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.

    VAMOS OBSERVAR PRINCIPALMENTE O VERSO 15, o texto é claro em tudo, mas o 15 nos revela algo que vai de encontro aos nossos argumentos, TEM COISA QUE NÃO É PECADO, MAS SE ISTO ESCANDALIZA O NOSSO IRMÃO, TORNA-SE PECADO.

  23. então…. a questão é que é que não fui específico, quando eu disse “… com argumentos sólidos…”, quis dizer com a Bíblia.
    Bom, vejamos, o que acontece é que tem gente que molha os pés na praia, e saí acreditando que conhece o oceano… o “achismo” o que eu acho não interessa e não adianta dizer coisas lá do inferno (porque eu nunca estive lá e nunca estarei porque Romanos 8:1 diz que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo), mas não adianta eu falar quando a Bíblia não fala. Mas agradeço os que postam e tentam ajudar a esclarecer as verdades, mas continuo com a questão, por exemplo, o homem andar de bermuda é pecado, bom entendemos que a calça e bermuda a única diferença é que mostra a canela, ou não? Mas porque cargas dágua a mulher pode mostrar a canela e o homem não? Não precisa responder “com raiva” e nem com brutalidade, basta responder de maneira simples e com mansidão, não é assim que se comporta um salvo?

  24. A verdade é que muitos estão procurando um evangelhozinho barato onde se pode andar de bermuda, e usar regatinha, mini saia , roupa transparentes coisas lá do inferno. Vão orar e pedir direção do Espirito Santo.

  25. Prezado Pastor Leandro Linhares
    Interessante sua forma de raciocínio…”se tua igreja tem o costume de conservadora e voce nâo o faz!saiba que sua desobediencia vai levar vc direto para o inferno…”, até entendo que a Igreja tem certa autoridade dada pelo Senhor, porém devemos entender o que é esta autoridade (ela é porta por qual se dá conhecimento do Evangelho), ademais toda a autoridade pertence ao Senhor Jesus.
    Me ajude caso meu raciocínio estiver errado, neste caso conforme vc afirma, se a igreja “cria” um costume e tal costume não é observado e a pessoa vai direto para o inferno, então a igreja tem o poder de condenação e obviamente de salvação, nesta sua afirmação como fica Romanos 8:1 – nenhuma condenação há para os que estão em Cristo. Pois se a igreja pode condenar ou salvar então podemos descartar o Senhor Jesus.
    Estou dizendo isso porque este pensamento de desobediência e rebelião também era meu discurso, até surgir este questionamento.

  26. Não estou aqui para discutir, mas gostaria se alguém (com argumentos sólidos) pudesse me ajudar. Tenho algumas dúvidas com relação aos costumes. Podem me perguntar: porque não pergunta ao seu pastor local? A questão é que não quero que entendam que quero implantar algo novo na Igreja ou querer mudança sem base.
    Mas participei de um estudo bíblico local onde o pastor pregava que “doutrina bíblica” era diferente de “costumes”, perguntei se “costume” era questão de salvação? A resposta, foi que seria abordado tal questão na segunda parte do estudo na outra semana, quando não pude estar presente. Além do mais no site da CGADB, consta algumas questões que me geraram dúvidas. consta no site (CGADB)
    – costume é local, temporário e humano.

    bom vejamos: se é local, então a IEAD de uma cidade vizinha nossa liberou a calça para irmãs, então ela não fere nada, ou seja, as irmãs de lá podem usar calças sem nada que as condene. Se é temporário, então algo hoje condenado pode amanhã não ser mais, por exemplo o que aconteceu com o aparelho de TV que no passado era pecado, hoje não é mais. Se é humano, então é falho, pois todos os projetos humanos são falhos.

    Até aí tudo bem. A questão que eu não consigo entender é se o Evangelho pode ser mudado de uma cidade para outra, ou seja, o evangelho se molda a nós, ou nós nos moldamos ao Evangelho? Se o que ontem era pecado pode deixar de ser pecado, há variação em Deus? Deus pode tem um pensamento hoje e amanhã mudar de ideia? O salário do pecado que era a morte, pode desvalorizar?
    Se é humano,então a Bíblia (Palavra de Deus) não é suficiente, ou seja, tem que ser complementada?
    Imagine um irmão que faleceu nos anos 80, quando era proibido ter o aparelho de TV em casa (caixão do diabo) diante do Senhor (Tribunal de Cristo ou no Juízo Final diante do Trono Branco) sendo colocado à esquerda para condenação por que tinha uma TV em casa e outra pessoa que vive em 2013 do lado direito sendo recebido aos céus mesmo com uma tv em casa? Ele ouvindo apartai de mim maldito (porque tinha um televisor) e outro ouvindo vinde Bendito, possua por herança o reino (mesmo tendo um televisor) – a não ser que argumente que a tv de 2013 era de led e a dos anos 90 era de tubo.
    Ou então alguém ser condenado, simplesmente por que mora na cidade “A” e outro com a mesmíssima atitude ser salvo porque mora na cidade “B”.
    Bom, se a resposta é que o costume não é questão de salvação, apenas nos ajuda em questão de santidade, o que diremos para aqueles que não podem se batizar, se não se submeter aos costumes, que não podem ter “liberdade” para um louvor, que não pode cear, etc?
    Certo dia, o pregador pregando sobre o uso da calça, relacionou a prostitutas, a questão é que tinha 3 mulheres visitando a Igreja, inclusive, uma muito conhecida minha, 2 não voltaram mais. E daí?

  27. de que adianta a pessoa ta indo pra uma igreja eu que não gostaria de olhar as pernas de crente a igreja catolica tem mais doutrina doque a igreja evangelica

  28. Acredito que os costumes são necessários, serve para identificação de um povo, nos abstendo de todo e qualquer preconceito, mas logo se sabe de qual denominação se congrega assim que se olha para a aparência e o vocabulário.
    Como em todas as áreas temos formas de se vestir diferentes.

  29. li este comentário “…amo a minha igreja, pq eu conheço uma crente de la a mil metros de distacia!…”, me lembrei de Samuel quando foi ungir o “novo” rei de Israel em substituição a Davi. Quando chegou viu a Eliabe e disse consigo: “É este o ungido…” só que não era!!!!!!!!!! O olhos engana meu caro! Nunca faça um julgamento com o seu olhar, pois ele é humano. Mas Deus conhece e muito “os seus”.

  30. o Brasil é um país com diversos costumes e cultura e todos tem o direito de fazer suas escolhas mesmo sofrendo as críticas , isso vai acontecer sempre no Brasil . diante do quadro me identifico com a Assembléia de Deus mais não obrigamos as pessoas a serem membros de nossas igrejas , não me acho superior as demais denominações , amo os costumes de nossas igrejas , mais todos devem escolher não precisamos discutir e nem brigar , essa não é a vontade de Deus eu dou graças a Deus que existam tantas denominações do contrário muitos iriam para o inferno porque o Homem só consegue liderar um determinado grupo e todos vão concordar , só Jesus vai conseguir liderar todo o seu povo , até la e Deus os abençõe

  31. Eu não aceito certos tipos de roupas nas igrejas, pois temos que andar em Santidade,JESUS nos quer santo e santo teremos que ser abdicando este mundo de trevas e seguindo o que JESUS nos deixou para pregar a PALAVRA que fora dita por ELE.Está acontecendo nas igrejas que os pastores não pregam mais sobre costumes e doutrinas, simplesmente querem a igreja cheia e dízimos altos. A PAZ DO SENHOR PARA TODOS.

  32. toda essa questão de usos e costumes,se resume no que cada grupo ou comunidade cristã entende da interpretação da bíblia em relação ao assunto, aqui abordado,chamo a atenção dos crenes, para o que esta escrito no jornal mensageiro da paz,jornal publicado pela,(casa publicadora das assembleias de deus),editora e gráfica da convenção geral das assembleias de deus no brasil,em seu credo de número 2 está escrito o seguinte:cremos na inspiração verbal da bíblia sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e caráter do cristão. 2º timóteo 3:14-17.,no entanto encontramos uma discrepância no que diz o credo da convenção geral das assembleias de deus no brasil,com relação ao estatuto da igreja assembleia de deus em pernambuco,vejamos então:estatuto da igreja assembleia de deus em pernambuco,preâmbulo: nós membros (ainda que nenhum membro tenha participação na elaboração e aprovação-aqui em pernambuco nós os membros não temos voz nenhuma,sou membro ha mais de 30 anos) da igreja evangélica assembleia de deus em pernambuco,tendo por fundamento a bíblia sagrada,a tradição e os bons costumes(tradição e bons costumes não são doutrinas e nem podem ser invocadas e/ou ,alegadas como regra de fé para nenhum cristão,em época nenhuma)preconizados na doutrina dos apóstolos(aqui mais uma vez,,vemos usos,costumes e tradição sendo colocados como doutrinas dos apóstolos,o que mais os apóstolos combatiam era os usos e costumes que os ajudaizantes queriam impor aos gentios convertidos ao evangelho) nem todos os membros da igreja assembleia de deus em pernambuco concordam com este preâmbulo, e nem o praticamos como regra de nassa fé.

  33. sandreane
    concordo com alguns pontos acima citados pelos irmãos, em sentido de chamar a atenção sobre calça e saia, então os irmãos de outras congregações não vão para o céu? porque as irmãs vestem saia e mostram suas pernas e os irmão não podem usar shorte? também pintam o cabelo de louro e preto muitas são dirigentes de circulo de oração e ai? a bíblia diz que tudo debaixo do sol é vaidade, outra coisa a questão do uso de jóias , só que o bezerro de ouro foi feito com o que? e as mulheres santas se arrumavam . então acho que está na hora de reaver alguns pontos de acordo com a bíblia sem fugir dos usos e costumes e diferenciar o que é doutrina de homem e doutrina segundo a bíblia.

  34. os irmãos da AD. estão chateados em ver os lideres aplicarem diSciplinas nos humildes que por ventura venham a errar, mas se for PEIXE GRANDE fazem vista grossa.por isso e muito mais estao indo servir a deus conosco na CCB.
    a paz de Deus a todos

  35. Muitas das igrejas que ensinam que não há nenhum mal em usar calça, não aprovam o uso de shorts curtos, no entanto esse é o mesmo motivo para nos mulheres não usarmos a calça. Nas décadas atrás não existia calça pra mulheres, a calça feminina é coisa do mundo liberal que jaz no maligno (IJo5.19/Fp2.15), e não devemos imitar, nem abraçar, nem conformarmos com o mundo (Rm12.2/ IJo2.15-17) I JOÃO 2. 15- Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16- Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17- E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. O amor ao mundo é inimizade com Deus (Tg4.4). A calça masculinas, no entanto não tem problema pois, eu como mulher posso afirmar que não é isso que atrai uma mulher ao homem, porem o homem e atraído pelo corpo feminino, é da natureza do homem, se há duas mulheres uma de saia comportada e outra de calça pode ter certeza que o homem ímpio vai reparar a de calça (Mt5. 28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela./Ap3.18- Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.). todos os pastores que mantem o ensino de não a calça feminina, tem compromisso com a palavra de Deus, e com a salvação de almas. Pense bem Adão fez para se aventais, porem Deus deu a eles túnicas, a forma correta (Gn2.7/3.21).

  36. Pastor Adauto, sei que há LIBERAIS de plantão, e por certo intentará em desconstituir o que sabiamente o prezado irmão colocou em suas poucas palavras neste blog. É sabido que este espaço é democrático e aceita todas as opiniões, no entanto, para entrar no céu, se faz necessário que no bom uso do livre arbítrio ( DEMOCRACIA ), o homem decida por observar os preceitos Divinos em toda a sua inteireza, logo, concordo com o amado Pastor em número, gênero e grau. Que Deus continue lhe abençoando e que através do Espírito Santo, intérprete da Bíblia, o irmão possa ajudar aqueles que queiram morar no céu. . , ,

  37. Sabe, uma coisa é escrever um Estatuto ou Regimento Interno, outra coisa é aplicá-lo. A Maioria das Igrejas estão aderindo ao novo padrão para Igrejas, ou seja, MUNDANISMO. Não se prega mais SALVAÇÃO nem SANTIDADE e sim CURA E PROSPERIDADE. Nosso Deus é um Deus de Prosperidade, mas, parece que quando ele esteve neste mundo em forma humana não foi bem isto que ele quis ensinar não. Ele se quer tinha uma casa. Sobre usos e costumes, eu digo uma coisa. Nossas irmãs, ultimamente, estão andando semi-nuas pelas ruas e dentro de nossas Igrejas. A calça comprida realmente não leva ninguém para o INFERNO mas, a falta de PUDOR SIM! A forma provocante como elas tem andado pode sim levá-las ao INFERNO. PENSE NISTO!

  38. estou aprendendo mais a palavra de deus na internet do que no cultos nas igrejas, ultimamente,pois a diversidade de entendimento do que a bíblia quer de fato nos dizer ,abre-nos novos horizontes espirituais,antes coisas que nós mesmos nos condenávamos,por falta de entendimento bíblico hoje já estamos libertos.

  39. sou membro da assembléia de deus-recife a mais de 30 anos,o que tenho observado é que o estatuto só é aplicado para mostrar a disciplina, sobre os que não tem poder aquisitivo($),estes são usados como exemplos de correção na igreja,mais os que tem poder aquisitivo não são usados como exemplos, a não ser que o pecado praticado tenha sido o chamado pecado para a morte,e mesmo assim a forma de como será feita a disciplina é muitas das vezes escondida da igreja(falo dos simples membros),se uma irmã faz a sobrancelha mas não tem poder aquisitivo será usada como exemplo de disciplina,caso tenha poder aquisitivo irá passar despercebida,também varia de congregação para congregação dependendo do presbítero da congregação,(se for um homem flexível,tolerante,ajudador),caso contrário o membro sofrerá a disciplina,a esposa do pastor Ailto pinta o cabelo,coloca pó no rosto,e quem vai disciplina-la?, quem perdeu o juízo para tal atitude(ou melhor dizer quer perder o cargo ou posição eclesiástica, em suma aprendi e pratico o que jesus recomendou em mateus.23:1-4.

  40. Se usos e costumes não são biblico, por mais que sejam bons costumes, estão fora da Bíblia. Atribuir a igreja um dogma que a Biblia não exige, (uma vez que o evangelho é supra-cultural) esse dogma se torna anti-biblica, e sendo assim, um pecado. Se a exigencia de usos e costumes dentro da igreja é pecado, o que é melhor: Viver a genuina Palavra de Deus como ela é ou viver sobre a lei de regras humanas? Desta forma o que será dos Indios e de outras naçôes. Eles vivem numa outr cultura

  41. pastor.joão farias .fico feliz porque ainda existe sal na terra.mt.5.13 que são o sabor e o poder de presevar da corrupção.o cristão e a igreja, portanto devem ser exemplos para o mundo.as igrejas mornas apagam o poder do espirito santo e deixam de resistir ao espirito predominante “de satanas”ou do mundo elas serão lançada fora por Deus.ap.3.16 como a igreja de laodiceia.que se assemelha a sociadade impia.hoje muitas igrejas por se corvade e por medo de perder evangelicos não falam a verdade..o apostolo joão.o discipulo do amor escreve no seu livro.1jo.2.15.16;a palavra mundo sig.kosmos frequentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era formentada por satanas e existente á parte de Deus ,o mundo tambem inclui todos os sistema religiosos originados pelo homem,bem como todas organizações e igrejas mundanas, o mornas.veja o que diz a palavra de Deus hb.11.13;1pe.2.11.12;jo.15.19;rm.12.2;;gl.6.14;cl.1.3;se Deus quizesse so o coração ele fazia uma bolinha de carne redondinha com olho a biblia diz.1ts.5.23;1.co;6.19;a biblia diz em.2;co.5.15.assim que,se alguem estar em cristo ,nova criatura é;as coisas velhas já pasaram,eis que tudo se fez novo;.quem esperimenta a renovação do conhecimento e do entendimento vive em santidade como o senhor e santo santidade aumenta a comunhão com Deus mais muitos querem viver do seu jeito de pensar; ensinam preceitos que são de homens e não segundo a biblia.

  42. Me diz uma coisa pastor Os presbiterianos não ao céu só porque usam calça?

  43. O costume é uma coisa do homem, e temos que ter muito cuidado com o que nos dizem nas igrejas, nem tudo que é falado lá está correto.
    Eu concordo com a pessoa se arrumar, com ordem e decência. Do mesmo jeito que existe saia comportada, existe calça comportada, vestido comportado. Maquiagem só para correção, arrumar o cabelo também não é pecado. Pecado é o exagero e pecado também é as mulheres das igrejas não se arrumarem viver toda desleixada com a aparência aí seus maridos desejam as dos mundo, que se arrumam. Tudo com ordem e decência.

  44. bem o irmão citou ,a parte de atos em que barnabé é enviado a antioquia, para confirmar a fé dos novos convertidos, afirmando que barnabé conhecia bem a diferença entre doutrina e costumes, só que algum tempo depois o próprio barnabé se deixou levar pelos costumes judeus e recebeu do apóstolo paulo a devida repreensão, por querer impor aos gentios os costumes judeus, leia aos gálatas.2:11–14. , até pedro errou e foi também repreendido por paulo, será que hoje em nossos dias os homens (mesmos sendo de Deus)não erram também?, em assunto de costume ,dizer que as decisões tomadas nas AGO, são todas na direção do Espírito Santo, não é incorrer no erro?,pois na bíblia encontramos muitos homens de Deus tomando decisões que não estavam na vontade de Deus,mas Deus permitiu que tais decisões fossem levadas adiante,claro, depois Deus pediu as contas com quem tomou as decisões que não estavam na sua vontade. um exemplo: o sacerdote Eli. leia.1 samuel.2:12–17,27–36.

  45. Eu pinto,minhas unhas,vou no salão fazer meu cabelo,uso pinturas (básicas),ando sempre bem arrumada…,e eu acho q essas coisas que dizem que não pode pintar unha e etc… é costume de homem,pq Deus não proibiu ninguém de se arrumar… O importante é o coração,pq Deus ele não repara nossa aparência.. Eu seii que não vou para igreja com uma roupa indiscreta,e toda pintada,que nem carnaval.. Mais vcs querem que agente fique medinga,toda relaxadaa.. Eaee,se ficarmos assim como que as pessoas que não são dá igreja,vão se converte?… Oque vão pensar dá gente?..Eu fico muito chateada,por saber que estam todos se relaxando e não se importando com o coração…As levitas estão sempre lindas,arrumadas,pq temos que ficar feias,para as pessoas se assustarem?…. Isso tudo é uma grande bobeira..Deus quer o nosso coração puro.. não o nosso relaxamento!!!!!!!.

  46. Amados Irmãos, a Paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo, nos comentários li muito sobre estatutos de igrejas, alguns justificam que foram devidamente instruídos pelo Espírito Santo, mas a bíblia nos relata que DEUS não é DEUS de confusão, pois existem tantas convenções e estatutos todos diferentes uns dos outros, e de diferentes doutrinas, como o mesmo DEUS pode instruir tantas “doutrinas” diferentes se a igreja de CRISTO é uma só e seguimos a mesma Bíblia Sagrada, digo sem medo de errar, convenções não são Bíblicas, é criação de homens, digo aos amados se baseiem acima de tudo nas Sagradas Escrituras e nas Orações suplicando discernimento pelo Espírito Santo, só assim estaremos menos sujeito aos erros doutrinários.
    Justificando minhas palavras , sou pastor, teólogo, cristão praticante, pois tenho estudado assiduamente a palavra de DEUS, principalmente nos assuntos que se referem as Doutrinas Bíblicas, vai aí uma dica , adquiram o livro CONHECENDO AS DOUTRINAS DA BÍBLIA do Autor Myer Perlman.
    Fiquem todos na Santa Paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  47. gostaria de saber si este irmão permite que um parente seu ande de mini saia mostrando suas partes intimas e que na sua igreja os irmãos ficão como si estivesse na sua casa e que as irmãs andem com vestis como de uma prostituta. porque e assim que o profeta Isaías descreve na biblia sagrada:c3;v:16 ao 24. irmão ter bons costumes ñ mata mais desejar as guloseimas do mundo sim.

  48. EXISTE IGREJA DE TODO JEITO, PROCURE UMA QUE LHE IDENTIFIQUE MAIS, E RESPEITE OS COSTUMES DELA E DAS DEMAIS. É SIMPLES

  49. paz amados sou assembleiano de porto alegre,RS,bem este assunto é polemico mas sugiro aos amados irmãos que leiam sobre o pastor paulo leivas macalão que disse em uma determinada ocasião proximo de sua morte que através de uma decisão sua quantas almas foram ao lugar de tormento,pq ele era totalmente contra que a igreja tivesse programas radiofonicos,que isso era de satanas nos anos 50,depois vimos uma exposão de conversões através de programas evangelicos no radio.Então se um grande homen assembleiano fundador depois do ministério de madureira teve este arrependimento que dira nós que muitas vzs sufocamos principalmente as irmãs com um jugo que nem nossos pais puderam carregar.

  50. Meus amados sou da ass.de Deus e tenho meu parecer acerca do assunto em pauta.A Biblia é o livro mais importante para o nosso elevo espiritual se tratando de doutrina a biblia tem uma instrução para os costumes sim ou não?você mim responderá é óbvio! e se falarmos em usos e costumes eles nos apontará a doutrina alguém diz que a doutrina é imutável e o costume não, concordo com as variedades de vestes e usos mas não concordo com indecência e a vaidade excessiva há um fator importante. se abracei a fé em cristo e não vivo por meio dela será vã esta minha fé. O apostolo paulo diz:a salvação não vem das obras para que ninguém se glorie; porem o v.10 fala que somos feituras de Deus criados em Cristo para as boas obras as quais Deus preparou para que andássemos nelas Ef 2.8-10 a egolatria está cegando a muitos o costume do mundo se baseia no seus ensinos e os da igreja se apoia na biblia no céu diz apocalipse que nos será dada vestes descentes e não indecentes se o costume é passageiro eu prefiro o do céu que será para sempre um costume santo e doutrinado pelo próprio Senhor. a biblia é uma só mas os lideres de denominações são diferentes deixo o meu conselho 1Tm6.3-5 Se alguém alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade,é soberbo leia os demais. nada podemos contra a verdade senão pela verdade. paz ; vos amo em Cristo Jesus.

  51. Desculpem assim como Deus me desculpou por escrever seu nome tão gradioso com letra minuscula Deus meu Grande Deus.

  52. Costume e do homem e doutrina e de deus maioria das pessoas que cobram costumes do seus membros são os que mais emcobre pecados debaixo da saia e da gravata.

  53. outra vez vereis a diferença entre o que serve a DEUS e e o que não serve, que concordança tem as trevas com a luz? bebendo, fumando, se embriagando, trajes indecentes , cabelos , casando, dando-se em casamento (amasiados), se prostituindo, o povo de hj esta como o povo de Sodoma e Gomorra, sai do meio do povo de Babilônia povo meu, pois sem a santificação ninguém vera o Senhor não seja plaquista q vai afundar no meio do mar pois a agua a agua do mundo ja está entrando na igreja

  54. Pastor Leandro Linhares

    A Paz do senhor meus irmãos.
    Sou Pastor da Assembleia de Deus aqui no Rio GRande do Sul,mas entendo este assunto da seguinte maneira:todas as igrejas tem um estatuto, sobre este estatuto foi orado foi buscado a Deus etc.e apartir dai foi colocado muitas coisas como doutrina e outras como costume, bem.
    olhando para todas as denominações que existem eu chego a seguinte conclusão:Se eu pensar que os costumes de minha igreja é a unica forma que vai para o cêu,então apartir dai eu ja assinei minha entrada no inferno.
    por causa de alguns dos pecados chamados de egoismo,vaidade soberba ….etc.
    Mas devo admitir que a desobediencia vai levar muita gente para o inferno e a nossa igreja nasceu com uma identidade e que infelizmente esta se perdendo o meu conselho é:Que se vc acha que costume não impede alguem de entrar no cêu eu afirmo a vc que se tua igreja tem o costume de conservadora e voce nâo o faz!saiba que sua desobedinencia vai levar vc direto para o inferno isto é biblico devemos de manter o bom costume 1ºCorintios cap.15:33.e outro sim se voce faz algo que alguem não concorda tenhas cuidado com o excandalo Jesus fala em “fazer tropeçar um dos meus pequeninos”Mat:18-6 tenham todos muito cuidado

    Fique na Paz.

  55. Olá,
    Meu nome é Monalisa Rocha e estou propondo um estudo a cerca da doutrina da Assembleia de Deus, achei bastante interessante sua postagem e gostaria se possível, lhe fazer algumas perguntas para um maior entendimento. Caso voçê concorde por gentileza me comunique pelo email: rochamonalisagama@bol.com.br

    Desde já obrigada pela atenção.

  56. quero deixar claro que todo bom custume faz bem e deve ser mantido sem qualquer exageiro pois a palavra de DEUS não é fardo e sim libertção do fardo ´´ joão 8:32 “não aproveite da liberdade para praticar algo que a palavra de DEUS não nos permite . seja feliz sirva a JESUS com alegria e vamos para o ceu !!!

  57. É triste saber que ainda tem pessoas que apoiam aos santarrões e suas doutrinas humanas. Doutrinas essas de homens na qual foram responsáveis por afastar e desviar dos caminhos do Senhor, milhares de almas. Doutrinas de Deus são para sempre: edifica,restaura,constroi,salva,cura,liberta, transforma,regenera,ajuda,cresce a obra e leva para o céu.Dos homens são passageiras: causam destruição,separação,divisão,contenda,rebelião,fardo e jugo pesado,estreita demais a porta, o caminho, é taxado de farizaísmo, crentisse judaízante, leva muitas pessoas a condenação, serve apenas para espalhar , dividir e matar. Por causa dessas pessoas que se acham mas santas que Jesus é que hoje boa parte das igrejas estão divididas, incusive as Assembléias de Deus. Ex.: Algumas décadas atrás era proibido ter rádio e tv, hoje os mesmos líderes Assembleianos além de terem os aparelhos da melhor qualidade em suas casas, tem programações e emissoras. Jóias, assessórios, maquiagem, cabelos, vestes, discretamente ou exagerados, pastores, esposas e filhos utilizam. Engraçado antes não podia, pessoas eram excluidas das igrejas, acabavam muitas vezes se desviando de vez não querendo voltar mais, machucadas, feridas, massacradas por esses santarrões. Do que adiantava ganhar as almas num dia e expulsar no outro, afinal de que lado estavam de Deus ou do diabo. Eu sou assembleiano, obreiro, e teólogo pela misericórdia de Deus . Por isso fico indignado com comentários que apoiam os usos e costumes e os colocam em pé de igualdade com as doutrinas da Palavra de Deus. A Palavra de Deus é sim nossa regra de fé e prática, é nossa prioridade e não um conjunto de regras, dogmas e rítuais impostas por homens. A salvação é pela graça, por meio da fé, não vem de condição e regras humanas, é dom de Deus. Temos a liberdade por meio de Cristo, liberdade não para dar lugar ao pecado, mais sim de servir e servir a Jesus seja na Assembléia ou outras denominações que pregam a salvação em Cristo Jesus. O verdadeiro cristão deve ser feliz por ser cristão.

  58. mais é assim sempre tem q ter gente q critica os bons costumes da igreja assembleia de DEUS assim como tem gente q é contra o pentencostes …mais é eles se curvando e nos de pé! a ASSEMBLEIA DE DEUS vai permanecer de pe enquanto esse povo critica os bons costumes da nossa ad a igreja so cresce em todo brasil ! OBS: os invejosos nao erdaram o reino do ceu!

  59. amo a minha igreja, pq eu conheço uma crente de la a mil metros de distacia! a AD esta de parabens por ainda nao ter caido nas apostazias dos ultimos dias e mais é biblico o cristao fazer a diferença e nem em todo momento o crente vai andar gritando q é crente principalmente mulher entao 90% do bilho da mulher cristã esta nas vestes e sem essas coisas de joias é ate muito mais bonito pra crente andar composta e ser reconhecida onde chegar pq se roupa e joias nao levam niguem pro inferno entao faz o favor vc q acha isso nao prega pra nenhum catolico afinal vc é igual a ele? e com q direito vc vai falar de jesus pra ele se ele tbm crer em DEUS faça a diferença

  60. CONCORDO COM O NILSON!!!! POVINHO SEM ENTENDIMENTO,VAIDADE SE REFERE MAIS A IDOLOS E ADORAÇAO A deUSES E DINHEIRO DO QUE COM USOS E COSTUMES!!!!!

  61. Sou favor da liberdade cristã e contra o legalismo. Pela graça somos salvos, isso não vem de nós é dom de Deus. Quando Jesus voltar, se estivermos vivos , seremos arrebatados subiremos ao encotro do Senhor nos ares ao soar da última trombeta, subiremos e teremos um corpo, transformado, incorrupitível, glorioso semelhante ao corpo do Senhor. Se mortos ressucitaremos para ao encontro do Senhor Jesus, teremos novas vestes, as que usamos aqui ficaram aqui! Tudo que é do mundo ficará no mundo, nóis salvos não somos desse mundo.Estaremos em plena comunhão vontade do Senhor Jesus é o que importa. Usos e costumes não é prioridade, e sim a Palavra de Deus, os santarrões legalistas perdem muito tempo se preocupando com a aparencia dos outros. Hei! santarrão, hei! legalista pregue a Palavra de Deus, com amor, Se você acha que esta certo na sua maneira de servir a Deus, é a sua experiência com Ele, não quer mudar, é feliz assim? pois continue mais não queira impor seu jeito e maneira de ser a ninguém, cada um tenha sua vida com Deus com paz e feliscidade, sem pressão psicológica, opressão, desrespeito para com as pessoas. Só Jesus salva, vamos seguir e tomar sobre nós o julgo de Jesus e não dos homens, pois Jesus foi e é perfeito, o homens são falhos.

  62. kkkkkkkkkk ja começo rindo porque é até engraçado, o uso de trajes(masculinos e femininos) a CGADB deu-nos a referencia de 1tm 2:9 e 10 só a parte A por que não vivem também a parte B não com uso de tranças e ouro…. hein? é muito fácil doutrinar pobres mas o povo está acordando.

  63. Se a tradição é igual ao ensino e devemos acatar com doutrina, então a igreja Católica está também está certa e jamais poderemos falar deles!

  64. Amados, devemos limpar primeiro o interior do copo depois vem o exterior, mais quando o nosso Senhor e Salvador desse:o amor de muitos esfriariam, e tambem devemos lembrar “lembra-te do primeiro amor“.Então devemos pensar bem.

  65. Estão fazendo o uso de um livro do AT mais não estão observando o restante dele, pois se,querem doutrinar um versículo que tal usar toda a Bíblia? Não seria uma boa idéia? deixa so eu usar esse aqui Lv19:30, vocês estão usando o versículo 27,sabe meus irmãos, estamos precisando e de compromisso com a oração,jejum,consagração, e para de discutir coisa que nem mesmo podem explicar.

  66. CONTINUANDO?
    11) DOUTRINAS BIBLICAS E DIVINA GERA BONS COSTUMES OU E COSTUMES QUE GERAM DOUTRINAS BIBLICA?
    E POR AI VAI..
    MUITO OBRIGADO PELO ESPACO

  67. EM RELAÇÕES DAS QUESTÕES COLOCADOS NOS COMENTARIOS ACIMA A ALGUMAS PERGUNTAS A SEREM FEITAS A LUZ DAS ESCRITURAS:
    1) O QUE É MUNDANISMO A LUZ DAS ESCRITURAS?
    2)O QUE É SANTIFICAÇÃO A LUZ DAS ESCRITURAS?
    3)QUE REALMENTE E SER UM CRISTÃO VERDADEIRO?
    4) PONTAS DE CABELOS VESTUARIOS EM GERAL SÃO A LUZ DA BIBLIA ARTIGOS QUE FAZEM PARTE DA DOUTRINA DA SALVAÇÃO?
    5)O QUE É DOUTRINA DA SALVAÇÃO?
    6) O QUE É SER REALMENTE UMA PESSOA SALVA EM CRISTO?
    7)DEUS LANÇARIA PESSOAS NO INFERNO OU LAGO DE FOGO POR CAUSA DE UMA PONTA DE CABELO CORTADO OU POR UMA MULHER USAR UMA CALÇA OU UM HOMEM COLOCAR UMA BERMUDA?
    8)EM RELAÇÃO A COSTUME DE MINISTERIOS EM RALAÇÃO A DOUTRINA DA BIBLIA SAGRADA COM QUAL DEVEMOS FICAR?
    9)DOUTRINA BIBLICA É OU NÃO ETERNA E DIVINA?
    10)USO E COSTUMES É OU NÃO HUMANOS?
    11)DOUTRINA GERA BONS COSTUMES OU É COSTUMES QUE GERA DOUTRINA BIBLICA

  68. A final qual de vcs se acham correto demais? O que estão ganhando como isso?não perca seu tempo, é tríplice a necessidade da igreja de hoje! orar, jejuar,santificar.O resto e com Deus. Estão fazendo isso, parabéns você já esta melhorando.

  69. Gostaria de saber se ainda vale o que está em 1º Coríntios 11 ver 1 a 16

  70. O COSTUME MINIATURIZA A IGREJA, IMPEDE A CONVERSÃO DE PESSOAS NÃO CRENTES, O COSTUME FORMA UM GUETO GOSPEL, SÓ FICA QUEM SI ADERE A ELE. TRÁS UM PESO DESNECESSÁRIOS PARA O CRISTÃO, SE DE FATO TEMOS O ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS, DEVEMOS NOS AUTO-EXAMINAR E NÃO SERMOS EXAMINADOS PELOS OUTROS.TENHO 25 ANOS DE ASSEMBLEIA DE DEUS E CHEGUEI A COMCLUSÃO QUE DEVEMOS SER CONHECIDOS PELO AMOR E NÃO PELO ESTILO DE CABELO…

  71. Ainda bem que não sou eu quem toma as decisões em nome da AD, vejo muitos comentários sobre o uso da calça ou não pelas irmãs. Concordo que se refere a bons costumes e a identidade da AD, o que é louvável, a questão é se vale a pena fechar as portas para alguém (alguém por quem Cristo morreu) em nome da nossa identidade?
    O Senhor nos orientou a Examinar as Escrituras, pois Nela cuidas ter a vida eterna (João 5:39)
    Se a Bíblia não diz, quem sou eu pra dizer?
    Se a calça não é decente, quem disse que saias são? Saias até o joelho com uma abertura de 20 cm atrás que aparece, não o contorno como a calça, mas sim partes do próprio corpo.
    Quem disse que saias não mostram o contorno do corpo?
    Transmissão de tv de cultos (da AD meus amados) onde o câmeraman tem que cortar a imagem, pois irmã, com SAIA, ao se sentar a saia subiu (por ser curta) e não passou de poucos centímetros e daí a irmã toda sem jeito querendo esticar a saia, isto é decente?
    Culto das irmãs, onde a congregação não tem como olhar para o púlpito, pois as saias acima do joelho, deixa todo exposto tanto as pernas como joelhos e até parte da coxa.
    Daniel Berg orou por 15 dias para definir este costume, porém na época não tinha muito o que ver, pois a calça era exclusivamente masculina, na metade do século, por volta de 1950, ela passou também a ser vestimenta feminina, hoje existe o MODELO MASCULINO e MODELO FEMININO.
    Como disse, é apenas opinião e ponto de vista, não foi a mim, dado a questão se deve liberar ou não, portanto durmo tranquilo, apenas orando para que se tenham a direção de Deus.
    Como disse acima, exclue-se uma pessoa por não aceitar usar saia, prefere-se vê-la longe da igreja, lá no mundo, sem esperança, sem nada. Isto vale a pena?
    Para vossa meditação.

  72. Amados irmãos,

    Vejo irmãos defendendo a liberação dos costumes, os ouço de coração, contudo quando vou em suas igreja vejo o resultado que o liberalismo traz: igrejas mortas, frias, os dons do Espírito Santo não se manifestam e quando se manifestam são dons menores como o de línguas estranhas sem interpretação; vejo ainda que quando há um mover de Deus, é porque ainda há alguns remanescentes naquela igreja que não cessam de clamar ao Senhor para santificar o seu povo. Não vejo Deus falar em locais onde o mundanismo já tomou conta, onde a vaidade se sobressai a santidade. Queridos, não sejamos infantis. No início quando a busca por santidade na Assembléia de Deus era constante os milagres aconteciam em todos os cultos, sempre havia batismos no Espírito Santo, havia revelação, profecia, curas, milagres, prodígios, os incredulos ao ver um crente pentecostal o reconhecia de longe. Hoje já é necessário a carteirinha de membro. Porque? Porque estamos perdendo a nossa identidade…Faço um apelo: Você que é crente, você que ama a Jesus e não ao mundo procure algum crente primitivo e pergunte a ele como eram os cultos antigamente. Ele certamente irá dizer: “Naquela época não era qualquer um que era crente não, era difícil, MAS Deus operava muito mais, o Espírito Santo tinha liberdade nos cultos…”. Enfim, o Espírito é Santo. Não é mundano. Não é vaidoso. Não! Como santo Ele requer de nós santidade. E ser santo é ser separado. Separe-se das coisas deste mundo, leia a Palavra, coloque os joelhos no chão, a boca no pó e pergunte para Deus: O Senhor mudou? O Deus que enviou Daniel Berg e Gunnar Vingren para o Brasil mudou? O Deus que fez a Assembléia crescer e multiplicar mudou? O seu pastor, amado irmão, pode ter mudado, as convenções podem ter mudado. Deus, porém, nunca mudou e jamais mudará!

  73. Prezados,analizando os pontos de fé que os amados postaram acima,todos com referências bíblicas,achei muito proveitoso para o crescimento espirritual dos membros,só achei que faltou algumas instruções bíblicas como por exemplo: A GUARDA DO SÁBADO (EX. 20:08),O CONSUMO DE ALGUNS ALIMENTOS QUE SÃO PROIBIDOS POR DEUS ( A CARNE DE PORCO É UMA DELAS, LV 11),CRER NA MORADA NA TERRA (ENSINO DE JESUS),E OUTRAS COISAS IMPORTANTES QUE OS AMADOS ESQUECERAM DE MENCIONAR.
    Um abraço a todos e que a Paz Seja Convosco!

  74. queridos cometaristas foi muito bom q jesus cumpriu a lei por nós por ela ningem conseguira ser salvos, no entanto algumas igrejas não ficaram satisfeitas e resolveram criar um conjunto de regras , doutrina de homems q está impedindo muitas pessoas de ser uma nova criatura esquece o exercicio da misericordia o amor q para Deus é o mais importante enquanto você julga sua irmã pela calça ,cabelo e outras coisas deveria estar fazendo um exame de conciência a respeito de sua vida será q você já se tornou esta nova criatura em cristo?,julgando as pessoas, quem julga é Deus se você o fizer estará pecando é a própria palavra quem diz quem é você para julgar seu irmão? por acaso é você quem o sustenta de pé? não. É Deus quem morreu por ele foi jesus não você. Medite nisso ame seu irmão, irmã, todos fomos comprados por preço de sangue.Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próxmo como a si mesmo, se quiser ir para o céu, do contrário estará indo para o céu da boca da onça não o de Deus.LEIA MAIS A BIBLIA E CONHEÇA A VONTADE DE DEUS PARA A SUA VIDA AMEM?

  75. Irmã Ivani Ferreira, lamentavelmente o que a irmã está vendo acontecer é uma realidade nas Assembleias de Deus em todo o Brasil, ainda que oficialmente a CGADB não liberara tais absurdos doutrinários, mas, no meu entender, Há significativa fraqueza e tolerância com tais desvios doutrinários por parte da diretoria da Convenção Geral, talvez porque temem represálias de Pastores mercenários em eleição para a composição da diretoria da CGADB; senão, veja o seguinte: Eu em 2006, denunciei à Convenção Geral a prática da UNÇÃO COM ÓLEO de forma indiscriminada, para todas as pessoas ( crentes e não crentes ), e para toda espécie de problema, como uma panaceia para todos os males ( emprego, carteira de habilitação, estresse, curas, etc ), em flagrante desacordo com o descrito em Tiago 5, 12 a 14, sendo taxativamente IMPERATIVO, MANDAMENTAL, senão vejamos, ” meus irmãos, quando tiver alguém doente, chame os Presbíteros”, logo, após tal criatividade da mente fértil de líderes fracassados espiritualmente implantarem tal “CORREDOR DA UNÇÃO” no ministério da Assembleia de Deus em João Monlevade/MG, formalizei denúncia do referido desvio da Bíblia à CGADB, e esta, ainda que manifestara através do Jornal Mensageiro da Paz o seu repúdio, não impediu a continuidade da referida prática, repito, talvez temendo represálias na composição da CGADB, e isso é HERESIA, o que matou espiritualmente a Igreja local, em que tudo pode, nada é pecado ; por fim, diante do exposto, aconselho a sedenta irmã das verdades Bíblicas a examinar a Palavra de Deus e ficar em obediência aos BONS USOS E COSTUMES acolhidos pelos fundadores das Assembleias de Deus no Brasil, o que nada mais são do que doutrinas Bíblicas, pois, se a santidade é requisito para se alcançar o céu, logo, os mesmos equiparam-se por extensão à Doutrina Bíblica. Há líderes que libertando os crentes do jugo dos USOS E COSTUMES ( DOUTRINAS BÍBLICAS ), não obstante, escravizam estes com as famigeradas OFERTAS que de nada servem para a manutenção da obra de Deus, mas, tão somente para enriquecer e dar vida regalada a uma infinidade de mercenários que viram no meio Evangélico uma fórmula de se ganhar muito dinheiro. Irmã Ivani, jamais abandone a fé em Jesus que morreu e ressuscitou para nos salvar, Este, jamais nos decepcionará..

  76. me deparei com tudo que li acima com as regras que ta no texto sou membra da assembleia de missoes aqui em campo grande ms nao vejo se cumprir nada disso aqui no ms pois os membros estao se comportando pior do que os infieis pastores adulterios ,fornicarios notorios entre jovens e td é passado com vista grossa por quem ta na frente do trabalho estou decepicionada com o que tenho visto estou orando p Deus me dar direçao pois com essas portas escancaradas que estou vendo com certeza nao sao as portas estreita que a biblia fala que temos que entrar e eu quero entrar no ceu alguem pode me esclarecer se a fiscalizaçao nas igrejas ta td liberado tbem em outros estados ou foi mudado as regras pois os milagres de cura estao em extiçao ou tou enganada agradeço a quem possame esclarecer

  77. A paz do senhor Amados e amados!

    Nós estamos entranhados numa luta de várias ordens , portanto, não devemos parar. No entanto, alguém pode achar perda de tempo estarmos aqui defendendo a verdade em forma de discussão. Muitos acham que devemos evangelizar, pregar e nada mais, equivoca-se redondamente.
    Outrossim, devemos defender as verdades Bíblicas com unhas e dentes, a fim de que os mentirosos saibam que existe hoje uma minoria que não se vendeu e nem se venderá ao pecado, mas luta contra o mesmo.
    A Bíblia diz em Mateus 13. 25: Mas dormindo os homens, veio o inimigo e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Não adianta usar uma falsa ética calando-se diante dos falsos profetas, porque Satanás que os usam com fins destrutivos não sabe o que é issso, ele ( Satanás) é um indivíduo mentiroso, sem ética, astuto, intruso que entra pelos fundos da vida do ser humano matando-o.
    A verdade tem que ser dita, proliferada. Se você não sabe defender a verdade com medo, saia desse blog. Esse blog são para pessoas como sansão que colocou fogo na seara dos inimigos, como João Batista que dizia: Raça de víboras, ou seja, raça de cobras… cf Mt 3.7. Você tem medo de defender a verdade? Eu não.
    É evidente meus amados e amadas, estamos diante de uma luta teológica e doutrinária, as pessoas precisam conhecer a verdadeira doutrina após a conversão. Se dormirmos quanto ao ensino, o diabo por meio dos seus vasos dissemina o leite racional falsificado engondando os incautos, logo matando as almas que buscam liberdade.
    Olha isso! As cartas de Apocalipse não foram dirigidas aos irmãos, os crentes daquelas igrejas, mas aos pastores. Quem é responsavel pelo desgraça ou o bem espiritual de um povo no contexto evangélico são os ensinadores, pastores, doutores. Se eles não defenderem a verdade por meio do ensino, o diabo faz usando o falso como se fosse o verdadeiro. O diabo queria fazer Jesus comer pedra, mas quebrou a cara! Como quebrará a cara diante de um crente informado acerca de suas astúcias.
    O povo de Deus tem que ser alimentado com o leite puro, vitaminado para crescer na graça e conhecimento do Senhor, cf 2 Pe 3,18. Porque ter graça e não ter conhecimento, pode cair no terreno do fanatismo religioso, ter conhecimento e não ter graça pode cair no terreno do formalismo, devemos ser temperados nos dois contextos e não desastrados.
    Em Efésis 4. 11-14, Jesus levanta dentre o seu povo homens para defender sua palavra e a igreja dos falsos ensinadores. Não podemos dormir teologicamente, caso contrário o inimigo semeará em proporções alarmantes suas mentiras e desvios doutrinários e teológicos, assim produzido um povo com qualidade e caráter de JOIO. Abra o olho!
    A paz do senhor amados e amadas!

  78. Eu desejo a paz do Senhor a todos, é impressionante como as pessoas teimam em desobedecer a palavra de DEUS, já se passaram milhares de anos e milhares de evidências, mas parece que o dono da escritura sagrada é um mero homem sem significado que foi coroado com espinho de plástico, açoitado com plumas, cuspido com suco e pregado com cola, parece que ele foi no inferno tomar cafezinho com satanás, ora meus irmãos a palavra e os mandamentos de DEUS não foram escritos para serem discutido e sim para ser obedecido e se tem alguém que não aceita não perca tempo discutindo, continue pregando o evangelho sem se deter diante dos enviados de satanás, pois o inimigo vai tentar atrapalhar o teu tempo com discussões involutivas, quem quiser ir pro CÉU siga JESUS, quem quiser ir pro inferno fique discutindo, não temos mais tempo irmãos, não é hora de discutir e sim de pregar o evangelho para as almas sedentas com sede e famintas, é hora de tirar o povo do cativeiro de leva-los para o aprisco para serem preparadas para a batalha que vão enfrentar, preparadas espiritualmente fortalecidas e prontas pra manejar a palavra de DEUS, Jesus foi no inferno tomar a chave da morte da mão de satanás, sendo assim o inimigo perdeu o poder. Vá em frente varão e varoa de fogo, vasos de honra expandindo o evangelho pois o inimigo sempre vai tentar te deter tirando sua atenção, me perdoem se eu estou sendo voraz, é que eu passei aqui por acaso e vi esse monte de discussão e consegui perceber a astuta do inimigo, cuidado o tempo de discussão já passou foi quando ainda estavam escrevendo a BIBLIA agora já esta aprovada por DEUS, os usos e costumes do mundo são para quem não conhece a verdade, o crente é sal e a luz, se vc se compor como o ímpio vc não será reconhecido como luz e sal, será somente igual a eles, mas se vc se comportar como sal e luz aonde vc for as pessoas vão dizer “esse(a) é Crente Pentecostal Lavado e Comprado no Sangue de Jesus”, fiquem com o poder e a autoridade do Espírito Santo de DEUS.
    Wilson Waldehir de Allencar Mendes – Obreiro e Ensinador da Palavra de Deus – Barcarena – PA (waldehir13@hotmail.com)

  79. Falam tanto de costumes,mas os pastores também
    não fazem conforme a biblia fala,não junteis tesouros aqui na terra,
    estão usando os dizimos dos fieis para outros fins……….
    estou falando das assembleias de DEUS!!!
    Sei porque sou membra………..
    as vezes observamos os filhos dos pastores tudo com estudo fazendo faculdade e os imãozinhos mal podem pagar os materiais escolares para os filhos, isso acho um absurdo!!!!!
    acho que a igreja do senhor esta virando comercio,
    sei que um dia vão prestar conta disso!!!!! sei também que o Senhor JESUS
    fica muito triste com issso!!!!!

  80. A biblia nos diz que o traje da mulher deve ser decente, com pudor e modestia. Baseado nesse relato eu pergunto aos irmãos que defendem que o uso da calça comprida pela mulher é decente, modesto e se existe algum pudor? Uma calça comprida deixa o corpo da mulher em evidencia e os homens em situação pecaminosa pois a mesma incita a cobiça e os desejos carnais. Uma esbica quando se veste usa roupas masculinas ( calças e camisetas) querendo parecer ser homem portanto percebese claramente que calça é roupa de homem e a saia foi feita para as mulheres.
    Em outro momento enfatizarei mais essa tese.

  81. Calça é roupa de homem e saia sim é roupa da mulher! Alguem aqui sabe me dizer como foram feitas as primeiras calças? por quem foram feitas? e para quem? Deixemos de ser mundanos e sejamos mais espirituais.
    Acorda povo de Deus!!! Estamos vivendo em um periodo total de apostasia da fé.

  82. Paz em Cristo, amados. Em Gêneses 35:4 diz o seguinte: Então, deram a jacó todos os deuses estranhos que tinham em suas mãos e as arrecadas( ARGOLAS) que estavam em suas orelhas: e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Sinquém. Este versículo está bem claro, e não há como contradizer. O nosso irmão Jacó excluiu os deuses que para nós não é permitido, ok? E as argolas, não transparece que eram coisas não aprovadas por ele? Claro que sim. Caso contrário não teria dito que os entregassem para serem enterrados. Percebe-se então que deuses e argolas nas orelhas eram práticas reprovadas por nosso amado Jacó no qual nos espelhamos em muitos assuntos.
    Outro assunto que pretendo expor é a questão da tinta no cabelo. Amados, há necessidade de uma criança pintar o cabelo? Claro que não, pois ela não produz cabelos brancos. A maioria pinta o cabelo pra esconder a linda pintura da mão de Deus: Fios brancos, só meu AMADO os produzem com tanta perfeição. Onde quero chegar é o seguinte:
    PRIMEIRO: Citei o exemplo da criança porque a criança, ela é em si natural. Exceto àquelas que são influenciadas pela vaidade da sua mãezinha.E em LUCAS 18:17 diz o seguinte: Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele. Entende-se que devemos ser como uma criança: pura, sincera, sem pinturas, pois uma criança com os cabelos artificiais é sem dúvida um escâdalo. Não foi por acaso que o Senhor deu exemplo para sermos como uma criança. A criança é um ser lindo, puro. Por isso que tais já são do Reino de Deus.
    SEGUNDO: Vamos para SALMOS139:16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas,quando nem ainda uma delas havia. Lindo, não é? Queridos, suas características físicas : cor do olho, cabelo, altura, nariz fino, nariz grosso, seus lábios, e também características psiquicas: sentimentos como ódio, amor, compaixão todas estão anotadas no LIVRO de DEUS antes mesmo de você existir. Como será naquele dia sua característica, será que vai ser a mesma que Deus anotou no livro, nesse caso as físicas, antes de tu nasceres ou será aquela modificada por puro orgulho e não aceitaçao da chegada da velhice, isto para os que já estão velhos, pois há também pessoas jovéns com cabelos brancos. Amados (as) não modifique a obra das mãos de Deus. Se é da natureza que o homem crie cabelo branco, por que sermos rebeldes contra Deus?
    TERCEIRO: Olha só amados em Cristo, o que diz PROVÉBIOS 20:29 O ornato dos jovens é a sua força: e a beleza dos velhos, as cãs (cabelos brancos). Pessoal, nós somos imagem e semelhança de Deus. Os cabelos do nosso Amado Jesus são brancos. Se essas pessoas que pintam o cabelo percebesse o quanto ficam feias com essas cores falsas, elas pensariam duas vezes antes de pintá-los e se conformariam com o que Deus criou antes mesmo de ela existir.
    Uma coisa que me entristeceu foi ler a afirmação dos líderes ao dizer que podem pintar, desde que não sejam com excesso, exagero. Amados líderes, não sejam covardes, no céu não entra gente que possui tal característica. Qual a diferença de pintar uma cor suave da cor extravagante? Não está pintando do mesmo jeito? Eu sinto é vergonha de vocês pastores, que andam com a Bíblia debaixo do braço, e não entendem isso. Então prostituir só um pouquinho não é pecado, roubar só um pouquinho com moderação, sem extravagar naõ é pecado!! Pastores essas obras de pinturas são do povo mundano. Antigamente não tinha isso nas igrejas, pois eram consideradas práticas de mulheres mudanas! Agora pode, só que com moderação? !! Deixem de ser medrosos, Deus nunca fica sozinho, Ele sempre terá seus remanescentes. Parece que querem tapar o sol com a peneira, enganam a si mesmas. Na Bíblia e até mesmo nos livros de Histórias há relatos, é só vocês pesquisarem, quem se pintava e colocava argolas eram as prostitutas. Como agora essas sem vergonhas que dizem servir ao Deus Altíssimo vão para casa de Deus parecendo uma arara pintada que não pode nem chorar diante de Deus que a cara fica toda barrotada, parecendo um fantasma. Usei o termo sem vergonha no sentido de que elas perderam a vergonha e o temor de Deus. Agradando os seus desejos carnais . .A carne que sente o desejo de ser envaidecida. Pois quem faz isso só pode está na carne, pois as obras do Espírito são outras muitos diferentes .Precisa nascer de novo e deixar as práticas do velho homem. Querem tanto ser elogiadas, vistas , enxergadas e esquecem que Deus nos exorta a sermos prudentes como uma serpente e simples como uma pomba. As mulheres de pastores que deviam dar exemplo para as mais novas são as que dão um mal testemunho. O rosto só a pelanca, mas insiste em esconder os fios brancos que Deus a presenteou. Nem todas, pois já falei que Deus não fica sozinho e sempre terá aqueles que não vão se deixar enganar por aqueles lobos mentirosos que enganam as pessoas com suas filosofias vãs como a Bíblia nos alerta. E não é só mulher não, os sem vergonhas também estão nessa moda de Baal. Pesquisem sobre a origem da moda e verás quem é o deus da moda. Homem do mundo eu nem me incomodo, pois é do mundo. Mas esses que se dizem cristãos, separados, como podem praticar tal ação? Parece que não olham no espelho direito, fica uma coisa esquisita, eu em!! Poi é meu povo, no céu não entra lúxúria, sensualidade e muito menos vaidade. O povo de Deus precisa ler mais sobre o conceito de vaidade. Se perguntar para alguém do mundo o que é vaidade, ele logo dirá as características: Fulano(a) é muito vaidosa, pinta isso, aquilo, veste isso, aquilo… E a vaidade engloba nisso: Desejo excessivo de ser vista, elogiada. Por isso que elas se envaidessem. Sendo que em tudo a Glória tem que ser para Deus e não para a pessoa. Quando a gente recebe um elogio ficamos toda que toda. Às vezes até nos envaidecemos ao ponto de acharmos melhor do que o outro .A Bíblia nos alerta para não sermos falsos e hipócritas em lisojas.E ficarmos elogiando só por interesse em algo que a pessoa possua. Leiam a Bíblia e pessam ao Espírito Santo que os revele os segredos da sua palavra, no qual só terão a verdadeira interpretação aqueles no qual o Senhor as revelar. Pois os ímpios não entendem as coisas espirituais e sim só as que proveem da carne. Orem, vigiem e não deixe que ninguém vos engane. Nem mesmo os desejos do seu coraçaõ, da sua carne. Não deixe que sua carne prevaleça, mate-a, mortifique-a e não sentirás vergonha das rugas que aparecerão e nem dos cabelos brancos que lhe alcançarão. Não minta a sua verdadeira identidade. No céu não entra mentiroso, já pensou nisso? Você esta mentido sobre sua verdadeira identidade. Pra Deus o que valerá é o natural. Pense nisso, amados. Desculpe se não vos agradei. Nem Jesus agradou todo mundo. Até hoje ainda anda desagradando àqueles que querem viver segundo a carne. Quanto mais eu que sou apenas sua serva. Pois quem não presta pra servir, não serve pra Jesus. Luto com unhas e dentes pra que a verdadeira doutina de Deus não se perca. Amém…

  83. Nós Assembléianos não preservamos os bons costumes para ser salvo,pois a salvação é unicamente pela fé em Jesus Cristo,mas preservamos os bons usos e costumes porque já somos salvos por Cristo.Quem é salvo possui uma diferença na totalidade da vida,palavras,atitudes,pensamentos,desejos e é claro aquilo que está no interior se exterioriza na aparência fisica também.Respeito os bons costumes porque a verdadeira doutrina biblica conduz a eles,e faço parte dessa denominação por escolha própria então tenho que me adapitar ao seu estatuto doutrinario.O brasil possui uma diversidade de igrejas com os mais variados costumes,quem não está contente com a sua igreja precure outra melhor e pare de gerar contendas.Agora, quem disse que Deus só quer o coração me Desculpe então o teu espirito,alma e o resto do corpo pode ir para o inferno.Lembrando que coração no conceito biblico fala da totalidade da vida inclusive corpo fisico.Abraço as verdadeiros assembléianos e os genéricos vão se converter.

  84. A paz do Senhor, amados!

    O profeta Daniel descreve duas situações contrárias quanto à situação de compreenção das escrituras, leia Dn 12.10. Existem os sábios segundo o Espírito de Deus. Logo, tem compreenção aguçada da vontade de Deus e ama-as com amor incondicional, e defende-as com ferrenho argumentos bíblicos dentro do contexto verdadeiro, crendo nelas com confiança inabalável.
    Os ímpios, pelo contrário, não se conforma com as verdades blíbicas porque ferem seus princípios mundanos e quando entram no evangelho não se convertem.
    Quando vejo crente defendendo padrões mundano em detrimento da palavra de Deus, fico abismado! Os crentes sábios-segundo-o-mundo, têm uma grande deficiência com eles, deficiência exegética – leem a Bíblia, mas não a entendem, são resultados de ensinos teológicos falsificados.
    Quando tentam defender seus desvários, mistura varios elementos estranhos nos seus argumentos tornando-os sem nexo e brusco, mostrando que não tem intimadade com a palavra de Deus e nem comunhão com o Espírito verdadeiro.
    É por isso que o profeta Daniel diz que o ímpios procederão impiamente e nenhum dos ímpios entenderão o linguajar das Escrituras, que é a Revelação de Deus ao homem por meio de sua palavra.
    Por que não entendem a Bíblia quando leem? porque já leem com propósito errado, com preconceito, valorizando pensamentos pré-concebidos de alguém fundador de ministério x, ou teólogo de y tal que afirma não ser assim… E Deus que não é tolo, corta qualquer revelação ao tal deixando-o firmado no terrono escorregadio das heresias e vulnerável aos ventos de doutrina, receberá do Senhor o pagamento aumentado de juros e correção no dia do acerto de contas por seu erro, cf 2 Pe 2.1ss. você tem juízo? Obedeça a palavra de Deus e não dê ouvidos aos mentirosos!
    A paz do Senhor!

  85. NÃO DEVEMOS SEGUIR COSTUMES IMPOSTOS PELOS HOMENS, SEJA QUEM FOR, A BÍBLIA NÃO DIZ ISTO! FICO TRISTE EM SABER QUE MUITOS ESTÃO ENGANADOS, PESSOAS SEM ENTENDIMENTO, NÃO CONHECEM AS ESCRETURAS,
    A PALABRA DE DEUS GERA BONS COSTUMES SO QUE ESSES COSTUMES SIGNIFICA ANDAR NA PRESEÇA DE DEUS E NÃO USAR COISAS , OU SEJA, TER CULTURA DAQUELA EPOCA, EX: NAQUELA EPOCA AS MULHERES NÃO CORTAVAM O CABELO ETC.. NA MESMA EPOCA EM QUE EXISTIA OSCULO SANTO, PERGUNTO, ALGUM DE VOCES PRATICAM OSCULO SANTO,?
    NÃO DEVEMOS AS MULERES USAR CALÇA COMPIDA PQ E DO MUNDO, BATOM E DO DIABO, BRINCO E DO DIABO, ONDO ESTA ESCRITO NA BIBLIA, ONDE?????????
    E AINDA DIZEM: A IRMÃ VAI PRO INFERNO, SO SABEM DIZER ISSO?
    MAS O CARRÃO TA NA GARAGEM E NÃO E DAQUELA EPOCA NÃO SERIA O CARRO DO DIABO TAMBEM, E QUANTO A VAIDADE??? TEM GENTE QUE PENSA QUE VAIDADE SO ESTA RELACIONADO A APARENCIA MAS NEM SABE O SENTIDO DE VAIDADE, TO TOCANTE SÃO VARIOS SENTIDOS,FICAM JULGANDO OS OUTROS, A BIBLIA E BEM CLARA GENTEEE!!!!
    NENHUM VERCICULO DA BIBLIA RELACIONA VAIDADE COM USO DE JOIA E MESMO ASSIM FICAM JULGANDO…
    ISTO E PORQUE NÃO TEM ENTENDIMENTO ,…AINDA DIZEM : TEMOS QUE SER DIFERENTE DO MUNDO, VC ACHA QUE O MUNDO NÃO CONHECE O CRISTÃO? OUTROS DIZEM, : É…MUITOS ESTÃO SE DESVIANDO, POS ACABARAM NOSSOS COSTUMES, NOSSA IDENTIDADE,…
    OFA TO DE ACABAR OS COSTUMES NÃO IMPLICA AUZENCIA DE SANTIDADE UMA VEZ QUE VC RECONHECE QUE NÃO E SANTO E SIM QUE PRECISA SER SANTIFICADO!! E SE ESTA ACABANDO E PQ ESTA SE CUMPRINDO CL 2:20…

  86. Tendo já comentado neste blog sobre os usos e costumes, quero suscintamente dizer que o meu coração se alegra em ver um número considerável de remanescentes daquele Evangelho que muda radicalmente o homem velho em uma nova criatura. Lamentavelmente alguns que não tiveram um verdadeiro encontro com Deus, ou seja, são convencidos e não convertidos, arvoram-se em fazer comentários em defesa própria em detrimento da observância dos bons costumes, querendo assim, engarem a si mesmos e quem sabe alguns néscios na palavra de Deus, tendo como resultado um maior contingente de pessoas fracassadas na fé em Jesus nosso salvador. Zenilton F. Portes – Nova Era/MG

  87. Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que andar desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.(2Ts 3.6). Certamente a palavra de Deus esta acima de qualquer tradição, pois ela nos dar uma cosmovisão santa muito diferente da que o mundo oferece. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis, para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. (1Ts 5.23). A palavra de Deus nos ensina que devemos manter nossos corpos santificados, livre de qualquer comportamento lascivo e de moda devassa. – Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido?
    Mas, ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
    Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. (1Co 11.14-16). Certamente Deus quer um povo separado para si, especial e de boas obras pois somos seus filhos e como filhos demonstremos um caráter diferente daqueles que não são filhos.

  88. Messias Sampaio Vasconselos, A paz do Senhor!
    Concordo plenamente com suas palavras. A verdade tem que ser dita! Podemos observar que Jesus em suas pregações nunca disse: Vocês precisam me aceitar! Não! Não! Jesus conscientizava dizendo: Quem quiser de graça darei da água da vida… Jesus não obriga ninguém a ser crente e nem seguir suas regras. Mas diz para os que quiserem obedecer e vencer: Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando, cf Jo 15.14! Agora leia o sentido contrário do versículo, será perfeitamente a posição que Jesus se encontra diante dos seus inimigos.
    Na Assembléia de Deus seguimos princípios e a ética dos preceitos Bíblicos, visto que nós temos nossa própria cultura, ser santo em toda maneira de viver, povo especial, zeloso de boas obras. Em se tratando de cultura, temos nossa cultura, nosso padrão de princípios e valores de nova criatura, de novidade de vida. Logo, não precisamos de culturas e valores mundanos em nossas vidas.
    Nós, OS VERDADEIROS ASSEMBLÉIANOS, somos a Noiva de Cristo e o nosso compromisso é com o nosso Noivo, O SENHOR JESUS!

  89. Concordo plenamente com usos e costumes.

    Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:3

    Temos identidade própria e costumes descritos pela convenção que legalmente é a autoridade espiritual,você sendo rebelde contra os maiores líderes fica difícil imaginar obediência a Deus, você deve se adequar a sua instituição e não o contrário,se a Assembleia de Deus não serve para você,boa viagem,peça sua carta sem se rebelar,saia numa boa e vá ser feliz,na Assembleia não tem algemas nas suas mãos, você é livre para congregar onde quiser,como diz o ditado: Os incomodados que se retirem.
    Melhor do que ser pedra de tropeço para seu irmão. Uma vez que você quer congregar na Assembleia,obedeça a Deus e as normas da igreja,do contrário é rebeldia,toda organização tem estatuto, tem normas para serem observadas. Eu fico indignado quando ouço,não adianta saia grande e língua também,como se fosse regra, é possível saia decente e língua decente também,agora de mini-saia você pode ser até muda,que está errada. Outro fala da origem do terno e gravata,mas a questão é que não é indecente muito pelo contrário,agora ridículo é homem de bermuda e camiseta regata,traje que você não entra nem em certas instituições humanas,você estando na Assembleia você está debaixo dessa autoridade.

  90. Desculpa mais axo que tem muita gente ai que não é crente e figa julgando os costumes… os costumes tem sim passagem biblica sim… a biblia diz em um versiclo assim que muitos estão com os ouvidos trancados para que não vejam e muitos estao com os olhos feixados… akeles que não acreditão que os costumes são de Deus… que um dica?

    VAI SE CONVERTER SEU ATRIBULADO…

    Que Jesus nos Abençoe!

  91. Quem recebeu verdadeiramente Deus na vida e segue a ele com amor, não se preocupa com normas, regras e mandamentos da biblia, cumpre ela com prazer, pois dentro de se há um prazer de servir ao senhor independentimente de normas estabelecidas (usos e costumes)
    Tem gente que fica dizendo que saiu da igreja porque o pastor impós normas, por isso não ficou na igreja. Essas são pessoas que não nasceram de novo e querem de qualquer forma servir a Deus de todo jeito. Quando jesus falou para a mulher adultera disse a ela; vai não peques mais.
    PARA IR PARA O REINO CELESTIAL TEM QUE SER SANTO PORQUE LÁ SÓ ENTRA SANTO. SÊDE SANTO PORQUE ELE É SANTO!!

  92. Assim sendo, que visão tiveram os líderes assembleianos, ao elaborar um estatuto de usos e costumes, como regra para a salvação, pois os mesmos eram exigidos com rigor, do contrário, eram os membros disciplinados e até excluídos, morrendo em tais condições e também desviando-se. Agora, 2012, dizem: estávamos errados; Deus enganou-nos, costume não tem base bíblica. Vale a barganha?: O troféu? Há dois céus?Dois infernos? Dois arrebatamentos?:Duas interpretações? Cada Presidente de Igreja faz como quer? Ninguém os disciplina? E os crentes que já morreram condenados pelos pastores que obedeciam os costumes?: E os pastores que ainda entendem assim? Se a Bíblia é única, como respeitar cultura, tradição, etc. Por que exigir mudança nos trajes dos índios, sua crença, etc. Quem é o culpado por tudo? Deus? O homem? O dinheiro? A fama? E os artigos escritos nas A Seara, Novas de Alegrias? Mensageiro da Paz?, nas décadas 30, 40, 50, 60, 70, 80? E os escritores?Blefavam? Mentiam? Enganavam ? Prof.Pb.Manoel Pacheco da Rosa – Assembleia de Deus – Imbituba – SC

  93. Paz do senhor a todos, primeiramente gostaria de deixar um texto biblico bem conhecido em hebreus cap. 12 vers 14, segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o senhor, portanto sou convertido a JESUS CRISTO, a uns 4 anos, sou membro da Assembleia de DEUS, quando comecei a servir a DEUS , ninguém veio me dizer o que eu devia fazer ou deixar de fazer, mas graças a DEUS que nos deixou o seu ESPIRITO SANTO, aquele que convence o homen(mulher) do pecado me mostrou o que eu deveria deixar para seguir a JESUS ou seja renuncia das vaidades e desejos da nossa carne, o melhor de tudo é que DEUS ele nos deixou livres, ou seja somos livres para escolher o nosso caminho, os usos e costumes que foram propostos pelos servos de DEUS na epóca foram todos embasados nas escrituras, eu creio que biblico, pois vou citar algumas, a mulher não usar calça deut. 22 vers. a tv não fala diretamente mas fala que nossos olhos são a candeia do nosso corpo(ou seja a janela da nossa alma) me dizem o que tem de bom num programa de tv, graças a JESUS ele me mostrou e hoje eu não perco mais tempo em ficar vendo esses programas que infelizmente a maioria só tem prostituiçao cenas pornograficas roubos tudo o que o diabo gosta , sempre tentou destruir o que DEUS tem criou, a familia e infelizmente os crentes estão perdendo tempo na frente das tv ao invés de meditar na palavra e pregar para o mundo, mas uma coisa eu sei independente do homem não pregar o uso e costume, eu fico com JESUS , pois a sua palavra diz que ele é o mesmo ontem hoje e será eternamente hebreus 13 vers 8. se o homem mudou ele vai dar conta de tudo e aqueles que estão indo atrás dos homens sofrerão, hoje em dia já não se sabe mais quem é crente, dentro da igreja todos são, e fora JESUS disse que vois sois o sal da terra e a luz do mundo, onde está o sal e a luz misturado com as trevas.mas ainda existem os remanescentes os que buscam se separar deste mundo, viver em CRISTO e andar como ele andou, para encerrar quero deixar dois texto 1 tiago cap 1 vers 17 toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima; descem ao Pai das luzes no qual não há mudança, nem mesmo instabilidade e vers 18 por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primicias das suas criaturas, e paulo escreve aos tessalonicenses cap 5 vers 23 o Deus da paz vos conceda santidade perfeita, que todo o vosso ser, espirito, alma, e corpo, seja irrepreensível para a vinda de nosso senhor JESUS CRISTO! que DEUS venha nos guardar desses homens que buscam seus proprios interesses, não pregando mais a sâ doutrina.

  94. A paz do Senhor Jesus,

    A nossa amada irmão Nilza, representou bem com um texto informativo, e de muitas propriedades biblícas, parabéns por procurar entender o chamado de Deus para nós mulheres, a biblía diz que “por falta de conhecimento o povo perece”, atente amados para entender a bíblia, peça ao Espírito Santo que é Ele quem orienta, discerne, e liberta o homem do pecado, não precisa ser cristão para saber a diferença do certo e do errado,se devemos seguir as tradições, logo compreendo que o homem deve se vestir como os homens daquela época, pois ´ainda hoje se usam esse costume, procure saber porque Paulo fala em I Coríntios 11 a seguir, sobre o costume daquela época, tal costume era para demonstrar que as mulheres eram submissas e queriam agradar vossos maridos, e se deixassem de faze- lo estariam sendo encrenqueiras, contenciosas e sem nenhum respeito pelo seu marido, no Brasil a igreja começou com com alguns costumes tais como :
    usar chapéu, terno e gravata, cabelos curtos, barba feita,
    as mulheres não cortavam cabelos, usavam somente saias, sem maquiagem, sem jóias, sem penteados e não se depilavam
    no geral era proibido ouvir e possuir rádio e televisão, os casamentos eram até que a morte os separassem, homens separados de suas mulheres
    e vice-versa não exerciam cargos na igreja.
    O primordial em ser cristão era ser humilde, ajudar orfãos e viúvas,
    Logo entendo que se é doutrina biblíca não pode deixar de existir, não foi o tempo que abriu os olhos para ter um programa que leve a mensagem de salvação ao povo, enfim, muita coisa deixou de existir, será que a doutrina biblíca foi reavaliada, e então se descobriu que não era bem assim que devia ser, chego a pensar que os usos e costumes aplicados as mulheres tem sido reavaliado também, ou não? Os pastores não são frouxos como li em aguns depoimentos, mas são crentes e convictos de que não vão mandar para o inferno um monte de membros e depois chegar diante de Deus e dar conta dessas vidas , pois você que defende o uso e costume, saiba que a igreja ja fez muitos membros deixar Jesus por insistir em fardos e jugos pesados, quando excluiam- os, esses partiram sem a salvação, você que defende, procure avaliar seus conceitos e observar quantos costumes a AD tinha e quantos deixou de exigir dos membros, doutrina biblíca persiste até a vinda de Cristo, refleita!

  95. A paz do Senhor!
    Irmãos amados, tem muitos irmãos que leem a Bíblia e infelizmente não a entendem porque tem grandes deficiências de várias ordens, e ainda assim, arriscam a se meter em coisa que não entendem!
    Por exemplo, tem muitos irmãos que não sabem a diferença entre verdade e julgamento no contexto bíblico e dizem: NÃO JULGEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS… Para dizer que a verdade é mentira quando é pregada. Quando o pecado é denunciado e alguém sente-se encurralado diz: Estão me julgando! Baseados em Mateus 7.1-5, fora do contexto.
    Analizando o contexto de Mateus 7. 1-5, Jesus estava falando com os fariseus hipócritas que matavam os inocentes defendendo a Lei de Moisés sendo eles mesmos pecadores, porque cometiam os mesmos pecados, veja a confirmação do contexto na sequência dos versículos.
    Falar a verdade para as pessoas não significa julgá-las como muitos pensam. Falar a verdade é dever do Cristão Sincero, avisando as pessoas sobre o que Deus requer. Lembrando que Deus é bom, mas lança no inferno os violadores de sua palavra, cf Ap 22.18,19.
    E quando pregamos a palavra verdadeira para as pessoas e denunciamos o pecado, estamos julgando com juizo verdadeiro, visto que a palavra é quem define a situação, cf João 12.48.
    Por exemplo: Os apaixonados por usos e costumes errados recorrem a este jargão evangélico NÃO JULGEIS… Meu irmão tira o véu dos olhos, se Deus abomina os valores errados, Deus já os julgou como valores errados e acabou , cf Ap 18.4; Ef 4.17. Logo, vamos pregar que esses valores são errados e acabou porque a palavra nos garante que eles são errados.
    Aplicar Mateus 7.1-5 além do contexto que ele foi escrito ou criar subterfúgio buscando contradizer à verdade quando é pregada ou para dizer que alguém está julgando porque ataca o pecado, é cometer um erro grosseiro de quinta categoria. Meus irmãos, o Espírito Santo ainda da sabedoria para aqueles que desejam ter conhecimento de Deus, cf Tg 1.5.
    A paz do Senhor!

  96. enquanto os pentecostais o qual tambem o sou e creio nos dons analiso julgo tenho observado uma coisa neste meio onde estao os sinais que evidenciam os dons curas profecias reais e nao profetadas as revelaçoes sem fundamentos que nao se cumprem isso tudo nos mostra que enquanto os pastores nao olharem para o proximo com amor e enxergarem que os membros sao carentes como eles nao veremosa milagres acontecerem cada dia de vida do ser humano vive examinando a biblia deus tira mais uma escama dos seus olhos a verdade se expoe e tudo modifica porque a palavra tem que ser renovada a cada dia nas nossas vidas nao baseie sua vida com quem ja morreu e nao tente incutir nas mentes dos indoutos e nescios as suas regras e normas que nao tem salvo ninguem mai si as aprisionando dizem ter tanta unçao ao pregarem sobre usos e costumes mais nao tem unçao para curar um cego levantar um paralitico e ressuscitarum morto saia da caverna saia da mesmice devoradores de almas hipocritas fariseu se voce dita regras e rejeita e esclui membros de sua igreja por causa da aparencia e sinal que voce nao conhece jesus o qual nao tinha parecer nem formosura e outra coisa profecia escrita contida na palavra nao se profetiza mais sim o que estaoculto no intimo de cada um de nos igrejas que dizem ser as melhores so trazem a maioria das revelaçoes e profecias de acordo com seu regulamento e normas fazendo assim com que os membros sintam medo e acabam achando que deus esta falandro que deus vai descer a sepultura e dai vem a famosa pena a esclusao ou talves a puniçao por um determinado tempo

  97. FICO TRISTE EM VER A ASSEMBLEIA DE DEUS SEM COMANDO DOUTRINÁRIO, DEIXOU DE SEU UNA NO QUE SE REFERE A DOUTRINA BÍBLICA ASSOCIADA AOS USOS E COSTUMES. QUERIDOS, A BÍBLIA É UM LIVRO SELADO, PORTANTO, NÃO ESTÁ ABERTO PARA QUE SE INTRODUZA INOVAÇÕES NEM TAMPOUCO ESTÁ EM CONSTRUÇÃO, PORTANTO, QUALQUER ALTERAÇÃO OU INOVAÇÃO, ATENTA CONTRA A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA; POR FIM, AQUI NO INTERIOR DE MINAS, QUANDO ALGUÉM APARRECE COM MANCHAS BRANCAS NA PELE, OS PSEUDOS MÉDICOS DIZEM QUE TAL PESSOA ESTÁ COM PROBLEMA DE FÍGADO, LOGO, POR ANALOGIA, QUANDO ALGUÉM TRAJA-SE DE MODO DUVIDOSO, TENHA CERTEZA QUE O SEU INTERIOR QUE SÓ DEUS CONHECE JÁ ESTÁ DETERIORADO, NÃO ME ENGANA, NÃO ACREDITO EM QUEM FALA ESTAR COM DEUS E NÃO SE PARECE COMO FILHO DE DEUS ( SANTO ). ZENILTON F. PORTES – NOVA ERA/MG

  98. Sou estremamente a favor dos usos e costumes por que Deus chamou um povo para ser diferente dos demais tito disse um povo seu especial zelozo e de boas obras “Seu” é algo peculiar unico “Especial” é algo diferente que não tem igual ” Zelozo” é algo que se preserva “Boas obras” fala de algo visivel a todos!!! pense nisso e me responda o que acho!!!!!

  99. eu estou nessa batalha sou a favor de usos e custume
    sou de mg e tem 33 igrejas que apoiam

  100. Quanta hipocrisia em poucos comentários…

    Utilizamos os usos e costumes como um método preventivo contra o pecado; e não porque se trata de pecado e sim uma falha contra uma instituição conservadora de bons atos, pautados na palavra de Deus. Definitivamente Isso NÃO é quesito para a Salvação!

    Uso e Costume é um meio pratico de inibir o desejo desenfreado da libertinagem carnal de ambos os sexos, que leva homem e mulheres ao pecado. Direta ou indiretamente, homens e mulheres podem aguçar seus instintos naturais, mesmo que não haja uma veste comprometedora, mas em sua maioria é por esse motivo.

    A questão dos uso e costume parece afetar em maior parte as mulheres, pois na maioria das vezes os argumentos levantados é somente contra o uso da calça, pinturas, corte de cabelo, pulseiras, anéis, colares, e outros acessórios desejados em partes por muitas mulheres.

    Venhamos e convenhamos. É natural da mulher “aparecer” para o homem: Exibir seu corpo, suas formas, “atributos”, é um processo natural da mulher. Mas os homens também agem assim…

    Pesquisando na internet sobre o assunto, descobri que a maioria das mulheres utilizam-se das vestes (calças, mini saias, shorts, dos cortes de cabelos e pinturas e demais acessórios) somente para se sentirem mais “gostosas e atraentes sexualmente”. Obs: desculpe-me o termo utilizado.

    As calças que algumas mulheres usam chegam dividir suas partes intimas que são notadas de longe. Ou mostram literalmente os contornos das mesmas sem qualquer pudor… Ai vem aquelas hipocritas dizendo: eu uso porque fico mais protegida do que com a saia.

    Alguns profissionais da medicina dizem que o uso de calças apertadas por mulheres é prejudicial a sua saúde. Pesquisem!

    Quando Jesus disse, que se um homem cobiçasse uma mulher ja teria cometido adultério, na época, as mulheres usavam somente as burcas, somente os olhos ficavam de fora. Imaginem agora, depois que passaram a usar as minissaias, os shorts, as calças apertadinhas etc…? Pior, isso tudo dentro das igrejas… Os desfiles de roupas decotadas, curtas chamam mais atenção do que a liturgia dos cultos. Não precisa mais esta no mundo para cometer adultério, basta ir a igreja.

    Culpa de quem olha? Acredito que sim, mas e de quem provoca, não haveria culpa alguma? Deus nos julgará e Ele é justo! Não terá o culpado por inocente.

    Não que queremos fazer isso (homens ou mulheres), mas somos tentados a fazer! Atirem a primeira pedra e digam que é o contrario. Os homens devem fechar os olhos se não quiserem pecar… E muitas mulheres também!

    Esta do jeito que Satanás queria… Vai usando os de dentro porque os de fora já é dele e não tem tanto talento mais… Esses talentos agora são dos chamados “crentes” do século XXI… (sangue de Jesus tem poder)

    E depois que a tal da teologia começou a dizer que o costume é local e passageiro, (não que esteja errado) ai é que veio a destruição total do pudor no meio evangélico. Foi mal interpretado… Para os tais, os costumes da igreja são pesados e difíceis de suportarem, mas os mundanos são aceitáveis… Quem entende esse povo? Levar o costume cristão pra o mundo é muito mais trabalhoso, então, o jeito foi trazer o do mundo pra dentro das Igrejas.

    Pessoal nós viemos do mundo e não podemos compartilhar das coisas do mundo, seus costumes, suas praticas e comportamento. Sejam fieis ao Senhor moderadamente, sem escândalos, exageros, castas, modestas…

    Mas se alguém não conseguem desvincular do mundo, que fique por lá ou mude sua maneira de viver Deus.

    Um abraço cordial em todos.

    Existem os que defendem e os que não apoiam essa pratica.

  101. A paz de Cristo!
    Ilustres irmãos malucos por Jesus, um abraço!
    Eu admiro muito o nosso Deus em cada ato criado! Deus é um ser maravilhoso grande, tremendo, onisciente, onipresente e onipotente. portanto, digno de toda honra e respeito e louvor!
    Cada ato criado por Deus expressa sabedoria, inteligência e poder! E analiso o poder de Deus e olho para mim mesmo e sinto-me como uma formiga diante do mar. Deus, o Senhor de tudo, é um Deus tremendo em todos os aspectos. No entanto, irmãos, muitos de nossos irmãos não tem temor de Deus, não têm sabedoria e percepção das coisas espirituais e, por isso não reconhecem a grandeza do nosso Deus.
    O ser humano não é nada! Se Deus decretar por exemplo, um, dois, três anos de seca consecutivos sobre a terra, o mundo entre em colapso total. O nosso Deus é o nosso patrão que nos sustenta com as suas providências, ainda assim, os humanos não reconhecem. E, muitos, ao invés de adorar a Deus, adoram o pai da mentira – Satanás.
    Nós temos que fazer como o nosso pai Abraão fez, renunciar tudo e ser crente fiel, não olhar para as consequências da chamada, ser fiel até o fim, por conseguite, chamado amigo De Deus, cf Gn 12ss; Gn 22ss e passagens correlatas.
    Eu não quero nem saber de costumes e valores de culturas de ímpios na minha trajetória espiritual – O sangue de Jesus tem Poder! Tem muita gente misturando as coisas para enganar os incautos, não quero nem saber disso! Ser crente é o cargo mais importante que um mortal possa assumir aqui neste mundo – servir a Deus, O Grande PRESIDENTE DO UNIVERSO!
    Satanás, o pai da mentira quer nos enganar com valores podres para roubar de nós a Glória que Deus colocou em nossas vidas – a salvação.
    Uns usam argurmentos teológicos fora do contexto, sociológicos, filosóficos, psicológicos, antropológicos e similares, todavia, ilógicos para Deus, cf 1 Co 1: 19- 21, para confirmar a validade dos valores criados pelos homens no decurso dos séculos no contexto da salvação. Isso não deu certo no Velho Testamento, Israel tentou fazer isso e de cara tomou setenta anos de cativeiro e de juros, desprezo, tristeza, opróbrio e desgraças, cf Jr 25: 11.
    NO Novo Testamento, quem tentar fazer isso, tomará além da perca da salvação será condenado ( a ) ao inferno e nunca mais sairá de lá. Tente seguir Deus e o mundo!… Tente juntar a luz com as trevas! Nem na Física nunca deu certo. Jesus avisou: é impossível segiur dois senhores, cf Mt 6: 24.
    O mundo e certos crentes que não conhecem a Deus de fato – estão bricando de morrer quando tenta desafiá-lo ou questionando sua palavra. Quando Deus estiver assentado no Trono Branco, Ap 20: 11-15 julgando, os perdidos e muitos crentes que violaram a palarvra de Deus, ficarão atônitos e com certeza dirão: este não é O Deus que os crentes pregavam na terra dizendo que era bom, misericordioso e outros atributos tão bonitos… Este homem é terrível e não temos como escapar! É por isso que Jesus disse: vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando, cf Jo 15:14.
    Portanto, meus irmãos, o melhor que devemos fazer é-nos conformar com a palavra e ser santo em toda maneira de viver. Seja desconfiado com certos mestres e doutores. Se em suas prédicas ou pregações violam os princípios Bíblicos – não tenham dúvida, são falsos profetas e trabalham para o inimigo.
    Saibam disso: os falsos profetas não sabem que são enganados por Satanás, pensam que nós que defendemos a verdade é que estamos enganados por ele. Eles não têm direção e se chocam frontalmente com as verdades Bíblicas porque não têm o Espírito de Deus, cf Jd 19.
    Nós que defendemos a verdade porque temos argumentos suficientes para denunciá-los, logo, somos baseados nos escritos Bíblicos e não em objeções vazias de significados como fazem os falsos profetas, cf 1 Pe 1:19-21.
    Irmãos, não sou doutor em Bíblia, mas o meu professor da Universidade Celestial – O Espírito Santo, capacita-me a escrever tais palavras que os irmãos estão apreciando.
    Temos o Espírito Santo que nos auxilia na percepção dos fatos a fim de não sermos pelas astúcias de Satanás.
    A paz de Cristo!

  102. Eu particularmente apoio os custumes ADD por que não só como eles mas como n porque nós da restauração temos um modo de viver bem diferente pois nós somos os verdadeiros “Sal da Terra e luz do mundo MT5.13-16″, pois não tiramos isso da nossa mente , mas, assim estamos baseado na palavra Sl119.1-Bem aventurado os trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor.
    E se não tivesse parametros para nós comprirmos então a bíblia diz Sl119.9 como purificar o mancebo o seu camimnho ? observando a sua PALAVRA .
    a biblia diz :2Tm3.13 Mas os homem maus e enganadores iram de mal para pior enganando e sendo enganado .1Co 11.1Sede pois meu imitedores assim como eu sou de cristo,v6 mas se a mulher é coisa indecente TOSQUIAR-SE ou RAPAR-SE que ponha o véu, v15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso por que o cabelo lhe foi dado no lugar do véu .NÃO BRIGE COM MIGO SE NÃO QUER OBEDECER QUEM FALA EA BIBLIA .E ela nos relata Gl 1.7O qual não é outromas alguns que vos iquietame queren trantornar o evangelio de cristo, Gl 5.13,19 Por que vós irmão fostes chamados á liberdade, NAO USEI ENTÃO DA LIBERDADE PARA DAR OCASIÃO Á CARNE , Por que as obras da carne são manifestas as quais são protituição (o tal de ficar ) ‘não tem nada ver’ impureza , lascívia (sensualidade), Por que hoje ir para casa de Deus s etransformou em um desfile de moda esbanjando roupa curta ,cabelo pintado ,e ceios de fora ,se perucupando com a sua vaidade e dando vazão a carne ,NÂO EU MAS A BÌBLIA DIZ Jo 3.6 o que é nascido da carne é carne eo que é nascido do Espirito é espirito Gl 5.9 Um pouco de fermento leveda toda a massa Jd v.6 POR QUE SE INTRODUZIRAM ALGUNS QUE JÁ ANTES ESTAVAM ESCRITOS PARA ESTE MESMO JUÍZO ,HOMENS ÍMPOS ,QUE CONVERTEN EM DISSOLUÇÕES (MUDANÇA DE CONTUMES )A GRAÇA DE DEUS E NEGAM A DEUS ,UNICO DOMINADOR E SALVADOR NOSSO ,JESUS CRISTO.1Pe 1.14-16 Como filhos obedientes , não vos conformando com as conupiscências que antes havia em vossa ignorancia ;mas como é santo aqueles que vos chamou SEDE VOS SANTO EM TODA “TODA ” MANEIRA DE VIVER sede Santo como eu sou Santo.
    OBS: EU NAO ESTOU TE CRITICANDO POR QUE A BÍBLIA DIZ

    1CO 11.16 MAS SE ALGEM QUISER SER CONTENCIOSO , NOS NÃO TEMOS TAL CONSTUME , NEM AS IGREJAS DE DEUS

    Jo 8.32 CNHECEREIS A VERDADE EA VERDADE VOS LIRBETERÁ

    EU NÃO PREGO DE MIM EU PREGO BÍBLIA

  103. A paz de Cristo!
    Irmãos amados, muitos erram porque não aprenderam a pensar! nós devemos aprender uma coisa: quem não pensa é pensado por alguém!
    Estou graduando-me em Física por uma das Falcudades Federais Públicas do nosso país, portanto, somos orientados por várias disciplinas inclusive, sociologia, filosofia da educação e outras disciplinas que trantam do contexto da educação na vida do ser humano.
    Buscando uma interação mais aproximada com os nossos futuros alunos, assim sendo, capacitando-os para desempenhar seu papel no contexto sócio-cultural e profissional.
    A educação faz a transformação do ser humano levando-o por caminhos melhores, visto que a perfeição em se tratando de ser humano, não existe.
    Sabemos que tudo que existe tem uma razão de ser, existe um fundamento que sustenta desde as estruturas mais simples a mais complexa, seja ela concreta ou abstrata, física ou espiritual, verdadeira ou mentirosa.
    Tais estruturas se forem atacadas por um sistema de ataque eficiente pode vir a cair.
    Amados estamos diante de uma estrutra montanda por um grande arquiteto ( Deus ), e vejamos como se constrói alguma coisa sobre ela. porque alguém já determinou os materiais para usá-los nessa construção, e, se porventura, alguém usar outro material sobre esse funadmento será desclassificado e o serviço ficará perdido.
    Hoje nós temos a ética ( fator regulador nas relações humanas) em vários sentidos seja ele profissional, moral etc. Logo, podemos fazer muitas confusões usando este termo que controla as nossas relações com outros FORA DO CONTEXTO. No âmbito espiritual a ética que defina o certo e o errado é a palavra de Deus. Muitos dizem que não podem dizer nada quanto à vida de alguém que professa a Cristo de modo indiferente por ser falta de ética e de respeito quanto àquela pessoa.
    Deus levantou homens com capacitacão intelectual e espiritual para defender as verdades bíblicos e dá sustentação teológica ao seu povo contra as doutrinas dos homens, demônios e continuar de cabeça erguida rumo aos Céu, cf Ef 4:11-16.
    Mas hoje, os nossos mestres e doutores já não têm visão tridimensional da obra salvívica de Cristo, e por isso Satanás, de certo modo, tem desmoronado o evangelho do Pai, porque os defensores estão dormindo teologicamente enquanto o Diabo dissemina a mentira à vontade produzindo jóios, cf Mt 13:36-41.
    Morei na roça 29 anos e lembre-me quantas vezes de madrugada o Espírto Santo me acordava e dizia: filho é ora de orar, e eu levantava, ali no meio de um terreiro iluminado pela a luz da lua, ficava de joelhos e entrava na presença do grande Deus e chorava de alegria e felicidade sentido no meu vaso aquela unção tão maravilhosa do Céu! Hojo moro na cidade onde o povo não dorme mais e nem ora mais de madrugada porque as complicações da vida não deixa – é uma loucura!
    E ali Deus falava comigo me Dizendo: vou te levar para a cidade e vou de dar conhecimento sécular e da minha palavra para você pregar e defendê-la…
    É exatamente o que estou fazendo hoje por meio de Blog maravilhoso, defendendo a palavra do nosso Deus!
    Portanto , amados, devemos educar os nossos irmãos com a palavra de Deus no seu real contexto denunciando as mentiras disseminadas pelos falsos mestres que estão nas esquinas procurando a quem enganar.
    Devemos ensinar mesmo nas escolas dominicais, nos cultos, nas palestras dizendo e mostrando como Satanás age nas vidas para enganar.
    Assim como o estado ensina o seu povo dentro dos seus valores, devemos esnsinar os valores da cultura celestial para os nossos irmãos serem santos em toda maneira de viver e fugir do mundo.
    A paz de Cristo – mais um maluco por Jesus.

  104. COSTUMES NAS IGREJAS

    Os usos e costumes fazem parte de todas as instituições e sociedades. Todas as igrejas têm as suas tradições, impostas ou espontâneas. Na sociedade, na escola, no trabalho, na família e em qualquer outro lugar ou grupo, as normas e os padrões culturais existem (nisto se incluem os usos e costumes) e possuem o seu valor.

    É COSTUME DA ASSEMBLEIA DE DEUS:

    1. Os irmãos usarem calças
    1. É costume de outras igrejas os irmãos usarem bermudas nas ruas

    2. É costume nosso as irmãs usarem roupas com pudor e modéstia.
    2. É costume de outras igrejas as irmãs usarem calças coladas no corpo

    3. É costume nosso as irmãs não cortarem os cabelos
    3. É costumes de outras igrejas as irmãs cortarem seus cabelos

    4. É costume nosso algum irmão usar bigode
    4. É costume de outras igrejas alguns irmãos usarem barbas crescidas

    5. É costume nosso os irmãos não terem cabelos crescidos
    5. É costume de algumas igrejas os irmãos usarem cabelos crescidos

    6. É costumes nosso (pelo menos nas igrejas de São Paulo) as irmãs usarem tintas nos cabelos sem extravagância
    6. É costume de muitas igrejas as irmãs as irmãs usarem tintas que bem desejarem

    A IGREJA “A (a minha) E A IGREJA “B”(a sua)

    A igreja A tem os seus costumes
    A igreja B também tem os seus próprios costumes

    A igreja A não precisa mudar os seus bons costumes
    A igreja B faça o que bem quiser com seu costumes

    A igreja A não pode impor seus bons costumes em ouras igrejas
    A igreja B não tem o direito de criticar os costumes da igreja A
    Quem ir da igreja B para a igreja A não tem o direito de leva os costumes da igreja B.

    A igreja A não poder mudar os seus bons costumes por causa de pessoas que vieram da igreja B (vice e versa). MESMO VOCÊ NÃO ACEITANDO SE ADPITAR AOS NOSSOS CUSTUMES, VOCÊ NÃO TEM O DIREITO DE IMPOR OS SEUS PRÓPRIOS COSTUMES.

    QUEM OBEDECE A BÍBLIA NÃO IMITA COSTUMES DE PESSOAS QUE NÃO TEM A CRISTO

    “Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês (Rm 12.2 – BÍBLIA VIVA).

    PB. JAIR ALVES

  105. Creio que o espirito Santo que habita dentro de nóz , é quem nos da discernimento para todas as coisas, já muitas irmãs da assembleia de Deus, perderem seus esposos, e perderem seus filhos para o mundo, por serem desleixadas com o seu costume no vestir e andar. Será que é isso que o nosso Deus quer de nóz. Pastores que colocam um julgo pesado em cima de suas ovelhas, por se acharem melhores do que nós. Isso não é Deus, é ceita.
    Creio que eu tenho Deus, e tenho muito mais sabedoria do que uma mulher que anda somente de saia, e usa por roupa de baixo por exemplo um fio dental.Eu tenho muito mais sabedoria que elas.

  106. sou pastor pentecostal usos e costumes estão relacionados com a doutrina ,biblica todos que sairão e deixaram os bons costumes cristão estão, agora sem o poder de Deus , perderão a autoridade ,o mundo os ganhou , muitos ja se venderão estão ai ,o evangelho da prosperidade , mistico com uma finalidade levar o dinheiro do povo,chuva de milagres ,onde a benção custa caro ,apostasia ,generalizada dentro das igrejas as laudiceias do nosso tempo estão em todos os lugares o nome laudiceia sig direitos do povo ou igrejas das multidões , so não se esqueçamos que as multidões na biblia é sinonimo de dificuldades e impedimento da obra de Deus enquanto que nas cartas do apostolo joão apenas duas igrejas receberão da parte de jesus as promessas de salvação filadelfia guardou a palavra e smirna por ser pobre pela perseguição foi elogiada e declarada rica diante de Deus este é o perfil cristão que agrada a jesus amem.

  107. existe argumentos usados por crentes que ainda não se converterão a Deus são crentes que ainda vem as coisas como crente natural ,Deus so que o coração , isto é sem santidade e separação do mundo e seu sistema novo nascimento vem de dentro para fora em todos os aspectos ,este tipo de argumento e para o crente que não quer pagar preço ,separar se do mudo e sua influencia uso de joias , pinturas roupas estravagantes e imorais sem dizer mais, desculpas negligentes de quem não quer ser santo e dar bom testemunho pois o poder é para ser mos testemunhas fieis

  108. A paz de Cristo!
    Amados, a causa de usos e costumes mundanos hoje serem valorizados e apreciados em muitas denominações, a culpa é dos seus pastores, cf Os 4.6.
    Quero também desmantelar à luz da Biblia um jargão evangélico ( expressão dita sem análise correta dos fatos), que diz: Não toqueis nos meus ungidos, com relação aos pastores, Sl 105.15. Devemos ter discernimento e nunca generalizar os fatos. Nós sabemos que a Expressão NÃO TOQUEIS NOS MEUS UNGIDOS hoje é usada como capa para esconder os inconformados que se juntam contra o Senhor, quando são confrontados com a verdade, como se Deus fosse ministro do erro.
    Isso deve analisado dentro do contexto devido. Por exemplo: Quando Davi disse para os seus homens de guerra não matar Saul e não tocar no ungido do Senhor, devemos ter bom senso para analisar tal passagem, cf 1 Sm 8.9. Ali Davi apenas estava usando apenas de bondade para com o seu sogro, pois não queria matá-lo. Olha, Deus colocou Saul nas mãos de Davi várias vezes, o que isso significa? Deus estava poupando a vida de Saul?
    Quanto à unção de Saul, ele não tinha mais unção nenhuma e eu provo: quando Davi foi ungido como Rei 1 Sm 16.1-14, O Espírito Santo retirou-se de Saul e passou atuar na vida de Davi, como este era ainda ungido do Senhor? cf 1 Sm 16. 14. Depois desse episódio, Saul passou a ser atacado por um demonônio, e portanto, já não era mais ungido do Senhor, mas um inimigo de Deus. O ministério de Saul acabou por causa da sua desobediência ao mandado do Senhor. Lembra disso? Todos os UNGIDOS que viola os mandamentos serão reprovados como foi Saul, cf 1Sm 15.28,29.
    DEUS NÃO TEM LUGAR PARA OS TAIS! HOJE EXISTE MUITOS, MAS SUA PERDIÇÃO NÃO DORMITA, cf 2 Pe 2ss.
    Irmãos, ungido de Deus é aquele crente que tem o Espírito do Deus Verdadeiro e vive a palavra de Deus e não a viola em aspecto nenhum, mas tem prazer em obedecê-la incondicionalmente, cf 1 Sm 15.22,23. Hoje, muitos evangélicos por não ter conhecimento aprofundado da Bíblia alimenta idéias erradas de que todo aquele que estar na frente de um povo, mesmo fazendo algo errado, é ungido do Senhor. Então, Saul querendo matar Davi que tinha o Espírito Deus, o verdadeiro? Era o ungido do Senhor? Que é isso! Vamos ter bom senso!
    No entento, a expressão de Davi dirigida a Saul, NÃO TOQUEIS NOS MEUS UNGIDOS, não tem nenhum sentido doutrinário. Logo, jamais pode ser usado para defender alguém que mesmo pecando, não pode ser exortado a fazer o correto, porque simplesmente é um ungido do Senhor.
    O pecado deve ser denunciado em qualquer classe que ele estiver atuando, seja pastores, presbítero, diácono, cooperador etc.
    Quanto ao pecado de pastores, olha as ameaças que Jesus fez aos pastores das igrejas da Ásia em Apocalipse em tempos passados e que suas advertências vale até hoje, cf Ap 22.7. Lembra disso?

    UNGIDO DO SENHOR É AQUELE QUE AMA E OBEDECE A PALAVRA DE DEUS. Muito obrigado de um simples Cooperador!
    A paz do Senhor!!!!!!!!

  109. A paz de cristo!
    Em se tratando de usos e costumes, algo criado pelos homens no decurso dos séculos e praticados pelas gerações posteriores, são passados pelo crivo dos olhos de Deus e reprovados pele sua justiça, cf 1 Jo 2:15. todavia, sabemos que existe valores praticáveis pela igreja e as pessoas não crentes, e outros que jamais praticáveis pela igreja, visto que mancha o seu caráter. No entanto, devemos ter discernimento e bom senso para entender isso.
    Os irmãos amarrados em valores errados, como se eles não tivessem nenhum efeito nas nossas vidas, quero comentar Ap cap. 17 e 18 respectivamente.
    Analisando Ap 17, observamos uma Babilônia religiosa que está assentada sobre muitas águas para fazer prostituir os povos, nações e línguas, com seus valores podres para fazer o mundo errar. Essa Babilônia está viva e o pior, em pleno exercício, cf 2 Ts 2:7-12, mostrará as unhas na grande tribulação.
    Que valores dissemina a Babilônia Religiosa? Valores por meio das religiões, culturas em estima no mundo inteiro, e outrossim, o evangelho fabricado pelos homens, ou seja, um cristianismo falso, cf Mt 24: 4,5.
    Tais valores são confirmados pelo mundo político, cultural, religioso e econômico. Observem, o inimigo usa estes quatro pilares para manter usos e costumes, valores, práticas em cada país, nação, usando decretos, leis e outros métedos para mantê-los em exercício a serviço do inferno. Não é assim mesmo! Agora eu pergunto aos irmãos, quem vai definir o resultado final, a palavra de Deus ou o decreto dos homens? Em quem confiar, na palavra dos sábios-segundo-o-mundo ou na palavra de Deus? Eu porém, confio e respeito e obedeço a palavra de Deus.
    Na grande tribulação, a Babilônia Religiosa lutará contra Cristo e será derrotada para sempre, cf Ap17:14.
    Resumindo: Seguir tais valores que a Bíblia reprova, é cair no terreno escorregadio dos prazeres reprováveis, abomináveis empregados pela Babilônia que juntamente com seus adeptos, serão lançados no inferno.

    Analisando Ap 18, notamos a existência de uma Babilônia política-comercial-religiosa ou seja, conjungando valores, e engana o mundo com pecados de luxúria e riqueza. Tal movimento é praticado pelo evangelho em estima pela teologia da properidade que usa o nome de Jesus apenas para tirar proveito, lembrando que isso já estar em prática!
    Os irmãos estão vendo isso! A mesma tática que o Diabo usou tentando derribar nosso Jesus, quando em resposta disse que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de DEUS,cf Mt 4:4. Tal é prática é hoje feita pelos homens a serviço do erro. Irmãos, abra os olhos!
    Querem de alguma forma tirar proveito disso e ainda dizem que Jesus está no meio deles aprovando os seus ministérios. Seré julgada também a Babilônia política-comercial-religiosa pelo Grande Deus! Vai para o inferno, porque Deus é Poderoso para julgar, cf Ap 18:8b. Hoje muitos pessoas se convertem ao Senhor animadas pelo movimento barato de mudar de vida não sentido de vida espiritual, mas de vida financeira e estatus social, cf 2 Pe 2ss.
    O nome de Jesus é usado apenas como fórmula de bênção, o nome Fé é usado como disfarce, o nome Espírito Santo é usado como carimbo para respaldar as ações destes ministérios.
    Temos um conselho do Céu que diz: Saia dele povo meu, para que não sejas participantes dos seus pecados, e não incorras nas suas pragas, cf Ap 18:4.
    Irmãos, o mundo será julgado por causa dos valores disseminados pelas Babilônias e praticados pelos povos, nações e lńguas. Não caia na falácia do engano porque vai pagar o preço, Deus é veloz! O melhor é fazer parte dos malucos por Jesus e deixar as Babilônias de lado!
    Notamos uma coisa, por que Deus julgará o mundo? Porque mundo com os seus valores não agrada a Deus! Tira essa falsa ilusão de que Deus não se importa com valores. Isso tem uma influência negativa tão grande capaz de desviar as personalidades das pessoas e levá-las a destruição fìsica, moral e espiritual, não é o que está acontecendo! Deus se importa com a nossa vida física, moral, ética, estética e espiritual.
    Portanto, os valores se encarregam de deixar transparecer isso de forma a dizer a quem pertecemos, cf Ml 3:18; Mt 5:20.
    A paz de Cristo de mais um Maluco por Jesus!!!

  110. A paz do Senhor Jesus Cristo! Meus irmãos, saiba que hoje o nosso inimigo (satanás) armou uma estratégia diferente para destruir a igreja noiva do cordeiro.
    Nos tempos primitivos satanás usava os seus adepto para matar literalmentes os cristãos, hoje satanás está matando a vida espiritual de muitos crentes (oferecendo tudo aquilo que a natureza caida tem prazer) ele está usando a mesma frase que ele usou para derrubar Adão e Eva no jardim do Éden, CERTAMENTE NÃO MORREREIS, hoje ele só mudou a expresão da frase para: ISSO NÃO TEM NADA HAVER, e muitos estão dando crédito a essa frase satânica.
    Cuidado! Porque no jardim de Éden satanás usou uma cobra, hoje ele está usando homens que se intitulam pastores.
    Deixo aqui a minha alerta para todos os membros da igreja ev. Assembléia de Deus, que verdadeiramente são Assembléianos e filhos de Deus.
    Na carta aos Romanos cap 6 vers 17. Nós recebemos uma forma de doutrina, e essa doutrina foi trazida pelos nossos pioneiros, e eles estavam na direção de Deus, e Deus aprovou o que els ensinaram.
    2ª Timóteo cap 3 vers 14 Nós devemos permanecer no ensinamento em que fomos ensinados.
    No cap 1 vers 13 dessa mesma carta diz que devemos conservar o modelo das sãs palavras que temos ouvidos.
    Permanecer é conservar até o fim, e conservar é guardar com zelo.
    2ª Tessalonicenses cap 2 vers 15 está escrito uma recomendação para nós guardar as tradições apostólicas que nos foram ensinadas.
    Aos Romanops cap 16 vers 17 diz:que devemos anotar os que promevem dissenções (divisão) E ESCÂNDALOS contra a doutrina que aprendemos, devemos desviar dos tais. Deixar de viver nos ensinamentos que aprendemos é causar divisão e escândolos na obra de Deus.
    2ª Corintios cap 11 vers 3 e 4. O Evangelho de Cristo é simples, mas é santo, e quem deixa o evangelho de Cristo para receber outro evangelho, sofre.
    Gálatas cap 1 vers 8 e 9.. Se alguém pregar outro evagelho além do que ele já pregou é maldito.
    E um pouco de fermento leveda toda a massa. Gálatas cap 5 vers 9. Não é só o dexagero que prejudica a santidade, uma mínima maquiagem é o inicio do dexagero.
    Para concuir, cuidado com os ensinadores do evagelho moderno, eles pregam e ensinam, contra os ensinamentos que os pastores pioneiros ensinaram, dizendo que aqueles ensinamentos eram ensinamentos de homens, mas eu vos afirmos, se aqueles ensinamentos fosse ensinamentos de homens, não teriam recebidos a aprovações de Deus.
    Eu estou é preocupado é com a vida espiritual e a vida de santidade das ovelhas, e não com a lã delas.
    Saiba que o bom usos e costumes são o ornamento da sã doutrina!

  111. O evangelho deve ser pensado e analizado dentro dos conformes bíblicos. Enquanto não aprendermos a fazer isso corremos o risco de sermos enganados pela massa do movimento sem visão que temos hoje.
    O evangelho de hoje não consegue produzir os efeitos do evangelho primitivo, porquê? Nos dias hodiernos, não há investimento na busca do batismo com Espírito Santo, em muitas denominações não se ver mais os dons do Espírito em operação. Os crentes de hoje não falam mais em linguas estranhas.
    Temos hoje um evangelho puramente carnal. Lendo a Bíblia com bom senso, observamos que os discípulos após Cristo subir para o céu, oraram 10 dias, e completo os dias de pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar, cf At 2, e ali todos os 120 foram batizados com o Espírito Santo. Portanto, a igreja nasceu no fogo e poder do Espírito Santo e vive simplesmento no poder do Espírito, será arrebatada no poder do Espírito Santo.
    Muitos irmãos hoje, deviam defender a causa do nosso mestre com unhas e dentes, abominando o mundo e seus valores pobres, porém defendem valores que solapam a alma, corpo e espírito manchando-os.
    Em Mateus 18:18-20, Jesus afirma que se dois ou três pedirem alguma ao Pai Ele concede. Então, por que hoje não reunimos buscando o batismo com o Espírito Santo 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,… dias em Jejum e oração? Às vezes, estamos nos reunido para buscarmos outras coisas e não poder para vencer o inferno, não é!
    Eu fico doendo a minha alma com a falta de sabedoria, percepção e inteligência espiritual nos crentes de hoje, cf Ef 1:17.
    Muitos vão para a casa de Deus mostrar estatus, mas não vão com o coração recheado de humildade, santidade, amor espiritual, reverência. No entanto, com coração cheio de valores errados e confirmando com o externo.
    As nossas músicas de hoje não passa de musica mesmo! Os nossos hinos feitos por alguém que tinham comunhão com o Espírito Santo, são coisas obsoletas e sem valor. São rejeitados por uma geração que Não conhecem a Deus e o seu poder, é uma pobreza espiritual sem precedentes!
    Irmãos honestos, malucos por Jesus! Vamos orar pedindo a Deus para vir nos buscar, para nos tirar deste mundo perverso e mau! Eu não acostumo com esse evangelho de hoje, sem poder, sem santidade, sem vida, sem Jesus.
    O evangelho original é supracultural, ou seja, seus valores estão acima de quaisquer culturas, não podemos trocá-los por valores pobres sem vida, Hb 6:1-9. Por isso, irmãos podemos crescer em investimentos na obras de Deus, mas mudar os nossos marcos e valores, nunca!, cf Hb 13:8.
    Eu sou um cooperador e considerado testa de ferro onde eu congrego, não tenho às vezes oportunidade de pregar por causas das perseguições irternas, mas Jesus já me disse: não temas eu estou contigo, cumpra o ministério que te dei.
    O segredo da vitória é ler a Bíblia, orar todos os dias em casa e na igreja, jejuar pelo menos uma vez por semana, pedir ao Espírto Santo sabedoria, inteligência espiritual, armadura de Deus para vencer a impresa de Satanás e buscar de todo o coração, além do mais, dizer não para usos e costumes errados. Logo, quem vive assim nunca cairá, cf 1Ts 5:16-24.
    A paz de Cristo!!!

  112. A paz de Cristo!
    Em se tratando de obediência, devemos amados ter conhecimento e discernimento dos fatos da nossa caminhada evangélica. OBEDEÇO PASTOR QUE PRIMA PELA VERDADEIRA DOUTRINA BÍBLICA. No entanto, pastor que mistura verdade com mentira não o obedeço de forma alguma.
    Por que? Quem define a verdade é a palavra de Deus. Todos são convidados a obedece-la, tanto pastor como a ovelha. Ninguém é especial diante de Deus neste aspecto.
    Irmãos, tem muitos pastores que não tem chamada divina, cf Mt 7:22; Ez 34:1ss; 2 Pe 2ss. Abra o olho! Muitos dizem: Eu sou pastor porque Deus me chamou! Porém os atos são de alguém que não tem nenhum vínculo com o Espírito Santo. Irmãos não caia na falácia dos mentirosos, quem é de Deus, obedece a palavra de Deus, cf 1 Jo 2ss. Tem muitos pastores por aí colocados pelos homens. ministérios de homens, é verdade meus irmãos! Ainda tem muitos irmãos inocentes quanto a isso. Pensam que todos que confessam Jesus estão salvos, cf Mt 7:21, 22.
    Satanás tem suas táticas para enganar. Usanda pessoas grandes para disseminar suas desgraças e matar o incauto. Eu sou desconfiado! Observo tudo e tiro uma conclusão pela palavra que é o meu padrão de medida espritual para descobrir os mentirosos dentro do evangelho.
    Deus não aprova valores mundanos. Se Deus os aprovasse usos e costumes de ímpios não julgaria as DUAS BABILÔNIAS que guerreia contra os Santos e o Céu, cf Ap 17 e 18.
    Apaz de Cristo!!!!!!!!!!

  113. Bom q a PAZ DO Senho esteja com vcs .eu acredito
    que somos todos iguais perante o Senho .sou salvou no nome de Cristo Jesus o qual morreu na cruz e ressuscitou ….no dia em que aceitei Jesus fui selado ganhei a marca da promessa que foi o espirito santo de Deus então tudo que eu faço de certo o Espirito santo q estar em mim fica feliz com os meus bons atos minha boas atitudes.etc…mas quando faço coisas que não agrada ao espirito santo que esta em mim ele se envergonha e fica entristecido e sabemos quando isso acontece então se eu uso uma roupa que o espirito santo não fala através do meu coração que ele esta envergonhado com essa minha atitude então sabemos o que vestir ai vem de cada um que realmente se converteu, no dia em que o espirito santo se sentir envergonhado de minhas veste digo isso com toda convicção que mudarei o meu modo de me vestir mas para agrada o meu Deus e não aos homens……..Mas lembrando que devemos obediências aos lideres então se seu Pastor ,seu líder dis que vc tem que se vestir da maneria q a doutrina pede vc querendo ou não tem que obedecer por que se vc não obedece a seus pais a seu pastor a seu líder que vc pode ver como é que vc vai obedecer a Deus que não pode ver……obrigado fiquem com Deus

  114. Existem muitos crentes que pensam que usos e costumes são coisas criadas pela assembléia de Deus missão. Não meu irmão, é a Bíblia que determina. Portanto, muitos atribui isso a Assembléia de Deus para criar opções de escolha e refutar os mandamentos bíblicos. Na verdade é uma velha tática do enganador, Mt 4:1-11; Gn 3:1-5. Na verdade, todos os ministérios deveriam primar pelo bom senso e obedecer a palavra de Deus, e não dizer que essas coisas foi ministério tal que criou, cf Is 8:20; Ap 22:18,19.
    Meus irmãos Deus não aprova valores e culturas de pecadores de forma alguma, caso contrário nao havia necessidade de santificação e separação.
    O apóstolo Paulo denuncia para não seguirmos valores mundanos, cf Ef 4:17-32. É lamentável como tem irmãos defendendo valores errados firmados em hipóteses sem respaldo bíblico. Deus não trabalha no terreno da hipótese como muitos pensam. Vejo isso nas afirmações dos irmãos quando dizem: eu acho que é assim… outros dizem: eu penso que isso não é assim… Isso é perigoso! Deus diz uma coisa e acabou.
    Devemos ler a Bíblia para entendermos o seu conteúdo e depois que aprender de modo certo ensinar os outros, cf Mt:19,20.
    Como fazer a diferença se todos querem andar do mesmo jeito? podemos observar que os animais epicenos temos dificuldades para saber qual o macho ou a fémea dos dois? Crentes e ímpios andam iguais em usos e costumes, quem saberá qual deles são crentes ou não? Cf Ml 3:18; Mt 5:20; Ef 4:17, isso é confusão!
    Quando Jesus começou a trabalhar fez uma reforma total que em outras palavras, estava dizendo não para o sistema farisáico daquela época. Logo, foi perseguido pelos fariseus, e por fim, morto, Cf Mt 5, 6,7, total dos versículos que tratam da refoma: 111 versículos. Logo, devemos dizer não para valores errados.
    Quanto ao obreiros, devemos portar de modo digno na casa de Deus. O próprio mundo que não nenhum vínculo com Deus, porta-se de modo correto no seu contexto, exemplo: apresentadores de jornais televisivos, deputados estaduais, Federais etc. O nosso Deus é menor que eles? Nós irmãos estamos servindo é o GRANDE DEUS DE ISRAEL, CRIADOR DO UNIVERSO! Ser crente é mais importante do que assumir um cargo mais alto que o mundo pode oferecer, eles não receberão recompensa nenhuma, mas nós receberemos se formos fieis até o fim.
    Eu sou um cooperador ando na casa do meu Deus bem vestido e assim dou bom exemplo para os outros e agrado ao meu Deus.
    Muitos hoje em nome de uma falsa humildade estão despresando a ética correta e primando pelo o que “eu acho” ou “eu penso” e andando na casa de Deus sem nenhum respeito e temor.
    O povo de Deus ao longo dos séculos não compreendeu o que Deus requeria e, infelizmente, muitos hoje estão na mesma situação, cf Os 4:6.
    O inimigo não abre mão dos valores errados porque mesmo alguém sendo crente e praticando-os não satisfazem os requesitos de santidade e separação determinado por Deus. O Espírito Santo é impedido de operar nos crentes mundanos ou carnais, atrapalhando o trabalhar de Deus. Por conseguinte, tornando-se jóio no meio do trigo.
    Jesus disse que o mundo não pode receber o Espírito Santo por causa do pecado, cf João 14:17. O que é o mundo? valores em forma de costumes, usos, que os ímpios não querem abrir mão criados pelos homens, cf Gn 11:1-9, praticados ao longo dos séculos, e muitos crentes por não possuir conhecimento para fugir, tentam juntar a luz com as trevas, serão rejeitados pelo Senhor, cf Mt 7:22; Mt 7:24-27.
    Mas alguém pode dizer: Eu ando do jeito que quero e o Espírito Santo me usa para trabalhar na obra do mesmo jeito. Cuidado! Satanás também opera sinais e maravilhas que se possível for, enganaria até os escolhidos, e DEUS fez assim para testar os crentes como fez com Adão, se seguiriam a verdade ou a mentira. Quem disse tal afirmação? Foi Jesus, cf Mt 11:24. Esse evangelho sem compromisso com santidade e recheado de curas e maravilhas, devemos ficar desconfiado com ele e colocá-lo no crivo da palavra de Deus para testar sua fonte, cf 1 João 4:1.
    Os usos e costumes errados hoje não são combatidos por falta de convicção e conhecimento da palavra de Deus, tem atrapalhado o batismo com Espírito Santo, as operações dos dons, atrofiam o testemunho interno e muito mais o externo, tira a diferença do crente para chamar atenção do pecador, e provoca muitos outros males e condenação.
    É por isso que Satã não abre mão disso! Quer ter quaisquer influências seja lá o qual for no crente para mantê-lo preso no erro, cf Zc 3:1-3.
    Devemos lembrar irmãos que as culturas do mundo foram criadas pelo desenvimento do homem e praticados pelos seus descendentes no decurso dos séculos. Sabemos que tais culturas e valores pregam rebeldia contra o nosso Deus em todos os aspectos, seja ele moral, social, piscológico, espiritual e cultural. Deus nos arrancou de lá para fazer de nós benditos, especiais e mais do que vencedores.
    Muitos irmãos são enganados por não terem conhecimento exegético profundo para fugir das artimanhas de Satanás que são complexas e ás vezes, imperceptível por muitos que confessam o nome de Jesus.
    Portanto, os pregadores devem ter muito cuidado ao ensinar a palavra de Deus para as pessoas simples que nunca tiveram acesso ao conhecimento sécular e bíblico, e que depende do nosso ensino genuinamente bíblico para vencer e morar no Céu, cf Tg 3; Ap 21:7.
    Eu não sou doutor em bíblia, mas sei fugir do pecado porque o Espírito do Senhor me orienta a não cair nas malhas do erro.
    Deus abencoe mais os irmãos com conhecimento e sabedoria para discernir a complexidade da nossa caminhada evangélica rumo a Canaã Celestial.
    A paz do Senhor!!! um cooperador apaixonado pela verdade de Deus!!!

  115. A paz de Cristo! infelizmente hoje muitos de nossos irmãos não tem discernimento do certo e errado em se tratando das das coisas espirituais,e por isso muitos caem nas malhas do inimigo que é muito astuto para derribar sábios e tolos que usa teoria para confirmar seus erros. Mt.4.1-10.
    Em se tratando de usos e costumes, eu fico com a palavra de Deus que é autoridade máxima, e não com argumentos sem base bíblica. Devemos trabalhar em parceria com o Espírito de Deus para sermos orientados por Ele no evangelho. muitos hoje acham que os seus argumentos são eficazes para determinar a salvação dos homens. Não! É a palavra meu irmão! O próprio Jesus não pode mudar nada para satisfazer ninguém. Leia João 12. 48-50.
    Devemos ter sabedoria para analisar os fatos do passado bíblico, os dias atuais do mundo, a nova aliança de Deus com os homens, o que Deus requer, e o mundo também requer. Leia Efésios 1.17.
    Muitos crentes não querem abrir mão dos valores errados tentando juntar a luz com as trevas, isso nunca deu certo nem na física, quanto mais aos olhos daquele que vê o que estar no oculto, Sl 50:14-22.
    Quando Deus tirou o povo do Egito, ao terceiro mês mandou Moisés subir ao monte para receber os mandamentos para regulamentar a vida do seu povo em todos os aspectos. Por que? porque as leis, os valores egípcios em aspecto nenhum serviriam para dirigir a vida de Israel. Leia Dt. 7.1-7. Tal fato aos olhos do povo de hoje isso não é certo. Aos olhos dos crentes de hoje isso é acepção de pessoas, não é! Deus não tem nenhum vínculo com cultura da China, Índia, Brasil, Japão, EUA, México, ou seja, as culturas das nações foram criadas ao longo dos séculos pelos próprios homens. Deus nunca autorizou tais culturas. Mas Deus criou sua própria cultura (ser santo, diferente, povo zeloso, sábio,) que o povo que diz ser santo e quer morar no Céu questiona. Nosso Deus nunca falou com estes homens afirmando que suas culturas e valores estão certos. Quando aceitamos a Cristo foi para dizer não ao mundo e sua bagagem maligna, 1 João 2:15. Por isso que o evangelho de hoje não não tem o mesmo poder de fogo como tinha a Igreja Primitiva. Preste bem atenção no que disse Jesus em mateus 24. 4,5. Tem discernimento para entender tal passagem? No entanto, se você prega a Bìblia em partes para não ser peserguido ou não atingir o povo, você estar no rol dos falsos doutores ou falsos profetas, visto que a Bíblia mostra as caracteristicas do verdadeiro cristão, Hb 4:12.
    Quanto ao usos de roupas a bíblia aplica uma restrição, não havendo traje de homem em mulher e vice-versa. Quem mandou escrever? foi Deus ou foi Moiśes! Foi Deus e acabou! Está escrito! Sabendo que naquela época não existia calça comprida etc. E muitos morrem defendendo que a mulher pode vestir calça comprida usando argumentos histórico, filosófico, sociológico, piscológico,teológico etc.
    Outra perguta! Só as mulheres pode vestir-se de roupas de homem como alguns defendem? Pois do mesmo jeito que um homem crente afirma que uma irmã pode vestir-se roupa de homem, um homem pode vestir-se de roupa de mulher! Não é a mesma coisa! Já pensou na casa do Senhor Deus um pregador vestido de roupas femininas, que abominação! Só um cirstão sem visão afirma tal aberração! Logo, muitos fazem negócios com doutrinas bíblicas inegociáveis como se o Céu fosse deles buscando multidões. Irmãos quem tem juizo e medo do inferno obedece as leis do Grande Deus, que não reconhecem aqueles que violam suas palavras, Ap 22:18,19.
    Meus irmãos, o que Deus quer é que aja uma diferença no vestir de seu povo, e que aquilo que faz parte do traje de homem mulher não pode usar e vice-versa, este é o vedadeiro significado exegético da passagem bíblica. É um mandamento moral que tem valor enquanto vivermos por aqui.
    É simplesmente isso. Deus quer que exista uma diferença entre o justo e o ímpio em todos os aspectos, cf Ml 3:18; Mt 5:20.
    A bíblia tem mandamentos para todos os seguimentos de nossa vida, negá-los é desconhecer a palavra de Deus.
    Tal diferença requer convicção e propósito. Por que questionar as verdades bíblicas? Deus é mentiroso? o Espírito Santo que autorizou escrever a palavra, mandou escrever mentiras para oprimir o crente? Não! Nós não estamos entendendo o que Deus requer e estamos entrando no terreno escorregadio da desobediência. Lembre-se disso, Mt 7.22.
    Os valores bíblicos para a geração moderna é um afronto. Homens com cabelos grandes, mulheres com os cabelos como homem, tais valores não condizem com o padrão determinado por Deus, infelizmente. E agora! O que o Espírito Santo mandou Paulo escrever é mentira? Os nossos doutores evangélicos com seus argumentos garantem que isso ou aquilo não tem nada. São donos das decisões bíblicas. A palavra de Deus agora não tem mais valor. E agora com quem estar a verdade? com Deus ou com os teólogos-doutores? Devemos ter muito cuidado com a nossa alma! No final das contas ela é quem vai arcar com as consequências da salvação ou destruição, o corpo de hoje pode complicar ele mesmo e o novo corpo que receberemos. Tudo depende do que você fez com a palavra.
    Amo a Bíblia e não questiono as suas verdades. quem quiser contestar que conteste. Os inimigos da bíblia um dia terá de suportar o duro pagamento dos seus desvários.
    Quanto às culturas do mundo moderno as tenho como algo fora do contexto da minha caminhada. Portanto primo pela cultura celestial criada por Deus para o meu bem e permanencia no Céu para sempre. Portanto, para isso devo ter sempre bom senso e temor por aquilo que sou orientado a guardar até o fim, Ap 2:26.
    Ser diferente hoje não é uma opção.Ser diferente é ter convicção e fazer parte de um padrão supracultural. Aqueles que mudam seu perfil de fiel para se acomodar a modelo novo de fé como se a palavra tivesse duas caras, demonstra que é menino na fé e fácil de ser movido pelo engano do inimigo.
    O fundamento de Deus não oscila como muitos pensam. Deus é fiel, Hb 13:8.
    Os homens mudam com o tempo e também seus valores, por isso fuja dos seus volores oscilantes e fique com Deus. A paz do Senhor Jesus Cristo!!!

  116. acredito muito na moderação,o que deveria ser frisado nas AD. nós mulheres,não podemos pintar as unhas,mas na verdade pintamos,aí usamos a base,que pra Deus,se for pecado,o pecado de pintar as unhas de vermelho é o mesmo que usar base…Pecado pra mim é quando eu uso o meu corpo pra chamar a atenção,aí nesse caso,eu posso tá com uma roupa até composta ou vice-versa,mas o meu coração está voltado para a sensualidade…

  117. nao vejo pecado algum em uma mulher da AD usar calça comprida, até porque é uma roupa como outra qualquer, não é um acessório,é uma roupa…

  118. Se você se membra a uma Igreja,no caso a AD,vc deve estar ciente de que ela tem um certo costume(cujo caracteriza principalmente a mulher,que ao ser vista em qualquer lugar com um certo estilo de vida[trajes,cabelos],é facilmente reconhecida como uma serva de Deus,,cuja demonstra autoridade de Deus na vida,chegando até,,como já ouvi testemunhos,,a ser usada por Deus no meio de uma praça,etc e tudo isso principalmente pela obediência as autoridades espirituais,que foram impostas por Deus-Efesios 4:11…enquanto uma que anda de qualquer maneira,demonstra que tem na sua vida por prioridade as vaidades,os cuidados desta vida,sam falar jque nunca alguem a caracterizaria como Crista,pois um cristão não necessita se preocupar com o que diz respaito a este mundo!E quem se membra a AD,seja obediente,pois DEus não se agrada dos desobedientes!

  119. Um evangelico n deve ser conhecido por suas roupas ou por simplismente anda por ai com a biblia em baixo do braço pois qualquer um pode fazer isso.
    um evengelico deve ser conhecido pela maneira de falar de agir de pensar…
    um evengelico deve ser conheciso pelo seu coração. Deus q o coração do homem n suas roupas ou joiais.
    se gravata e terno desse santidade a alguem a cenado e a camara dos deputados seria o lugar mais santo do brasil…
    Deus usa é o homem pra faz a obra n as roupas q o homem veste.

  120. Fiquei muito triste depois que eu Li os comentarios abaixo,meus irmãos não esquesão que cada igreja tem a suas mormas e regras elas são formadas dentro de um estatuto que rege cada uma delas.

  121. meus amados e queridos irmãos em cristo Jesus eu sou Ezequiel da Assembleia de Deus. eu não critico sabe por que? nós que falamos que somos cristãos ,nós somos apenas servos de um Deus todo poderoso e o juiz é ele e mais ninguem , Apartir do momento que nós julgamos alguem deixamos de ser servos nos tornamos Senhor . Sera, que nós temos a autoridade de condenar alguem .

  122. Temos que mudar o interior, se fosse por uso e costumes, as mulçumanas ja estariam no céu. As vezes uma calça jeans esconde mais do que as saias. Não vamos julgar os irmãos, cada um se veste como quiser, a salvação é individual, Deus sabe como tratar os escolhidos, as roupas vão virar pó. Só não podemos escandalizar o evangelho de Cristo. Vistam-se como quiser, mas sejam sábios…

  123. Eu reconheço um homem de calça de costas e uma mulher…
    O que quero dizer eh que os costumes mudam, a sociedade muda, não eh por que uma mulher tem seus cabelos cortados que é considerada prostituta como antigamente, vejo tantas por aí com o cabelo arrastando no chão… Isso não significa nada, cresci ouvindo que não devemos julgar o livro pela capa.

    Se Deus não gostasse de adornos Ele não nos daria uma coroa de ouro que está escrito em Sua palavra. Esses dias eu vi na faculdade que as pessoas com deficiencias eram mortas e rejeitadas, isso era um costume, qdo Jesus veio ao mundo foi que as pessoas com necessidades especiais passam a ter direitos e considerados como pessoas normais…

    Espero que isso não impeça que as pessoas se acheguem ao reino de Deus pois seria uma grande pena…

    Igreja Evangélica Mover do Espírito Santo

  124. sou contra usos e custumes nas igreja pois acho que o crente deve ser diferente na forma de andar e vesti…………………….finalllllllllllllllllll

  125. leiam 1 pedro 3, medite na passagem q diz:
    Porque assim se adornavam também antigamente as SANTAS MULHERES que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
    1 Pedro 3:5
    bom na biblia elas são chamadas de SANTAS, nas igrejas são chamadas de pecadoras, sera q a biblia esta errado e as doutrinas dos homens estão sertos???

    se lermos Isaías 3, 1 pedro 3,1 corintios 11, nenhum deles falam sobre pecado, inferno ou condenação.
    isaias 3 Deus não proíbe o uso de joias, mais ele diz q irar tiralos das mulheres pq elas se exaltavam estavam dando mais valor a suas vaidade mais ele nunca falou em proibição ou pecado.
    em 1 pedro 3 ele diz q a mulher n ser conhecisa apenas com suas roupas ou joias mais q em seu coração tenha um espiro manso e quieto:

    O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
    Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
    1 Pedro 3:3-4

    ———————————————————————————-

    E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
    Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR,
    Números 6:1-2
    Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça.
    Números 6:5
    vejamos se as mulheres não cortarem o cabelo antes desse mandamento de Deus pq ele colocaria a palavra mulher no meio? isso mostra q elas cortavam!!! e pq hoje seria pecado??? veja em 1 corintios 11, Paulo fala em desonra e n de pecado, vamos aprender separar as coisas desonra é desonra pecado é pecado!!!
    teria Deus mandado o homem fazer coisas q o levariam para o inferno??
    Quando um → HOMEM ← ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR, Números 6:1-2
    Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça →NÃO PASSARÁ NAVALHA; ← até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça.
    Números 6:5
    NÃO PASSARÁ NAVALHA…deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça. agora vejamos: Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
    1 Coríntios 11:14
    veja Deus fala pra não corta o cabelo, Paulo fala q é desonra ter cabelo crescido, se essa desonra for pecado Deus teria mandado o homem pecar???
    as mulheres cortavam cabelo pois Deus sita o nome delas veja claramente:
    Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou →MULHER← se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR,
    Números 6:1-2
    preste atenção nisso
    Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha;→ ATÉ QUE SE CUMPRAM OS DIAS←, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça.
    Números 6:5
    ATÉ (Indica de LIMITE ou termo espacial temporal ou quantitativo) Deus impôs um limite, depôs daquele tempo eles estariam livres.
    NAZIREU=”consagrado”, “separado” o voto de nazireu era uma consagração.ou uma pessoa separado, como Sansão.
    Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda.
    Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
    Juízes 13:4-5. Sansão não poderia corta o cabelo pq era separado.
    Paulo falar em 1corintios 11, q é desonra, mais ele n fala nado sopre se a mulher corta o cabelo ela estará pecando, simplesmente ficara feio se elas rasparem geral a cabeça né? n é pecado pelo menos corta as pontas.
    agora se sua igreja te proíbe disso, vc tem q seguir se não gosta procura outra ond vc se sente melhor, só não se deixe levar nessas conversas de usar isso usar akilo é pecado, tenha decencia se respeito use roupas ou joias comportadas, nada q xame a atenção dos outros.
    Deus não necessita da roupa do homem pra operar Deus quer é o coração do homem, se preou cope mais com seu coração é ele q deve esta limpo livre de sugeira.

  126. Aqui em Sergipe o presidente das Assembleia de Deus para não perder membros para as igrejas que estão mais para o mundo do que para Deus, entregou a igreja as baratas, e hoje as mulheres que não temem a Deus parecem mas com Jezabel e as duas prostitutas de Ezequiel 23:1,40

  127. Sem comentário ! A ASSEmbleia de Deus virou um passarela de costumes mundanos , as vezes parece que estamos no shopping ou uma boate !!! Sério mesmo poq que aki em Jundiaí SP ! Só Jesus na causa , estamos igual Rio de Janeiro !!! Precisamos de um lider no Brasil inteiro que imponha respeito , ordem , e moral nesse bando de pastores que hoje em dia estão desandando o povo!!! è cadave comum vc ver nossos pastores denegrindo nossos costumes… Eles estão tão perdidos que hoje é noral vemos homens e mulheres semi nus nas igrejas!!!
    Esses lideres das ADs são tão fracos . Vivem confusos . a AD perdeua moral. E a Deus é amor ? e congregação??? AD relaxouuuuuuuuuuu e o esfriamento entrou sabe quem são os culpados ? ESSEs bando de otários que acham que a igrejas são deles.. que libera tudo… haaa sem contar que são um bando de paga pauls das denominacoes Neopentecostais . pq não vão pra lá??

  128. concordo de daniel berg estava guiado pelo espirito de DEUS QUEM SOMOS NOS PRA REPROVAR

  129. Precisamos ler (e meditar) mais nas Sagradas Escrituras, sem se esquecer, obviamente, DO CONTEXTO !

    Por uma questão de ética, não devo dizer o que penso sobre “tais” usos e costumes, mas TENHO CERTEZA que muitas as crentes que usam CALÇA COMPRIDA “também” IRÃO PRO CÉU, assim como muitas que usam SAIA CUMPRIDA irão PRO INFERNO.

    Julgamento ?

    Não !

    Apenas uma observação SEM UM PONTO DE VISTA FORMALISTA !

    Paz para todos: Assembleianos, Batistas, Presbiterianos, etc.

  130. Usar calça, batom, brinco não é pecado Jesus quert é o coração.
    De que adianta ter uma saia lá no pé e ter uma lingua grande?

  131. A CGADB Podia dar um jeito de limpar o nome primeiro no SPC, SERASA, etc..Para depois exigir tanto dos membros das igrejas Ass. de Deus.

  132. NEM TODAS AS ASSEMBLEIAS DE DEUS APOIAM E PRATICAM A IMPOSIÇÃO DE USOS E COSTUMES…

    SOU DE UMA GRANDE ASSEMBLEIA DE DEUS, VINCULADA À CGADB E QUE NÃO ADOTA COSTUMES!!!

  133. Shalom!
    Afinal de contas, Daniel Berg estava ou não guiado pelo espirito santo quando iniciou a obra de YHVH “D’us” em 1910???
    Na visão de Daniel Berg, qual seria a aparência e postura do crente pela guia do espirito santo?
    Esse afrouxamento na doutrina agrada a D’us ou aos fieis da Ass.Deus?
    É realmente justo um pastor ganhar um salário minimo no interior e nos grandes centros chegar a “C$ 15.000,00″
    Quanto ganhava seu fundador Daniel Berg ???
    Adriano,
    Imbituba-SC ansadriano@hotmail.com

  134. A Graça e a Paz do Senhor Jesus a todos!
    Enquanto ficamos discutindo se os usos e costumes estão dentro ou fora da Palavra de Deus, muitos estão:
    Matando, roubando, prostituindo, tendo famílias destruídas, usando drogas, bebidas alcóolicas, enfim, tendo suas vidas destruídas e caminhando para o inferno.
    Eu sempre digo que as AD foram as igrejas que mais evangelizaram nas praças, nas ruas, nos becos, porém, pararam, por quê? Onde está aquele povo barulhento? Que incomodava quem passava por perto? Porém, muitos ouviam e se convertiam com todo aquele barulho maravilhoso que transformava vidas, mesmo tendo muitos que criticavam.
    Não sou da Assembléia de Deus, sou Presbiteriana, em termos de denominação, sou de uma igreja completamente diferente da AD.A Presbiteriana trabalha profundamente com o estudo detalhado de toda a Bíblia.
    A Presbiteriana do Brasil, é uma igreja muito silenciosa em seus cultos, no entando, também cresceu.
    O que quero comparar é que: a conversão vem pelo ouvir da Palavra de Deus e diante disso, tem que haver quem pregue. E a conversão é pela atuação do Espírito Santo na vida da pessoa. Na Palavra de Deus nunca menciona que a Salvação depende de usos e costumes, mas sim daquele que Crer em Jesus Cristo como único Salvador de sua vida.
    A partir do momento que aceitamos o Senhor Jesus nas nossas vidas, seremos novas criaturas e obviamente, saberemos o que usa ou não usar, o que fazer ou não fazer em prol de testemunharmos a nova criatura que somos.
    Então queridos, Deus age de formas diferentes em igrejas diferentes, o que mais me entristece com relação às igrejas é o deixar de pregar a Salvação, o Jesus que salva, cura e liberta. Mas hoje vemos uma pregação de crescimento financeiro, aquisição de casas, carros, sendo que na verdade nada disso levaremos para a Glória.
    Então, peço em nome de Jesus que mesmo que permaneçam usos e costumes nas Igrejas, vamos voltar a pregar nas ruas, praças, becos, escolas, nas casas porque por causa das divisões e das disputas entre igrejas, observem o quanto cresceu o número de destruição de famílias, de vidas, de crianças, adolescentes, jovens… Mas, vamos pregar a verdade, aquela que Jesus mandou divulgar: que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida e quem crer nEle tem a vida eterna e enquanto viver aqui na terra, tem sua vida, seus pensamentos, sua forma de vestir e viver completamente transformados.
    Fiquem na Paz do Senhor e que façamos o Ide de Jesus. O mundo está sendo destruído pelo maligno.

  135. Sou batista, crente de berço e meus familiares são de igrejas pentecostais…e conhecendo a fundo os argumentos doutrinários vossos… acho simplismente humano e nada teológico as atribuições das doutrinas – usos e costumes apresentados por este grupo evangélico….
    A teologia não é tão simples quanto parece… não adianta sairmos isolando textos da bíblia para justificar costumes arcaicos e humanos, típicos das décadas de quando foi disseminado o evangelho no país. Irmãos Assembleianos é importante que vocês entendam que os costumes que vocês seguem são muito mais sociais (sociedade assembleiana) do que realmente divinos. Na época em que chegaram os primeiros missionários assembleianos aqui no Brasil as mulheres, era costume da sociedade, tanto crentes como católicas usarem saia. O terno que vocês usam com tanto orgulho faça sol ou faça chuva é da cultura inglesa – roupa do homem ocidental. Se vocês conhecessem um pouco de história saberiam que no oriente homens e mulheres trajavam-se de tunicas, diferenciando-se as mulheres pelo uso de lenços cobrindo a cabeça e parte do rosto.

    É preciso diferenciar doutrina bíblica de costumes humanos. Doutrina bíblica são princípios bíblicos. Costumes são normas humanas. A doutrina é bíblica, é de origem divina, é universal, é permanente, promove a edificação e expressa o espírito de liberdade que temos em Cristo. O costume é de origem humana, é local, é mutável de acordo com as gerações, em nada contribuí para a nossa salvação e expressa a tendência humana para o legalismo religioso.

    A Bíblia está repleta de citações onde aparecem homens e mulheres tementes a Deus usando jóias e adornos. Rebeca usava pulseiras (Gênesis 24.22,53), José usava colares (Gênesis 41.42), Sulamita usava colares, enfeites, pinturas, vestidos perfumados e perfumes (Cantares 1.10,11; 4.11,14), Ester usava óleos e perfumes especiais (Ester 2.12). Se o uso de jóias e adornos fosse vaidade ou pecado Deus não permitiria que estas pessoas nos fossem apresentadas como modelo para as nossas vidas. O próprio Deus chegou a permitir o uso de jóias e adornos na construção do tabernáculo e dos utensílios sagrados (Êxodo 35.20,21).

    Alegar que a Bíblia condena o uso de adornos pelo fato de Jezabel, uma rainha ímpia se adornar (II Reis 9.30) é o mesmo que dizer que Deus condena o uso de roupas de linho pelo fato dos Faraós do Egito, uma dinastia de reis ímpios se trajar com roupas deste mesmo tecido tão apreciado pelas prostitutas dos dias de Salomão (Provérbios 7.16).

    Atrelar santidade simplesmente ao não uso de jóias e adornos é reduzir o cristianismo a uma religião legalista e conceituar a salvação a partir da observação de normas e costumes culturais de uma denominação, é ver virtude em andar para trás.
    Os textos bíblicos que tratam de jóias e adornos nunca são proibitivos, apenas informativos ou normativos.

    O que uma mulher crente deve ter cuidado é de não transferir para os adornos os valores que ressaltam a beleza exterior em detrimento da beleza interior, ou seja, a ênfase de uma jovem temente a Deus não deve estar em chamar a atenção para si, mas para Deus através das boas obras, um trajar modesto, decoroso, respeitoso, equilibrado, sem exageros e que expresse os valores morais e espirituais de sua fé em Cristo Jesus.

    “O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.” I Pedro 3.3,4

    “Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” I Timóteo 2.9,10

    Nos tempos bíblicos, o noivo e a noiva se adornavam para a festa de casamento. Em preparação, a noiva se enfeitava com a roupa mais fina e o melhor das coisas ornamentais que ela possuía, a fim de se apresentar perante o noivo. (Sal 45:13, 14; Is 61:10) Yehowah fala a Jerusalém, descrevendo-a figuradamente como uma jovem a quem enfeitou com roupas e jóias excelentes e caras, mas que usou infielmente sua beleza e seu adorno, como prostituta. (Ez 16:10-19) Oséias, profeta de Yehowah, condenou Israel por se adornar com a finalidade errada de atrair amantes apaixonados e de praticar a adoração falsa. (Os 2:13) Por meio de seus profetas, Yehowah predisse uma restauração de Israel, quando sairia do cativeiro babilônico e se adornaria novamente para expressar sua alegria e exultação. — Is 52:1; Je 31:4.

    Com este comportamento farisáico adotado pelos líderes da igreja os novos crentes tornam-se sepulcros caiados, cumpridores de regras…. e julgadores dos outros…. mas outras coisinhas mais tem passado com vistas grossas nas assembleias de Deus, como por exemplo na minha cidade Umuarama -PR tem um pastor separado da mulher e casado com outra ( não é caso de adultério) pastoreando a igreja….ue irmãos onde fica a palavra de Deus… vocês estão tão preocupados com as roupas e maquiagens das mulheres que esquecem de zelar pelo que realmente está claro e definido nas Sagradas Escrituras… “ Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se parte de sua mulher ” (I Coríntios 7.10-11).

  136. Sou batista, crente de berço e meus familiares são de igrejas pentecostais…e conhecendo a fundo os argumentos doutrinários vossos… acho simplismente humano e nada teológico as atribuições das doutrinas – usos e costumes apresentados por este grupo evangélico….
    A teologia não é tão simples quanto parece… não adianta sairmos isolando textos da bíblia para justificar costumes arcaicos e humanos, típicos das décadas de quando foi disseminado o evangelho no país. Irmãos Assembleianos é importante que vocês entendam que os costumes que vocês seguem são muito mais sociais (sociedade assembleiana) do que realmente divinos. Na época em que chegaram os primeiros missionários assembleianos aqui no Brasil as mulheres, era costume da sociedade, tanto crentes como católicas usarem saia. O terno que vocês usam com tanto orgulho faça sol ou faça chuva é da cultura inglesa – roupa do homem ocidental. Se vocês conhecessem um pouco de história saberiam que no oriente homens e mulheres trajavam-se de tunicas, diferenciando-se as mulheres pelo uso de lenços cobrindo a cabeça e parte do rosto.

    É preciso diferenciar doutrina bíblica de costumes humanos. Doutrina bíblica são princípios bíblicos. Costumes são normas humanas. A doutrina é bíblica, é de origem divina, é universal, é permanente, promove a edificação e expressa o espírito de liberdade que temos em Cristo. O costume é de origem humana, é local, é mutável de acordo com as gerações, em nada contribuí para a nossa salvação e expressa a tendência humana para o legalismo religioso.

    A Bíblia está repleta de citações onde aparecem homens e mulheres tementes a Deus usando jóias e adornos. Rebeca usava pulseiras (Gênesis 24.22,53), José usava colares (Gênesis 41.42), Sulamita usava colares, enfeites, pinturas, vestidos perfumados e perfumes (Cantares 1.10,11; 4.11,14), Ester usava óleos e perfumes especiais (Ester 2.12). Se o uso de jóias e adornos fosse vaidade ou pecado Deus não permitiria que estas pessoas nos fossem apresentadas como modelo para as nossas vidas. O próprio Deus chegou a permitir o uso de jóias e adornos na construção do tabernáculo e dos utensílios sagrados (Êxodo 35.20,21).

    Alegar que a Bíblia condena o uso de adornos pelo fato de Jezabel, uma rainha ímpia se adornar (II Reis 9.30) é o mesmo que dizer que Deus condena o uso de roupas de linho pelo fato dos Faraós do Egito, uma dinastia de reis ímpios se trajar com roupas deste mesmo tecido tão apreciado pelas prostitutas dos dias de Salomão (Provérbios 7.16).

    Atrelar santidade simplesmente ao não uso de jóias e adornos é reduzir o cristianismo a uma religião legalista e conceituar a salvação a partir da observação de normas e costumes culturais de uma denominação, é ver virtude em andar para trás.
    Os textos bíblicos que tratam de jóias e adornos nunca são proibitivos, apenas informativos ou normativos.

    O que uma mulher crente deve ter cuidado é de não transferir para os adornos os valores que ressaltam a beleza exterior em detrimento da beleza interior, ou seja, a ênfase de uma jovem temente a Deus não deve estar em chamar a atenção para si, mas para Deus através das boas obras, um trajar modesto, decoroso, respeitoso, equilibrado, sem exageros e que expresse os valores morais e espirituais de sua fé em Cristo Jesus.

    “O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.” I Pedro 3.3,4

    “Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” I Timóteo 2.9,10

    Nos tempos bíblicos, o noivo e a noiva se adornavam para a festa de casamento. Em preparação, a noiva se enfeitava com a roupa mais fina e o melhor das coisas ornamentais que ela possuía, a fim de se apresentar perante o noivo. (Sal 45:13, 14; Is 61:10) Yehowah fala a Jerusalém, descrevendo-a figuradamente como uma jovem a quem enfeitou com roupas e jóias excelentes e caras, mas que usou infielmente sua beleza e seu adorno, como prostituta. (Ez 16:10-19) Oséias, profeta de Yehowah, condenou Israel por se adornar com a finalidade errada de atrair amantes apaixonados e de praticar a adoração falsa. (Os 2:13) Por meio de seus profetas, Yehowah predisse uma restauração de Israel, quando sairia do cativeiro babilônico e se adornaria novamente para expressar sua alegria e exultação. — Is 52:1; Je 31:4.

    Com este comportamento farisáico adotado pelos líderes da igreja os novos crentes tornam-se sepulcros caiados, cumpridores de regras…. e julgadores dos outros…. mas outras coisinhas mais tem passado com vistas grossas nas assembleias de Deus, como por exemplo na minha cidade Umuarama -PR tem um pastor separado da mulher e casado com outra ( não é caso de adultério) pastoreando a igreja….ue irmãos onde fica a palavra de Deus… vocês estão tão preocupados com as roupas e maquiagens das mulheres que esquecem de zelar pelo que realmente está claro e definido nas Sagradas Escrituras… “ Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se parte de sua mulher ” (I Coríntios 7.10-11).

  137. Oi querido
    A Paz de Cristo
    meu nome é Graziella e, só gostaria de confessar (mesmo) que sinto grande tristeza em constatar que esta denominação, mesmo após tantos anos, não consegue se afastar de tanto engano. Fui criada nesta denominação e felizmente consegui me libertar…cresci determinando quem iria e quem não iria p o céu (assim como sempre fizeram meus parentes). Infelizmente o restante de minha família não saiu. Carreguei muita culpa pq não conseguia entender GRAÇA de Deus. Julgamento e acepção de pessoas sempre fizeram parte do bate papo em família. Mais uma vez, tristeza grande.
    Minha bandeira é Cristo.
    Eu sou de Cristo e SÓ dele…de nenhuma denominação nem de qualquer resolução humana. Minha resolução é o Espírito Santo transmormando a minha mente.
    A Paz
    Grazi

  138. Que dizer entâo dos costumes adotados pela AD que compartilham das coisas do mundo, tais como o uso de terno e gravata. ( Será que eles sabem sobre a origem e o por que da gravata e terno (perg.)). E por que se empenham em comemorações, dentro dos cultos de adoração a Deus, do dia das mães, pais e etc.Não são costumes pagãos copiados. E tomando tempo da adoração , o q é pior. Seriam esses bons costumes (perg.)

  139. A paz do Senhor, eu gostaria mesmo é de fazer uma pergunta. quando se refere a traje masculino, existem calças para homem e calças para mulheres e agora? a assembleiana pode usar calça?

  140. Por que será que não tocaram no quesito pregação? perderam uma grande oportunidade de falar sobre pontos realmente doutrinários como teologia da prosperidade, que não se fala ai mas que na pratica acontece na maioria; Falar sobre mentira em nome de Deus pela simples mudança na voz para dar a impressão de celestial; politicagem e desrespeito para com os dízimos da lavadeira de roupas, do vendedor ambulante e até mesmo do engraxate que leva na maior inocência pensando que está fazendo a obra de Deus quando na verdade está alimentando a politicagem nos bastidores pelos fabricantes de milagres, curandeiros e exploradores da fé.

    Deixo fora aqui homens de Deus como Geremias Couto e outros de caráter ilibado ( não os citarei por estar com muito sono agora) que não trocam sua missão pelo estatus quo.

  141. Queridos irmãos, quando existe uma Aliança devemos observar os termos e promessas que são descritos. O mesmo acontece no que diz respeito a Aliança entre Deus e o homem. A Nova Aliança nos traz termos e promessas que estão descritos nas Sagradas Escrituras. Se estão escritas, não há argumento algum que a derrube, pois a Palavra de Deus é a autoridade maior – João 17.17″Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” Se nossos usos e costumes, seja da denominação que for, digo com muito respeito e amor, mas também com muita responsabilidade diante de Deus, se afastam dos usos e costumes que a Palavra de Deus afirma se aproximando do que o mundo defende, que poderíamos então pensar? A Bíblia diz:” Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” – 1 João 02.15
    Lembremo-nos do que o Mestre Jesus nos afirma em suas palavras: João.12.47 “Se alguém ouve as minhas palavras, e não lhes obedece, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48 Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia. “

  142. a paz do senhor a todos…

    a bilbia nos diz que se não amamos ao nosso irmão vemos e dizemos que amamos a Deus que não vemos … somos mentiros… como podemos amar a deus que nunca vimos se odiamos o irmao que esta ao nosso lado?

    aí fica a minha pergunta… aos que contestam a obra maravilhosa que é a doutrina biblica na qual se baseiam os usos e costumes das assembleias de deus..

    se não somos capazes de obedecer os pastores a quem vemos…. como pois diremos que obedecemos somente a deus se nunca vimos?

    antes de fazer os comentarios leiam as referencias nas quais se baseiam os costumes …de 1 a 8… e verão que tudo isso é bíblia pura e nada mais que isso.

    essa revolta meus queridos contra a doutrina santa dos bons costumes não é de se espantar… a bíblia descreve tudo isso quando diz: que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará… na versão traduzida direto do grego diz que o amor de quase todos se esfriara…

    se alguem desejar falar mais sobre a palavra de deus me add

    MSN: fagnernascimento_2@hotmail.com

    OBS: falar do amor de deus e jamais discutir religião.
    a paz do senhor.

  143. Olha amados, é chegada a hora nos envolvermos mais com compromisso de pregar a Palavra de Deus.O inimigo usa estratégias diversas p parar e dividir o povo d Deus,pq ele sabe q um reino dividido não pode subsistir. Chega de buscar os proprios intresses: JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

  144. ai Deus!!!doutrina de homens deste jeito só quem vai para o céu é a igreja assembleia de deus do Brasil…….

    e o os irmãos:
    – bastista
    -presbiterianos
    -da missão
    e os outros
    e de outros paises:
    africa(com suas tradições)
    e os homens da escocia que só usam saias(tradição)

    e agora?????

    muitas pessoas hoje não aguenta nem olhar para uma igreja por causa desse questão tomaram um certo tédio por quando iam ao culto só era doutrina e a palavra que exorta,alimenta a alma KD?

  145. Quer dizer então que só pq eu uso: calça comprida, cabelo curto e piercing eu vou “arder no marmore do inferno”, sinceramente é tanta hipocresia que não dá nem para acreditar! Eu sou evangélica, mas não me converti e entrei para a igreja pra me dizerem com que roupa devo me vestir ou como deve ser o corte do meu cabelo, eu me tornei cristã para ouvir e pregar as boas novas do Senhor!
    Essas doutrinas que foram criadas por homens só efriam nossos corações, deturpando o que realmente Cristo nos ensinou!!!

  146. Totalmente racional e didática todas as sua observações(refutações?),sr.Aldo Corrêa!!!
    Ao obedecermos essas “cartilhas”,teremos sempre a aprovação do “homem do púlpito”,em detrimento do que nos recomenda/orienta as Escrituras de que,importa agradar à Deus,e não ao homem ………

  147. Irmãos a Paz do Senhor.

    Eu glorifico a Deus, por parte dos líderes da Assembléia de Deus, que luta na preservação de um dos mandamentos de cristo, em guardar as tradições e ensinar ao povo a serem submissos, preservando a sã doutrina da palavra de Deus pois o nosso Deus não muda, e nós temos que obedecer a ele, e não a nova ordem mundial, Deus abençoe a todo a Igreja na face da terra… Jesus está voltando meus irmãos obedeça a palavra, a Paz do Senhor.

  148. A bíblia diz: “Espírito, alma e corpo, plenamente conservados irrepreensíveis até a vinda do Senhor Jesus.” (I Ts 5:23). devemos ser separados do mundo’..n julgamos outras igrejas’… mais nos devemos preservar aquilo que nos foi ensinado… tudo isso é para o bom andamento da obra de Deus…

  149. Não critico nenhuma denominação evangélica, devido os usos e costumes, pois procuro olhar para o amor que foi manifesto através da pessoa de Cristo. Só tenho uma opinião acerca de certas doutrinas, e é que, elas tem feito muitas pessoas se tornarem farisaicas, trazendo com isso acepção de pessoas, e falta de amor pelo próximo. Você que tem a sua doutrina, merece ser respeitado, mas quando você não respeita a opinião do seu irmão, achando que é o dono da razão, tome cuidado pois muitos se surpreenderão naquele dia. Carregue a sua doutrina, mas leve com ela o amor e o respeito pelas diferenças, pois só um é digno de julgar, e é aquele JESUS que está para voltar, e vai determinar quem vai para glória e qual dos crentes das assembléias, batistas, presbiteriánas, e outras queimarão no fogo eterno. NEM TODOS QUE ME DIZ SENHOR, SENHOR HERDARÁ O REINO DO CÉU.

  150. TENHO ME PERDOEM ATÉ NOJO DESTE ASSUNTO ,
    NO MEU ENTENDER SÓ VEM ATRAPALHAR AS NOVAS CONVERTIDAS PERMANECEREM NAS ADS
    PORQUE DIGA-SE DE PASSAGEM QUE É UM LEGALISMO APENAS PARA NÓS MULHERES.
    ESPERO QUE OS LEGALISTAS ACORDEM A TEMPO E PAREM COM ESTAS BOBAGENS DE USOS E COSTUMES.
    SE NEM JESUS IMPOS ISTO PORQUE QUEREM AJUDAR A DEUS? OU MELHOR ATRAPALHAR.
    DEPOIS OS LEGALISTAS CRITICAM OS CATÓLICOS E SUAS TRADIÇOES, DIZENDO QUE NÃO É BIBLICO.
    TEM DÓ , E ONDE USOS E COSTUMES É BIBLICO?
    NÃO PASSA DE TRADIÇAO EVANGELICA TAMBEM
    ACORDA IRMÃOS
    DEIXEM AS ALMAS SEREM SALVAS, DEIXEM AS IRMÃS EM PAZ PELO AMOR
    DEUS.
    JESUS DEVE SE ENTRISTECER COM OS LEGALISTAS ASSIM COMO SE ENTRISTECE COM OS DOGMAS CATÓLICOS.
    É A MESMA MISERIA
    DÁ NOJO VER PEESSOAS AINDA DEFENDENDO ESTAS COISAS
    E AS ALMAS PERECENDO.

  151. Graça e paz seja com todos,

    Fico observando alguns irmão que gostam de defender um ponto de vista muito otimista acerca de assunto complexos, principalmente quando se trata de uso e costumes da Assembleias de Deus, penso o seguinte que cada um vai para a igreja que quizer, se eu estou na Assembleia e por que gosto da maneira que é conduzida. Se estou na Batista, Presbiteriana ou outras e porque eu gosto da maneira de cada uma, algumas pessoas tem uma preocupação muito grande com coisas que dizem respeito a alguns ministerios.
    Olha a nossa preocupação deve ser pregar o evangelho do Senhor e anunciar as virtudes do Senhor e a sua Salvação.
    Precisamos combater as seitas Hereticas e não uma ao outro por causa de usos e costumes.
    A doutrina não muda, pois e divina os custumes são regras estabelecidas para melhor condução da igreja.

  152. COMO PODEMOS DAR CREDITO A UMA IGREJA QUE ONTEM DIZIA QUE ERA PECADO E HOJE DIZ QUE NAO E MAIS…
    ISSO NA REALIDADE E APOSTASIA…ABANDONO DE PRIMEIRA FE…
    MAS A REALIDADE E QUE AS IGREJAS EM NOME DA MODERNIDADE ESTÃO SE CORROMPENDO…E ABANDONANDO SEUS BONS COSTUMES…QUE PARA QUEM ESTA NA CARNE OS CHAMA DE LEGALISMO…TODO MUNDO SABE QUE A IGREJA A CADA DIA SE IGUALA MAIS E MAIS COM O MUNDO…ESTAMOS PASSANDO DO LEGALISMO A LIBERTINAGEM CRISTÃ…MAS A BIBLIA NAO MUDO E AINDA EXIGE SANTIDADE…

  153. Graça e Paz Arthur Campos !

    1 – Combatemos o bom combate, mas não aceitamos ficar calados diante da heresias.

    2 – Ler a Bíblia Sagrada e citar versículos isolados NÃO É SUFICIENTE argumento para abordar certa temática. É preciso maior senso de responsabilidade ao lhe dar com as Sagradas Escrituras, sobretudo, em razão do CONTEXTO.

    3 – Quanto a questão dos colares, brincos e pulseiras, etc.: O que o Senhor buscou concertar com tal postura àquelas mulheres era o orgulho que elas tinham em querer ser o centro das atenções naquele lugar e Deus as castigou por isso. É importante lembrar que a LEI (Velho Testamento) era o requisito máximo para se demonstrar obediência a Deus. NÓS VIVEMOS SOB A GRAÇA DA SALVAÇÃO POR JESUS CRISTO, e não mais pela lei, que foi abolida, portanto, uma mulher que usa tais apetrechos, mas tem todos os comportamentos cristãos compatíveis com as Sagradas Escrituras SERÁ SALVA do mesmo jeito.

    4 – Certas imposições (REGRAS, LEGALISMOS, FORMALISMO, etc.) não edificam em Cristo Jesus. NÃO SE ESQUEÇAM: A Salvação vem pela Graça e não pelo cumprimento da lei. A Santificação consiste em OBEDECER A DEUS por amor a Jesus Cristo de Nazaré …

    5 – Meu irmão ! IMPOR certas regras dentro das igrejas sem a orientação do ESPÍRITO SANTO DE DEUS é um PERIGO (a verdadeira conversão consiste em NASCER DE NOVO, mas, infelizmente, até “cristãos” mais velhos, ainda não descobriram realmente tal nascimento – OREMOS POR TODOS.

    6 – Muitos cometem erros bem parecidos com os quais a IGREJA CATÓLICA cometeu há mais de 1.000 anos e AINDA continua errando da mesma forma. Todos nós precisamos evoluir espiritualmente, mas enquanto perdurar a SÍNDROME DE GABRIELA (… eu nasci assim, eu cresci assim e vou ser sempre assim, …) o crescimento espiritual ficará bastante RETARDADO pela própria pessoa intransigente ou que obedece as “ORDENS” dos homens “institucionalizados” contrárias à Palavra do Senhor.

    7 – Ora ! Se entendermos que a salvação vem pelos usos e costumes, então A MORTE DE JESUS NA CRUZ não serviu pra nada ! Isso é tão clara quanto água cristalina.

    8 – Não estou dizendo que qualquer roupa pode ser usada. NÃO ! desde que não demonstre EXAGERO, INTIMIDADES, SENSUALIDADE, ÓDIO, etc.

    9 – A passagem de I Tim. 9 e 10 que você citou, diz claramente “que as mulheres sejam sensatas e usem roupas DECENTES e SIMPLES”. Precisa explicar que roupa decente e simples não querem dizer que tenham que ser saia e cabelos compridos (aliás, cabelo comprido dá um trabalho muito grande) !? Depois menciona que o “enfeite” verdadeiro deve ser as boas obras, mas, em nenhum momento menciona que “outros enfeites” (penteados não complicados – apetrechos que não sejam de ouro – roupas baratas) tenham que ser SUBSTITUÍDOS !

    10 – TERNO E GRAVATA é uma roupa “SIMPLES” ? …

    11 – ABSURDO é quando certas igrejas proferem HERESIAS como verdades bíblicas e os “coitados” dos membros acreditam porque temem a LIDERANÇA. Meu irmão ! “Calça não é vestimenta típica de homem”. Talvez há várias dezenas de anos atrás tenha sido por vontade do homem, mas, HOJE, não é mais e, além do mais, A BÍBLIA NÃO FALA NADA A RESPEITO.

    12 – Meu prezado irmão mirim ! Você leu as posições contrárias ao LEGALISMO que postei neste blog ??? Se não, precisas ler ! São uma bênção de esclarecimento, afinal de contas: A VERDADE VOS LIBERTARÁ !!!

    13 – JÁ FUI PERSEGUIDO por obedecer a Deus, em vez dos homens: Como membro das Assembléias de Deus (Ministério Caruaru – PE) fui impedido de tornar-me obreiro porque me opus a usar terno e gravata o tempo todo e o Senhor Deus já tinha me revelado várias vezes que fui escolhido para o Ministério de PREGAR A PALAVRA (etc.), como HOJE está se consumando noutras igrejas. Então pergunto: O que fizeram comigo, à luz da Bíblia Sagrada, FOI CERTO ??? CLARO QUE NÃO !!! Muitas vezes, até os homens de Deus, se deixam levar pelo FORMALISMO e, assim, a A OBRA DO SENHOR É PREJUDICADA.

    Que o nosso Deus Altíssimo tenha misericórdia das Igrejas Heréticas e as corrija debaixo de VARA, pois o verdadeiro Pai corrige o filho que ama, mas o filho precisa aceitar a correção, SE QUIZER SER SALVO !!!

    Amém

  154. Caros irmãos, a paz do senhor a todos. sou o único evangélico da minha casa, tenho 12 anos e me converti a Assembléia de Deus, graças ao senhor. Sobre os costumes, tão questionados e ridicularizados, quero mostrar alguns versículos que falam sobre isso. A minha Bíblia tem a linguagem atualizada e ó que quero mostrar está situado em Isaías 3.16-26 que diz: “O senhor Deus disse: “vejam como as mulheres de Jerusalém são vaidosas! Andam com o nariz para cima, dão olharesa trevidos e caminham com passos curtos, fazendo barulho com os enfeites dos tornozelos. Por isso, eu o Senhor, Vou castigá-las: raparei a sua cabeça e as deixarei carecas” Naquele dia O senhor tirará das mulheres todos os seu enfeites: os que elas usam nos tornozelos e na cabeça, OS COLARES, OS BRINCOS E AS PULSEIRAS. Tirará os véus, os véus, os chapéus e os enfeites para os braços e os cintos e faixas. ..” Bem irmãos, o texto prossegue, leiam depois. Pode-se observar que neste texto, Deus diz que irá retirar os BRINCOS, que tantas igrejas questionam pela Assembléia não permirtir. Esses são os enfeites, mas sobre as calças? Em 1 Timóteo fala-se o seguinte, nos versículos 9 E 10: “Quero também que as mulheres sejam sensatas e usem roupas DECENTES e SIMPLES. Que elas se enfeitem, mas não com PENTEADOS COMPLICADOS, EM COM JÓIAS DE OURO, NEM COM ROUPAS CARAS! QUE SE ENFEITEM DE BOAS AÇÕES , COMO DEVEM FAZER AS MULHERES QUE DIZEM OBEDECER A DEUS.”
    Não como questionar que as saias pedidas por nós da AD, são decentes e simples. Jóias não são recomendadas, muito menos roupas muito expostas (muito coladas e decotadas), pois as mulheres devem se preservar, principalmente as que se dizem servas de Deus. A mulher também não deve fazer penteados complicados, o corte modifica a estrutura original, sendo então uma forma de cortar diferente. Inclusive, me falaram, não achei nenhum versículo comrpovando, que o uso de saias faz parte da lei antiga, então é um costume utilizado na época mais rígida da bíblia, então, é algo bom.

    Bom, é isso. Espero ter ajudado vocês de alguma forma. A paz do senhor para todos.
    Glória a Deus!

  155. Se doutrina bíblica gera bons costumes, porque o SENHOR JESUS não ensinou sobre o assunto??Ex: usos de pintura, vestimentas, cabelo das irmãs quantos metros deve ter?? E qual é a referencia bíblica?? Onde está escrito na Palavra de DEUS, que a mulher deve usar saia?? Podemos desligar da comunhão com DEUS, um membro que não ” cumpre” o legalismo religioso atual?? E mais, porque o que não podia antes pode hoje?? E as pessoas que morreram desviadas pelo simples fato de ter uma televisão, sendo que a ” A D ” tem hoje programas de tv ?? Se para o cristão ser SALVO OU SANTO precisa submeter-se ao JUGO LEGALISTA segue-se que CRISTO morreu debalde! Em outras palavras O SACRIFÍCIO DE CRISTO NÃO FOI SUFICIENTE PARA NOS SALVAR!!!

  156. A paz do Senhor Irmaos!
    Estou de pleno acordo com o estatuto acima.
    Acho que a Igreja Assembleia de Deus deve se manter no seus principios,idependente de qualquer coisas.
    Infelizmente estamos vivendo a época de Moisés quando teve a infelicidade de ter ao seu lado homens como: Corá,Datâ e Abirão que provocaram a divisao do povo de Deus se desculpando para voltar ao egito.
    Hoje temos pastores de renomes de altos cargos na igreja e até conveçoes que poderiam ensinar e mostrar a santidade de Deus ao povo, mas fazem ao contrario amando o presente século e ainda dizem que foi Deus que mandou.
    Meu depoimento é este: Pastores,lideres e membros da Assembleia de Deus que se dizem serem contra os bons costumes, estes são relachados,descompromissados com Deus e sua igreja.
    E podem muitos descordarem comigo,mas minha opiniao biblica é esta, e me respansabilizo por tadas palavras que empreguei aqui confirmando que são e sao RELACHADOS e querem ser crentes sem cruz, vá para o mundo de uma vez.

  157. a paz do senhor queridos irmaos e leitores amigos li

    todo este estatuto e nao vejo acontecer a maioria deles aqui em curitiba
    a realidade e uma so a maioria das assemblias de deus perdeu a referencia
    eu nao consigo saber o que identifica um assembleiano de um mundano
    nas veste no pudor no carater em tudo esta muito dificil

  158. Sou apenas uma pessoa que quer servir “apaixonadamente” a Deus e que não aceita VELHOS e INÍQUOS COSTUMES conflitantes com a Bíblia, etc.)

    Senhores membros, congregados, pastores, simpatizantes (etc.) de USOS e COSTUMES nas Igrejas Evangélicas brasileiras !!!

    Uma boa tarde a todos e que a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês !

    Num paíz gigantesco e quente como é o Brasil, torna-se impraticável o uso de roupas quentes, tanto por homens quanto por mulheres, ao argumento de que a Igreja determina que se use “isso” ou “aquilo”, uma vez fazer parte de suas “normas”.

    COMENTANDO O PRESENTE ARTIGO:

    “Quando afirmamos que temos as nossas tradições, não estamos com isso dizendo que os nossos usos e costumes tenham a mesma autoridade da Palavra de Deus, …” (www.cgadb.com.br)

    Se não tem a mesma autoridade do que a Palavra de Deus (e jamais teria), então, porque a imposição de que os pastores, diáconos, bresbíteros terem que usar paletó e gravatá e, às mulheres, se absterem de usar calça (que não é símbolo de masculinidade) e alguns apetrechos típicos da classe feminina e que não violam a Palavra de Deus ???

    “… mas que são bons costumes que devem ser respeitados por questão de identidade de nossa igreja”. (www.cgadb.com.br)

    Toda prática que respeita a Bíblia é um bom costume, não importa qual a roupa que se esteja usando, desde que não seja SENSUAL e que, pelas suas características, chame a “atenção” (um evangélico, p. Ex., no “pingo do meio dia” e com um sol escaldante na cabeça, andando de paletó e gravata, chama a atenção, NEGATIVA e DEMASIADAMENTE).

    A “IDENTIDADE DE QUALQUER IGREJA” deveria está relacionada com a FÉ em Deus, por Cristo Jesus, como redentor da raça humana (ou, então, sobre os aliserces do Cristianismo), conforme narrado na Bíblia Sagrada, e não, com “esteriótipos”, criados apenas para identificar uma classe de pessoas, sob o pretexto de merecerem estarem destacados porque devem estar “separados” do mundo (separação significa a renúncia ao pecado, e não, estarem “marcados” por conta das roupas, p. Ex.).

    “… e acima de tudo, nossos costumes sãos saudáveis”. (www.cgadb.com.br)

    Será que realmente é saudável IMPEDIR um cristão de usar isso ou aquilo, mesmo sabendo que não contraria os princípios bíblicos ?

    “… sem dúvida alguma ele nos levará até ao fim”. (www.cgadb.com.br)

    Acredito que a Assembléia de Deus é um projeto de Deus para o Brasil, mas isso não significa a PERFEIÇÃO ou que devemos aceitar “normas insensatas” (usos e costumes supérfulos: paletó e gravata; cabelo grande para as mulheres; saia em vez de calça feminina, etc., etc., etc.) sejam agradáveis a Deus !

    Digo isso porque não é ensinamento bíblico tal prática !

    Tal legalismo subsiste até hoje em dia apenas porque “copiaram” os costumes dos norte-americanos (naquela época), cujo país de origem era (e ainda é) frio e, por isso, paletó e gravata, p. ex., era CONVENIENTE ao clima, época, moda, etc.

    “E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus”, Lv 20.26. (www.cgadb.com.br)

    SEPARAÇÃO não significa “apenas” vestir-se diferentemente quanto a estética estilísitica, assim como é praticado INCONSCIENTEMENTE nas igrejas evangélicas.

    SEPARAÇÃO significa não adotar o mesmo padrão do mundo pecador e que esteja relacionado diretamente com o pecado.

    SEPARAÇÃO não significa EXCLUIR-SE dos outros, e sim, dos pecados.

    “– A 22ª Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, reunida na cidade de Santo André, Estado de São Paulo, reafirma o seu ponto de vista no tocante aos sadios princípios estabelecidos como doutrina na Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – e conservados como costumes desde o início desta Obra no Brasil. Imbuída sempre dos mais altos propósitos, ela, a Convenção Geral, deliberou pela votação unânime e dos delegados das igrejas da mesma fé e ordem, em nosso país, que as mesmas igrejas se abstenham do seguinte:
    1. Uso de cabelos crescidos, pelos membros do sexo masculino;
    2. Uso de traje masculino, por parte dos membros ou congregados, do sexo feminino;
    3. Uso de pinturas nos olhos, unhas e outros órgãos da face;
    4. Corte de cabelos, por parte das irmãs (membros ou congregados);
    5. Sobrancelhas alteradas;
    6. Uso de mini-saias e outras roupas contrárias ao bom testemunho da vida cristã;
    7. Uso de aparelho de televisão – convindo abster-se, tendo em vista a má qualidade da maioria dos seus programas; abstenção essa que justifica, inclusive, por conduzir a eventuais problemas de saúde; e
    8. Uso de bebidas alcoólicas”.
    (www.cgadb.com.br)

    Repita-se: Não é saudável a “imposição” de que se vista “isso” ou “aquilo” a pretexto de só assim ser um cristão obediente à Palavra de Deus.

    Dar continuidade a um costume de se vestir “isso” ou “aquilo” porque assim começou a “obra” significa dizer que toda a igreja deveria se vestir como se vestiam os Apóstolos, quando começou o Cristianismo ??? Ou seja, vestindo-se com túnicas ???

    Esse seria o raciocínio mais COERENTE !

    É por isso que as “coisas” dos homens são tão falhas. Só a vontade Deus deve prevalecer !

    1. (comentário): Como eram os cabelos dos apóstolos ?
    2. (comentário): Calça é traje masculino ? É ÓBVIO QUE NÃO ! Analise os modelos das calças femininas !
    3. (comentário): A maquiagem, pelo menos para uma cristã temente a Deus e que não se submete a tais imposições inconsequentes, serve para que a mulher se sinta mais bonita, saudável, etc. Devemos condenar uma mulher porque ela, moderadamente, QUER SE SENTIR MELHOR ???
    4. Cabelo cuto para algumas mulheres é feio sim, mas é uma mera questão estética. Não acho conveniente que uma mulher faça um corte masculino no cabelo, bem como deixá-lo EXCESSIVAMENTE curto, no entanto, uma mulher com cabelo não tão comprido não comete nenhuma heresia contra Deus e ou contra a Igreja !!!
    5. Algumas sobrancelhas femininas, se não forem alteradas, parecerão com sobranselhas masculinas ! E aí !?
    6. Realmente ! uma roupa sadia não mostra sensualidade, mas, isso não quer dizer que se tenha que fugir da elegância.
    7. Assistir TV é pecado ?! QUE ABSURDO ! No entanto, precisamos assistir apenas o que nos educa e no que nos fará crescer como filhos de Deus.
    8. O vinho foi usado nas bodas de Canaã. E aí ?! Entendo que o pecado se relaciona com as práticas perniciosas que circundam o álcool (vício; exagero; farras; etc.).

    “Relações essas que devem ser mantidas com prudência e sabedoria, a fim de que não ocorram possíveis desvios das normas doutrinárias esposadas e defendidas pelas Assembléias de Deus no Brasil”. (www.cgadb.com.br)

    Devemos evitar os DESVIOS da Palavra de Deus, e não, porque foi a Assembléia de Deus no Brasil que assim o determinou !!!

    “À luz da Bíblia, doutrina é o ensino bíblico normativo terminante, final, derivado das Sagradas Escrituras, como regra de fé e prática de vida, para a Igreja, para seus membros, vista na Bíblia como expressão prática na vida do crente, e isso inclui as práticas, usos e costumes.
    Elas são santas, divinas, universais e imutáveis”. (www.cgadb.com.br)

    SANTA – Apenas se não contrariar a Palavra de Deus.
    DIVINA – Se for ordem de Deus.
    UNIVERSAL – Aceita por todos (o que não é o caso).
    IMULTÁVEL – A únca coisa que é imutável no universo é a palavra de Deus, e não, as “normas” estabelecidas por simples pecadores, ainda que sejam os líderes de determinada religião.

    “Conjunto de princípios de um sistema religioso, políticos ou filosóficos. Rudimentos da fé cristã. Método, disciplina, instrução, ensino” (Dicionário Ilustrado Novo Brasil, ed. 1979).

    Pelo Amor de Deus ! Não estamos falando de um falho SISTEMA RELIGIOSO, e sim, da Palavra de Deus, que não prevê tal comportamento de impor usos e costumes criados pelo homem para o “bom” crente.

    Foi justamente por situações como está que LUTERO rompeu com a Igreja Católica, a qual se achou no direito de editar normas com força de Bíblia.

    “Os costumes visto pela ótica cristã, são linhas recomendáveis de comportamento. Estão ligados ao bom testemunho do crente perante o mundo. Estão colocados no contexto temporal, não estão comprometidos diretamente com a salvação”. (www.cgadb.com.br)

    Se são linhas recomendáveis, portanto, NÃO OBRIGATÓRIAS, porque não se permite aos Pastores, Presbíteros, Diáconos, etc. pregarem (ou realizarem seus ofícios nas igrejas, etc.), p. ex., sem paletó e gravata ???????????????

    Se não está ligada com a salvação, PORQUE A IMPOSIÇÃO ?????

    ISSO É PURA INCOERÊNCIA COM A PALAVRA DE DEUS e pura HIPOCRESIA !

    “Precisamos ter consciência de que os nossos costumes não impedem o crescimento da Igreja”. (www.cgadb.com.br)

    Esta afirmação está muito equivocada, pois conheço muitas pessoas que SAÍRAM das Assembléias de Deus em todo o país porque não aceitaram mais esta prática RETRÓGRADA e nem por isso deixaram de serem usados pelo Senhor dos Exércitos e, hoje, SÃO UMA BÊNÇÃO NAS MÃOS DE JESUS CRISTO.

    Também tenho o conhecimento de que MUITOS não adentram ou permanecem nas Assembléias de Deus por conta desta prática inconsequente !

    Será que se tal prática fosse realmente repensada, desde que, com muita responsabilidade e respeito, flexibilizando-a, num teria muito mais pessoas dentro (e fora com os trabalhos missionários evangelísticos, etc.) das Igrejas Assembléia de Deus ????!!!!!

    Acredito que sim !

    “O objetivo de conquistar as elites da sociedade em detrimento de nossos costumes e tradições não é bom negócio”. (www.cgadb.com.br)

    Esta frase é PARADOXAL com as origens do próprio Senhor Jesus, que, pela sua humildade, etc., deveria trajar roupas simples.

    Paletó e gravata é símbolo de ELITE SOCIAL no Brasil, uma vez que tal vestimenta exige ambientes formais.

    A pregação do Evangelho não almeja qualquer formalismo. Muito pelo contrário: é necessário ser como Jesus (simples, obediente, sereno, libertador, etc.).

    “… devemos aperfeiçoar as nossas estratégias de evangelismo e não mudar arbitrariamente os nossos costumes, pois isso choca a maioria dos crentes. Criar novos métodos para alcançar os pecadores, isso sim, para que o nosso crescimento possa continuar”. (www.cgadb.com.br)

    Uma das estratégias de evangelismo deveria ser JUSTAMENTE o de flexibilizar essa questão de usos e costumes, desde que obedecendo a Bíblia, para o fim de cativar a juventude, p. ex., que tem um jeito especial de ser e vestir.

    Não sou a favor de uma mudança arbitrária, mas o DIÁLOGO e a ABERTURA devem ser construídos antes da reformulação, desde que haja uma efetiva CONSCIENTIZAÇÃO, pois Jesus veio nos libertar.

    Chega de opressão religiosa !

    Pode até não está assim nos Estatutos, mas é prática perniciosa de milhares e milhares de Pastores, a IMPOSIÇÃO !!!

    “O crescimento da igreja, à luz da Bíblia, é conseqüência de evangelismo, discipulado e oração; e o avivamento, fruto de jejum, oração e de arrependimento, e não resultado de usos, costumes e tradição”. (www.cgadb.com.br)

    Se o crescimento não é fruto de USOS, COSTUMES e TRADIÇÃO, então porque mantê-los da forma como é aplicada pelos Pastores Evangélicos em todo o país e, até no, no exterior, pelo menos relativo ao que estamos debatendo aqui (paletó e gravata; cabelos compridos e saias longas para as mulheres, etc.) ????

    As Igrejas Evangélicas que adotam tais arcaicos sistemas precisam ser mais OBJETIVAS na pregação do Evangelho;

    “Em tudo que é extra bíblico é anti-bíblico”. (www.cgadb.com.br)

    Impor usar “isso” ou “aquilo” é EXTRA BÍBLICO ! E aí ?

    “Devemos, sim, preservar os nossos costumes”. (www.cgadb.com.br)
    Só devemos preservar aquilo que é bom !

    A prática aqui denunciada não é boa, logo, não deveria ser cumprida ao PÉ DA LETRA, principalmente, porque é CRIAÇÃO DO HOMEM.

    ”A salvação é um ato da graça de Deus pela fé em Jesus. A Bíblia ensina que somos salvos pela fé em Jesus (Rm 3.28; Gl 2.16; Ef 2.8-10; Tt 3.5). Todos os crentes são salvos porque um dia ouviram alguém falar de Jesus e creram nessa mensagem. Ninguém fez nada, absolutamente, para ser salvo, a não ser a fé em Jesus. Como conseqüência da salvação temos o fruto do Espírito (Gl 5.22)”. (www.cgadb.com.br)

    Obviamente, isso quer dizer que manter usos, costumes e tradição contrárias a palavra de Deus não tem nada haver com a salvação, não é verdade !?

    “Cristianismo é religião de liberdade no Espírito e não um conjunto de regras e de ritos. Acrescentar algo mais que a fé em Jesus como condição para salvação é heresia e desvio da fé cristã (Gl 5.1-4)”. (www.cgadb.com.br)

    Essa colocação é contraditória com as próprias “normas” que impõem usar “isso” ou “aquilo” para ser um bom crente.

    Milhares (ou, até, milhões) acham que se não estiverem vestidos de acordo com o que mandam os pastores, Ministérios e CGADB, p. ex., ESTARÃO EM PECADO e, por isso, poderão não serem salvos.

    “Não existe instituição sem normas, nós temos as nossas”. (www.cgadb.com.br)

    Instituição ???

    A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo não é uma instituição humana, que tem as suas regras próprias !!!

    Deus foi que a instituiu e suas regras são bem claras e estão TODAS na Bíblia Sagrada !

    E só !

    Isso não quer dizer que não podemos criar normas no contexto do projeto de Deus, no entanto, tais normas não podem contrariar a palavra Dele, assim como acontece com esse tal de USOS e COSTUMES (paletó e gravata; cabelo grande, etc.).

    “Quando os gentios de Antioquia se converteram à fé cristã a igreja de Jerusalém enviou Barnabé para discipular aqueles novos crentes (At 11.20-22). Ele Entendia que os costumes só devem ser mantidos quando necessários, pois ensinar costumes, culturas e tradições como condição para salvação, é heresia e caracteriza seita. Barnabé sabia que a tradição judaica era mais uma forma de manter a identidade nacional e que isso em nada implicaria na salvação desses novos crentes, portanto, não seria necessário observar o ritual da lei de Moisés (At 15.19, 20).

    Os judeus não eram mais crentes do que os gentios por causa dos seus costumes e nem consideravam os gentios menos crentes do que eles”. (www.cgadb.com.br)

    Ora ! qual a necessidade de se manter, COMO OBRIGATÓRIOS, ressalte-se de passagem, certos costumes que contrariam o bom senso cristão ???

    “Diante disso, aprendemos que nenhum pastor deve persuadir o crente para deixar de observar os costumes da igreja”. (www.cgadb.com.br)

    Essa afirmação da CGADB não é respeitada por grande parte dos Pastores de todo o Brasil, pois já escutei muito relatos de que TODOS impõe tais regras de conduta vestimental e aparência (paletó e gravata; às mulheres, não cortar o cabelo, não usar calça feminina, etc.).

    Quanta incoerência, heim !

    “Proibições sem a devida fundamentação, principalmente bíblica, é fanatismo”. (www.cgadb.com.br)

    Pois é ! Então porque manter tais normas, pelo menos, as que são absurdas, como as que aqui denunciamos ??

    “Deus quer a Assembléia de Deus como ela é, na sua maioria”. (www.cgadb.com.br)

    Deus quer Sua Igreja como Ele permitiu ser escrito na Bíblia. E só !!!

    O contrário é mera falácia !

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s